O 37º Festival de Roterdã, que ocorre entre o próximo dia 23 e 3 de fevereiro, selecionou seis longas-metragens brasileiros para suas mostras paralelas. Um é inédito por aqui: "Fim da Linha" (foto), longa de estréia de Gustavo Steinberg, co-roteirista de
"Cronicamente Inviável".
"Estômago", de Marcos Jorge; "Ainda Orangotangos", de Gustavo Spolidoro; e "Deserto Feliz", de Paulo Caldas, embora ainda não tenham estreado no Brasil, já são conhecidos do público de festivais como a Mostra de São Paulo e o Festival do Rio em que "Estômago" levou os prêmios de melhor filme pelo júri popular, diretor, ator (João Miguel) e o prêmio especial do júri.
Completam a lista dois filmes que já cumpriram suas carreiras nos cinemas nacionais: "Mutum", de Sandra Kogut, e "A Casa de Alice", de Chico Teixeira. Todos eles concorrem a um prêmio de 10 mil euros (R$ 26 mil). "Fim da Linha" já foi premiado em Roterdã, com um incentivo para o desenvolvimento do roteiro e outro para a pós-produção.
Apesar da expressiva participação brasileira os seis longas nacionais foram anunciados numa lista de 22 filmes, não há nenhum título do país entre os sete que disputam o prêmio principal, o Tigre. A representação latinoamericana na principal mostra competitiva ficou por conta de um argentino ("Cordero de Dios", de Lucía Cedron) e um chileno ("El Cielo, La Tierra y la Lluvia", de José Luis Torres Leiva).
No ano passado, "Baixio das Bestas", de Cláudio Assis, não apenas competiu, como levou um troféu, com a justificativa do reconhecimento à sua "crueza, energia, força visual e por nos fazer lembrar a falta de opções dos que nascem em ambientes isolados e devastados, sem nunca nos deixar esquecer o enorme poder dos elementos da natureza".
Com o título de "The Famous and the Dead" (o célebre e o defunto), o projeto de longa de Esmir Filho (dos curtas "Alguma Coisa Assim" e "Saliva") está entre os 25 projetos que participam do Mercado de Co-produção de Berlim (10/2 a 12/2). É a produtora Dezenove (de Sara Silveira, Maria Ionescu e Carlos Reinchenbach) que tentará encontrar na Alemanha parceiros que invistam no projeto.
fonte: uol cinema