
O célebre diretor de cinema italiano Nanni Moretti, 54 anos, considerado o maior representante do cinema intelectual e político de seu país, escandalizou a Itália ao interpretar uma polêmica cena de sexo em seu novo filme, que participará em fevereiro do Festival de Cinema de Berlim.
O cineasta conhecido pela refinada ironia e o sarcasmo com que aborda as angústias de sua geração, aceitou protagonizar como ator junto com a atriz italiana Isabella Ferrari, o filme "Caos Calmo" de Antonello Grimaldi, que estréia em 8 de fevereiro na Itália.
A cena, de quatro minutos, na qual o cineasta mostra um ato de sodomia, foi julgada pela própria Isabella Ferrari "uma das mais difíceis de sua carreira".
"Acontece na vida e pode acontecer no cinema", admitiu Moretti, numa entrevista à televisão.
"Não nego que tenha me marcado. Não é por nada que não quis vê-la", confessou a atriz à revista Vanity Fair.
"Quando chegou o momento de gravar, ficamos os dois sozinhos com o cinegrafista. Fizemos uma prova técnica e depois filmamos com realismo, uma seqüência só, sem parar, por quatro minutos", relatou Ferrari.
O filme, que foi elogiado pela crítica italiana, não deve ser censurado pelas autoridades, que se pronunciarão sobre o caso na quarta-feira próxima.
O filme de Grimaldi, baseado no romance homônimo do escritor italiano Sandro Veronesi, participará em 13 de fevereiro no Berlinale.fonte: AFP / terra cinema