
Autoridades sanitárias do estado de Nova York lançaram na última terça-feira, 19, uma campanha com o propósito de impor restrições ao acesso de menores de idade a filmes que mostrem os atores fumando.
Jornais como o Wall Street Journal e The New York Times estão veiculando anúncios assinados por Richard Daines, comissário de saúde do estado de Nova York. Os anúncios ocupam páginas inteiras e são dirigidos à indústria cinematográfica.
A campanha defende que a qualificação "R", relativa a filmes impróprios para menores de 18 anos, seja estabelecida para filmes que contenham referências ao tabaco. Citações negativas ao fumo ainda seriam permitidas, desde que mostrem o risco que ele causa à saúde de forma "clara e sem ambigüidades". Imagens de arquivo que contenham personagens históricos fumando também seriam exceções.
Daines explica que "A exposição ao tabaco nos filmes é o fator de influência mais poderoso sobre as crianças hoje em dia, e é responsável pela metade dos novos fumantes adolescentes".
fonte: cinema com rapadura