quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

'Cloverfield' coloca público cara a cara com monstro misterioso


Produzido por J.J. Abrams, criador de 'Lost', terror estréia no Brasil em fevereiro. Filme virou sensação depois do trailer, que mostra imagens de câmera caseira.

O que é “Cloverfield”? Esta é a pergunta que muitos fãs de filmes de terror têm feito nos últimos meses, depois que o trailer do longa-metragem chegou à internet. Os americanos vão poder matar a curiosidade na próxima sexta-feira (18), quando o longa chega aos cinemas de lá.

Com elenco totalmente desconhecido, as imagens dão a impressão de serem um vídeo caseiro encontrado após uma catástrofe, estratégia parecida com a de “A bruxa de Blair”, de 1999.

Mas o filme não tem nada de caseiro. Produzido por J.J. Abrams, criador da série “Lost”, dirigido por Matt Reeves, produtor do seriado “Felicity”, e escrito por Drew Goddard, roteirista de “Alias” e “Lost”, “Cloverfield” é uma espécie de superprodução de baixo orçamento.

A filmagem foi toda feita com pequenas câmeras digitais, o que barateou a produção em dezenas de milhões de dólares, mas os efeitos visuais utilizados prometem inaugurar uma nova era nesse campo.

O trailer começa num apartamento em Nova York, onde está acontecendo uma animada festa de despedida. De repente, a balada é interrompida por um desastre: a cidade está sendo invadida por um monstro de fogo, sim, um monstro de fogo que ninguém sabe direito o que é. Só sabe que ele é gigante e está enfurecido.

Na confusão, o exército ataca, mas o monstro é imune às armas. Os cientistas tentam descobrir de onde ele veio, em vão. O presidente dos Estados Unidos tenta negociar, mas é ignorado. Nada disso detém a criatura mistériosa, afinal, o filme não é sobre o exército, os cientistas nem o presidente americano, é sobre pessoas comuns que, apavoradas, correm pelas ruas aos berros.

A câmera tremida garante um alto grau de realismo e promete fazer o público se sentir na pele dessas pessoas. E, aos poucos, os espectadores conhecem a história de cada um deles, o que torna a catástrofe ainda mais dramática.

Rodado com pouquíssimos cortes, "Cloverfield" parece ser feito sem roteiro, sem edição e sem ensaios, de forma que a platéia até esquece de que está assistindo a um filme. O objetivo é fazer o espectador mergulhar naquela situação, como se ela fosse realidade, e então surpreendê-lo com imagens em que os olhos não podem crer.

O público só vai descobrir o que é "Cloverfield" e quem é o tal monstro a partir do dia 8 de fevereiro, quando a produção estréia no Brasil. Mas, ao que parece, vale a pena esperar.

O site Yahoo! Movies divulgou um novo vídeo clipe do filme “Cloverfield – Montro”. O trecho de vídeo foi batizado de “Uma má idéia”, pois resgatar amigos em uma cidade arruinada por uma criatura desconhecida não é uma tarefa fácil.

fonte: globo.com / cinemacomrapadura