terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Globo de Ouro 2008 - Greve dos roteiristas e atores força o cancelamento da premiação


O mundo inteiro está divulgando hoje a decisão da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood: a cerimônia do Globo de Ouro 2008 está definitivamente cancelada. Pelo menos da forma que nos acostumamos a ver todos os anos: porque neste domingo, dia 13, como havia sido programado, os ganhadores nas 25 categorias do Globo de Ouro serão anunciados. Só que durante uma simples coletiva de imprensa no mesmo Beverly Hilton Hotel, com previsão de duração de uma hora, e sem nenhum glamour, sem tapete vermelho, sem traje de gala, sem champanhe e muito menos sem a participação de astros e estrelas.

É triste, mas é isso que vai acontecer. E essa foi a única alternativa que sobrou para a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood diante da greve promovida primeiro pelo sindicato dos roteiristas, que teve início há dois meses, e que acabou tendo agora a adesão do sindicato dos atores.

George Clooney, por exemplo, que concorre esse ano como melhor ator pelo filme "Conduta de Risco", disse que é filiado a seis sindicatos e prometeu que não irá de forma alguma ultrapassar a linha dos piquetes de nenhum deles. Além de Clooney, vários nomes de peso em Hollywood já haviam aderido à greve prometendo não se apresentar à festa da premiação do Globo de Ouro: John Travolta, Tom Hanks, Daniel Day-Lewis, Keira knightley, Cate Blanchett e Johnny Deep entre os 70 nomes indicados este ano (de cinema e televisão).

Apesar de toda a delicadeza diante da mídia do presidente do Globo de Ouro, Jorge Camara, ele está muito mais do que apenas "decepcionado". Ele está totalmente enfurecido e por alguns motivos.Camara considera que usar uma premiação como Globo de Ouro para fortalecer as negociações entre sindicatos e estúdios não tem absolutamente nada a ver. Porque no máximo o que se consegue é prejudicar o evento, causando um prejuízo enorme a uma associação sem fins lucrativos, sem nenhuma ligação com os milionários estúdios. Mas os prêmios serão dados de qualquer forma. Só que sem ninguém lá para receber.

fonte: e-pipoca