sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

"Jogos do Poder" é 'censurado' na Rússia


O filme "Jogos do Poder", com Tom Hanks e Julia Roberts, que narra a luta norte-americana contra a invasão soviética no Afeganistão, não agradou os distribuidores russos, segundo eles "não por motivos políticos, mas por que não parece rentável em nosso mercado".

O jornal Kommersant lembrou que o filme teve um grande sucesso na Ucrânia, onde é atualmente o terceiro mais visto. "Jogos do Poder" recebeu quatro indicações ao Oscar, mas segundo muitos espectadores russos que tiveram a possibilidade de vê-lo no exterior o filme "é um lixo".

"O filme quer sustentar que os monstros soviéticos haviam introduzido suas tropas no Afeganistão por puro sadismo, para massacrar a população, enquanto que os americanos procuravam desesperadamente fundos para construir escolas e hospitais", lê-se em um blog.

"O final improvável com Julia Roberts destruindo a URSS é francamente ridículo", acrescenta outro blog.

Os russos que quiserem mesmo assim conferir o filme terão que vê-lo em DVD, provavelmente pirateado.

Uma censura parecida havia ocorrido apenas com o filme "Borat", onde o comediante britânico Sacha Baron Cohen, no papel de um repórter televisivo do Cazaquistão, havia ferido a honra do país vizinho. Naquele caso, porém, os produtores russos chegaram a colocar à venda DVDs originais do filme.

fonte: uol cinema