sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro 21/12

O Amor nos Tempos do Cólera (2007)
Baseado em um romance homônimo escrito por Gabriel García Márquez, o filme gira em torno da paixão de Florentino Ariza por uma menina. Ela, após trocar cartas com Ariza, o rejeita para casar com outro rapaz. Insatisfeito, o sujeito não desiste e passa em torno de 50 anos construindo a sua vida e reputação com o intuito de cortejar a mulher novamente. O livro de García Márquez roda Hollywood há bastante tempo, todavia sua adaptação sempre foi considerada tabu. Este vencedor do prêmio Nobel de Literatura já teve várias de suas obras levadas para os cinemas, entre elas "Crônica de uma Morte Anunciada", "Ninguém Escreve ao Coronel e Erêndira", baseada em "A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira", e sua "Avó Desalmada". No elenco de "O Amor Nos Tempos de Cólera", ainda estão duas brasileiras: a famosa Fernanda Montenegro ("Central do Brasil" e "Casa de Areia") e a modelo Rubria Negrão, que já participou de algumas produções hollywoodianas, como "Procura-se um Amor que Goste de Cachorros". John Leguizamo ("Moulin Rouge - Amor em Vermelho"), Liev Schreiber ("A Profecia"), Javier Bardem ("Mar Adentro"), a italiana Giovanna Mezzogiorno e a colombiana Catalina Sandino Moreno ("Maria Cheia de Graça") também participam do filme. O responsável pela direção é Mike Newell, cujo currículo conta com longas como "O Sorriso de Mona Lisa" e "Harry Potter e o Cálice de Fogo", enquanto o roteiro é de Ronald Harwood, de filmes como "O Pianista" e "Adorável Julia".

A Bússola de Ouro (2007)
Baseado no primeiro livro de uma trilogia escrita por Philip Pulman, "Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada" é uma marcante aventura fantástica que tem seu desenrolar num mundo paralelo onde as almas das pessoas se manifestam como pequenos animais, ursos falantes travam batalhas e as crianças desaparecem misteriosamente. A protagonista da história é a jovem de 12 anos chamada Lyra, uma garota aventureira que parte numa viagem para encontrar e salvar o seu melhor amigo, Roger, e termina numa estimulante jornada para salvar, não somente o seu próprio mundo mágico, como também o nosso. No elenco de "A Bússola de Ouro", está Nicole Kidman (ganhadora do Oscar pelo seu papel em "As Horas", que interpretará a primeira vilã de sua carreira, Sra. Coulter, uma socialite incrivelmente glamourosa e perigosa; Daniel Craig também contracenará com Kidman, vivendo um impiedoso aventureiro e erudito que possui um passado misterioso. A protagonista, por sua vez, é Dakota Blue Richards, uma estreante que participou de um teste na Inglaterra. A garotinha foi escolhida dentre 10.000 jovens entre 10 a 13 anos. Na equipe de atores, também encontram-se outras personalidades conhecidas como Eva Green, a eterna Isabelle de "Os Sonhadores" e par romântico do James Bond em "007 - Cassino Royale" e Sam Elliot, que já atuou em produções como "Hulk", "Fomos Heróis" e "Obrigado Por Fumar". O filme foi roteirizado por Chris Weitz, que teve acesso à trilogia de Pulman em 2000, quando estava realizando o longa "Era Uma Vez Um Rapaz". Weitz disse que se surpreendeu com a imaginação de Pulman e logo sentiu-se atraído pela adaptação. "Fronteiras do Universo: A Bússola Sagrada" é um filme que mistura fantasia com realidade que promete agradar o público em geral.

Os Porralokinhas (2007)
Em uma floresta, uma pequena índia é salva da morte por um amuleto mágico na forma de sapo. O talismã é cobiçado pelo vilão Pierre Caiman. 36 anos depois, um grupo de crianças decide onde irão passar as férias de verão, e escolhem o acampamento Coração da Mata, comandado pelo Tio Maneco e pelo índio Kolu. Lá, eles são surpreendidos por Caiman, que tenta reaver o talismã perdido. Macarrão, um dos meninos é raptado pelo vilão, assim como o próprio Tio Maneco. Então, as crianças cariocas e o pequeno índio, com a ajuda de uma muambeira disfarçada de monitora do acampamento, decidem passar por inúmeras aventuras para resgatar os amigos e impedir que Caiman tenha o poder sobre a milagrosa pedra. "Os Porralokinhas" é uma homenagem do diretor Lui Farias ao ator Flávio Migliaccio. O ator havia criado o personagem do Tio Maneco na década de 70. O primeiro filme do personagem foi As Aventuras com Tio Maneco, dirigido por Flávio em 1971. Lui, na época com 13 anos, participou da produção como o personagem Beto, que reaparece neste filme na pele de Antônio Calloni, pai das crianças.