
O Festival Internacional de Cinema de Moscou, que este ano completa três décadas de existência, foi inaugurado solenemente hoje com a presença do cineasta russo Nikita Mikhalkov. O diretor preside o festival desde 2000.
O evento acontece no cinema Pushkin, e entre os convidados mais aguardados estão Will Smith e Charlize Theron, que vão ao festival para acompanhar a estréia mundial de "Hancock" (2008), filme do diretor Peter Berg estrelado pela dupla.
Na chefia do júri do festival está a atriz sueca Liv Ullman, e é esperada a presença do diretor japonês Takeshi Kitano, que vai receber um prêmio pelo conjunto da obra.
A programação do festival inclui a exibição de mais de 200 filmes, na sua maioria produções russas. O cinema russo está conhecendo um grande momento de expansão, com o renascimento do histórico estúdio Mosfilm, conhecido como a Hollywood moscovita. Estará representando a Itália o filme "Days and clouds" (2007), do diretor Silvio Soldini.
O Festival de Cinema de Moscou, o segundo mais antigo do mundo. Seu prêmio máximo é uma estatueta reproduzindo São Jorge, lançando o dragão, símbolo da cidade de Moscou.
fonte: uol cinema