
Pedro Almodóvar fará um filme sobre a vida do poeta Marcos Ana. O cineasta espanhol adquiriu os direitos da biografia do poeta, nas quais este narra sua saída da prisão após 23 anos entre as grades durante a ditadura franquista.
O cineasta se sentiu atraído há quatro meses pela história relatada em "Decidme cómo es un árbol" (editora Umbriel-Tabla Rasa), e após ler notas na imprensa, leu o livro e pediu para reunir-se com Marcos Ana.
"Marcos ficou impressionado pelo fato de Almodóvar saber tudo sobre o livro. Ficou encantado porque o viu interessado. Se deram muito bem", disse à ANSA fontes editoriais.
Almodóvar, que realizará dois filmes antes deste, do qual fechou o contrato dos direitos na semana passada, chegou a dizer ao poeta: "Não sei se estarei à altura do que foi a sua vida".
Marcos Ana, que está estes dias promovendo o livro na Feira de Havana, depois da qual irá à Venezuela, está "muito, muito contente, porque graças ao impacto mundial de Almodóvar, todo mundo conhecerá esta história, que representa muitas outras".
O cineasta, que lendo o livro viu poderiam ser feitas várias produções, começará a obra de forma "muito almodovoriana", narrando a primeira noite de Marcos Ana, com 41 anos, com uma mulher, uma prostituta que foi paga por um companheiro que o levou a um cabaré em uma de suas primeiras noites em liberdade. A partir disso, contará sua vida.
"É uma anedota que Marcos Ana recorda com muito carinho. Seu descobrimento do mundo do sexo. Ele continua com uma visão ingênua das mulheres. Sente um assombro permanente. Está muito agradecido às mulheres porque lhe ensinaram muito", explicam as fontes.
Marcos Ana, que após ser solto esteve na América Latina, onde contou sua vida a Pablo Neruda, entre outros, promoverá seu livro, do qual vendeu dez mil exemplares, na Argentina, possivelmente na Feira do Livro de Buenos Aires em abril, no Chile e Uruguai.
fonte: uol cinema / ANSA