
Famoso pelo roteiro de Sedução (Belle Epoque), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Rafael Azcona morre aos 81 anos, informou o jornal El País.
A causa da morte foi um câncer de pulmão que o afligia a algum tempo de acordo com o que disse sua mulher para a agência EFE.
De grande importância para o cinema espanhol, Azcona nasceu na cidade de Logroño no ano de 1926. Sua parceria com diretor Luis Garcia Berlanga era muito prestigiada e com ele, o roteirista criou os filmes O Verdugo, Plácido e La Vaquilla. Seus roteiros mais famosos são os de Sedução (dirigido por Fernando Trueba), Ai, Carmela (de Carlos Saura) e a A Língua das Mariposas (de José Luis Cuerda).
Entre os vários prêmios ganhos pelo roteirista, destacam-se 5 prêmios Goya, o Prêmio Nacional de Cinematografia (1982), a Medalha de Ouro das Belas Artes (1994) e o Goya Honorário, em 1998.
fonte: cineclik
Fue co- guionista con Luis García Berlanga del film "Alla mia cara mamma nel giorno del suo compleanno" de Luciano Salce, 1974, con Paolo Villagio y la bellisima Orchidea de Santis