
A atriz americana Hilary Swank será premiada nesta quarta-feira com a Câmara de Ouro da revista alemã de televisão Hörzu na categoria de melhor atriz estrangeira.
Os prêmios, que serão entregues na presença de estrelas de Hollywood no festival de Berlim, que começa na quinta-feira, reconhecerão também as carreiras do ator americano Robert de Niro e a cantora australiana Kylie Minogue pelo conjunto da obra e por seu "fulminante retorno aos palcos", respectivamente.
A organização destacou que Swank, ganhadora de dois Oscars, "encarna o sonho americano", pois após passar a infância em um trailer, recebeu dois prêmios da academia de Hollywood antes de completar 30 anos.
Swank, segundo os organizadores, já "não precisa provar nada no meio artístico" e louvaram sua predileção por personagens com "caráter".
Hilary Swank despontou no drama social Meninos não Choram (1999) com o qual recebeu o primeiro Oscar. Seu papel de boxeadora incansável em Menina de Ouro (2005), de Clint Eastwood, rendeu-lhe a segunda estatueta e a consagração como atriz.
Os organizadores louvaram a versatilidade de Swank para passar do drama ao "cinema de pipocas" como o filme Escritores da Liberdade e o romântico P.S. Eu Te Amo, na qual interpreta uma viúva que tenta superar a morte do marido e descobre que ele deixou dez cartas para ajudá-la a superar a perda.
As Câmaras de Ouro premiarão também a meteórica carreira do grupo de pop alemão Tokio Hotel, que encanta adolescentes de toda a europa, na categoria música nacional.
fonte: EFE / terra cinema