quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Arábia Saudita abre suas portas para o cinema


A Arábia Saudita criou seu primeiro festival de cinema, o que supõe uma revolução, já que durante nas últimas três décadas foi proibida a projeção de filmes no seu território. O festival, que ainda não tem nome, está sendo organizado pelo Clube Literário Damman e pela Sociedade Saudita para a Arte e a Cultura, ambos subvencionados pelo o governo.

Só se sabe que o evento começará em 20 de maio e mostrará curtas-metragens e documentárioss gravados nos países próximos ao Golfo Pérsico. Um prêmio, denominado como “A Palma”, será entregue ao melhor trabalho. O Clube foi uma das poucas instituições que, ao longo destes últimos anos, teve permissão de projetar filmes.

Em outubro de 2005 foram feitas as primeiras projeções públicas em mais de vinte anos, quando foram apresentados desenhos animados em um hotel de Riad para uma audiência composta somente por mulheres e crianças.

Com uma população de 27 milhões e meio de pessoas, o riquíssimo pais é, potencialmente, um dos maiores mercados sem explorar a indústria cinematográfica, ainda que seus costumes estritos fazem supor que poucos filmes ocidentais poderão superar a censura.

fonte: cinema com rapadura