sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Filme sobre crianças-soldado pode ser baseado em história falsa


O filme alemão Feuerherz, dirigido por Luigi Falorni e que participará da mostra competitiva do Festival de Berlim, se encontra sob suspeita de deturpar a história que reflete e o drama dos crianças-soldado na Eritréia.

Dois eritreus entraram com uma ação na Audiência de Hamburgo (Alemanha) contra a autora do livro homônimo em que o filme é baseado, Senait Mehari, que supostamente conta uma história de cunho autobiográfico.

No livro, Mehari relata sua própria experiência como "menina soldado" em um Exército rebelde na Eritréia. Os dois homens que moveram a ação afirmam, no entanto, que o testemunho da autora é falso, segundo informa a edição online do jornal Die Welt.

A editora Droemer Knaur, responsável pela publicação de Feuerherz, que já vendeu 450 mil exemplares, rejeitou essa acusação e afirmou que se trata de uma campanha de assédio contra a autora.

O tema das crianças-soldado é um dos pontos altos do Festival de Berlim, que começará no próximo dia 7.

Seu diretor, Dieter Kosslick, deu ênfase especial à questão, por considerá-la uma das temáticas mais urgentes da atualidade.

A polêmica em torno do livro e, por extensão, do filme, podem ofuscar sua presença no Festival de Berlim.

A organização do festival, no entanto, optou por minimizar a questão, com o argumento de que o que será apresentado é um filme, e não o livro.

fonte: EFE / terra cinema