quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Morre o cineasta japonês Kon Ichikawa


O cineasta japonês Kon Ichikawa morreu aos 92 anos de idade em conseqüência de uma pneumonia em um hospital de Tóquio, segundo informou a agência local Kiodo. Ichikawa estreou como diretor de cinema em 1948 e deixou várias películas no Japão que lhe confirmaram como um personagem central da cultura japonesa.

Durante sua carreira, o cineasta recebeu 28 prêmios de vários festivais de cinema e 16 candidaturas, dentre os quais o prêmio internacional de crítica do Festival de Cannes pelo documentário "Olimpíadas de Tóquio", em 1965.

Ichikawa desde sempre foi fascinado por espetáculos de marionetes e por desenhos animados. Em 1933, passou a formar parte do departamento de animação de J.O. Studios, em Kyoto. Depois foi ajudante de direção e com o tempo conheceu a esposa, Natto Wada, também roteirista, com quem trabalhou por toda sua vida.

O épico "Harpa da Birmânia", escrito por sua mulher, fez com que Ichikawa ficasse conhecido mundialmente em 1956. Em 1994 e 2001, o governo japonês lhe outorgou com o prêmio de mérito cultural no Festival de Cinema de Montreal, no Canadá, homenageando sua vida. O Festival Internacional de Tóquio lhe entregou o prêmio Akira Kurosawa, em 2006, como tributo a sua carreira cinematográfica, na qual dirigiu 88 filmes e escreveu outros 50.

fonte: cinema com rapadura