terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Estúdio que filmou O Senhor dos Anéis é processado


A trilogia O Senhor dos Anéis faturou cerca de US$ 6 bilhões desde sua estréia em 2001, mas os herdeiros do escritor J.R.R. Tolkien declaram não ter visto nem a cor desse dinheiro. Nesta segunda-feira (11/2), eles entraram com um processo contra o estúdio New Line que produziu o longa, acusando-o de não ter pago nem um centavo dos lucros obtidos com os filmes.

Os herdeiros de Tolkien e a editora Harper Collins são os mandantes da ação apresentada pelo Tolkien Trust, grupo de caridade com sede na Grã-Bretanha, contra o estúdio hollywoodiano New Line Cinema na Corte Superior de Los Angeles.

A história de O Senhor dos Anéis ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por humanos e por outras raças, como elfos, anões, hobbits e orcs.

Os filmes da trilogia foram dirigidos por Peter Jackson e já ganharam ao todo 17 estatuetas: quatro por O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel; duas por O Senhor dos Anéis: As Duas Torres; e a consagração com 11 prêmios recebidos no Oscar 2004, por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

fonte: cineclik