quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Filme francês narra drama de homem tetraplégico


Vencedor do Globo de Ouro 2008 de Melhor Filme Estrangeiro e indicado ao Oscar de Melhor Diretor, o filme francês "O Escafandro e a Borboleta", do cineasta Julian Schnabel, narra o drama de um homem tetraplégico.

Baseado na autobiografia do jornalista Jean-Dominique Bauby, a história mostra um homem que se recusa a aceitar a deficiência física.

Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle, vive intensamente até sofrer de um locked-in syndrome, uma doença rara, que o deixou lúcido, mas paralisado por completo, só podendo respirar e comer por meios artificiais e mover o olho esquerdo.

Bauby aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos com o olhar. Resolve então ditar suas memórias por meio de tais movimentos.

O drama recebeu diversos prêmios e indicações internacionais, além do Globo de Ouro e Oscar. Foi indicado a quatro categorias do Independent Spirit Awards e ganhou os prêmios de Melhor Diretor e o Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes.

Inicialmente Johnny Depp seria o intérprete de Jean-Dominique Bauby, mas ele teve que deixar o projeto devido à agenda de filmagens de Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (2007).

No Brasil, o filme foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.

fonte: terra cinema