terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Todos os Vencedores do Oscar 2008

Onde os Fracos não têm Vez (2007)
4 Oscar - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante
O ator Tommy Lee Jones (de "Homens de Preto") estrela o filme "Onde os Fracos Não Têm Vez" (No Country for Old Men), a mais nova - e sangrenta - produção dos aclamados irmãos Joel e Ethan Coen ("Fargo"). Inspirado no romance do americano Cormac McCarthy, "Onde os Velhos Não têm Vez", o longa se passa no Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chi assassino misterioso que procura 2 milhões de dól de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones). O sombrio suspense policial recebeu ou de melhor filme no Círculo de Críticos de Cinema de Nova York. Os irmãos Joel e Ethan Coen foram premiados por melhor direção e melhorgurh (Javier Bardem, de "Mar Adentro"), um assassino psicótico sem senso roteiro pela história de umares que desapareceram após o fracasso de um negócio com drogas na fronteira entre EUA e México. O espanhol Javier Bardem foi considerado o melhor ator coadjuvante, pelo papel do assassino. Baseado no romance já premiado com o Pulitzer, o longa também foi apontado como melhor filme pelo National Board of Review of Motion Pictures (NBR, ou Conselho Nacional de Crítica de Filmes), cuja premiação deu o pontapé inicial à chamada temporada do Oscar.

O Ultimato Bourne (2007)
3 Oscar - Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som
Em "A Identidade Bourne", filme de 2002, ele tentou descobrir quem era. Em "A Supremacia Bourne", de 2004, ele se vingou do que lhe fizeram. Agora, em "O Ultimato Bourne", ele volta para casa e se lembra de tudo. Bourne é um homem que vive sem país e sem passado após ter sido submetido a um treinamento brutal, do qual não lembra, por pessoas que ele não identifica. Ele se transformou numa sofisticada arma humana — e também o alvo mais difícil da CIA até hoje. Jason Bourne (Matt Damon) é um homem que vive sem país e sem passado após ter sido submetido a um treinamento brutal, ao qual não se lembra, por pessoas que não conhece. Ele é uma sofisticada arma humana, perseguida incessantemente pela agência norte-americana. Após sua última aparição ele decidiu sumir para sempre e esquecer a vida que lhe foi roubada. Entretanto uma matéria em um jornal de Londres, que especula sobre sua existência, faz com que ele torne-se mais uma vez um alvo. O programa Treadstone, que criou Bourne, já não existe mais, mas serviu de base para o programa Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O Blackbriar desenvolve uma geração de novos matadores treinados secretamente pelo governo, que acredita que Bourne é uma ameaça de US$ 30 milhões que deve ser eliminada de uma vez por todas. Já Bourne vê neles uma oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele.

Sangue Negro (2007)
2 Oscar - Melhor Ator e Melhor Fotografia
próprio esforço. Quando Plainview fica sabendo, misteriosamente, da existência de uma pequena cidade no Oeste em que um mar de petróleo está transbordando do solo, ele segue para láUm grandioso épico sobre família, fé, poder e petróleo, "Sangue Negro" se passa na fronteira incendiária da Califórnia na explosão petrolífera da virada do século. A história gira em torno da época e da vida de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que se transforma de um mineiro de minas de prata derrotado e pai solteiro em um magnata do petróleo que venceu pelo com seu filho, H.W. (Dillon Freasier), para tentar a sorte na pequena e empoeirada Little Boston. Nesta cidade difícil, em que a grande diversão é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano), Plainview e H.W. tentam sua jogada da sorte. Mas mesmo quando o poço lhes traz toda a sua fortuna, nada permanecerá igual ("Embriagado de Amor", "Magnólia", "Boogie Nights – Prazer Sem Limites", "Jogada de Risco"). O roteiro de Anderson é, uma vez que a escalada de conflitos e de todos os valores humanos – amor, esperança, comunidade, crença, ambição e até mesmo o elo entre pai e filho – são postos em perigo por causa da corrupção, fraude e do petróleo. "Sangue Negro" é o quinto filme do escritor e diretor Paul Thomas Anderson livremente baseado no clássico romance de 1920, Oil!, de Upton Sinclair.

Piaf - Um Hino ao Amor (2007)
2 Oscar - Melhor Atriz e Melhor Maquiagem
Apesar dos muitos problemas pelos quais passou, a cantora francesa Edith Piaf sempre fez de tudo para que sua arte passasse por cima de tudo e ela chegasse ao auge. De saúd mãe, uma cantora fracassada, e criada pela avó em um bordel. Quando já estava se acostumando com a vida que levava, foi arrastada pelo pai, ue frágil, ela foi abandonada ainda pequena pelam contorcionista, para seguí-lo em exibições de circo. Não demorou muito para que a jovem descobrisse seu talento na música. Depois de crescida e independente de seu pai, Edith segue inconscientemente os passos da mãe, cantando nas ruas em troca de moedas. Porém, sua experiência adquirida nas apresentações com seu pai e nos cabarés que freqüentou permite que sua voz chame a atenção de todos os que a escutam. Não demora a ela começar a consolidar sua carreira, mas não de uma forma fácil. Sempre enfrentando problemas com seus vícios e dramas pessoais, ela não consegue se realizar a não ser na música. Isto não impede que Edith Piaf se torne uma das maiores cantoras de todos os tempos. "Piaf - Um Hino ao Amor" conta a história real da intérprete de canções como La Vie en Rose e Non, Je Ne Regrette Rien. A idéia do filme nasceu quando o diretor Oliver Dahan viu uma foto da juventude de Edith e percebeu que quase ninguém sabia nada sobre essa época de sua vida. Devido à inúmeros problemas como o envolvimento com cafetões ou uma suspeita de assassinato, ela raramente falava sobre antes de se tornar a famosa Edith Piaf. O sobrenome artístico ela recebeu por seu tamanho, apenas 1,42 m. Piaf, em francês, é pardal.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)
1 Oscar - Melhor Direção de Arte
Tim Burton (“Peixe Grande”) é o diretor da saga demoníaca de Benjamin Barker, um homem preso injustamente pelo Juiz Turpin (interpretado por Alan Rickman, “Simplesmen filha. Barker parte para a vingança ao lado da cozinheira Nellie Lovett, “famosa” por suas tortas detestáveis. Barker adota o nome de Sweeney Todd e aproveita sua profissão de barbeiro para colocar em prática seus planos com Lovett, agora sua amante. O casal será interpretado por Johnny Depp (“Em Busca da Terra do Nunca”), em seu sexto trabalho ao lado de Burton, e Helena Bonham Carter (“Clube date Amor”) que, ao ser solto, descobre que sua esposa se suicidou após ser estuprada por Turpin, que também tomou sua Luta”) esposa do diretor e presença freqüente em seus filmes. “Sweeney Todd” foi sucesso na Broadway, com músicas escritas por Stephen Sondheim, autor de letras famosas como as de “West Side Story” e “Into The Woods”. Para a versão cinematográfica talento musical é necessário. Johnny Depp já fez parte de uma banda quando ainda lutava para se estabelecer como ator, Helena Bonham Carter mostrou que tem potencial vocal ao cantar na animação “A Noiva Cadáver” e o comediante Sacha Baron Cohen (“Borat”), que também está no elenco, tem formação em ópera. Para reforçar o clima Broadway, entretanto, a atriz de musicais Laura Michelle Kelly, que atualmente está em cartaz como a elfa Galadriel na versão para os palcos de “O Senhor dos Anéis” em Londres, estará no filme.

Conduta de Risco (2007)
1 Oscar - Melhor Atriz Coadjuvante
Sem o ator George Clooney ("13 Homens e Outro Segredo"), um filme sobre o poder e a malvadeza das multinacionais como "Michael Clayton" "não poderia ser feito". Palavras de Tony Gilroy, que estréia na direção com este filme, depois de ter sido roteirista, entre outros, de "O Advogado do Diabo" e "A Identidade Bourne". Clonney é Michael Clayton, que trabalha num famoso escritório de Nova York junto com outros 600 advogados. Ele só faz o trabalho "sujo" lá dentro. É um tipo de limpador, como gosta de se definir, pronto para "eliminar" os pequenos e grandes casos que podem atingir os ricos clientes do escritório. Ele se ocupa assim da omissão de socorro, de mulheres presas por cleptomania, de difamação. É o melhor nesse tipo de trabalho, tem vício de jogo e uma atividade comercial que não vai muito bem. Clayton tem grande amizade com o brilhante advogado cível do escritório, Arthur Edens, interpretado por Tom Wilkinson, responsável por defender a U/North, uma indústria química que faz produtos para a agricultura apontados como cancerígenos. Quando Arthur, em um momento de crise de consciência, coloca em discussão a causa da U/North que parece quase vencida, Clayton decide enfrentar essa emergência. Mas para ele, que se sente cada vez "mais" afundado por seu trabalho sujo, a crise de Artur terá um efeito dominó com um final surpreendente.

Ratatouille (2007)
1 Oscar - Melhor Filme de Animação
Como já era esperado após a compra da Pixar pela Disney, a casa do Mickey assumiu a distribuição do filme "Ratatouille". A nova posição da Pixar, no entanto, implica que o filme será totalmente produzido por ela, ou seja, todo o investimento sai dos seus cofres. A Disney ficará responsável somente por levar o filme aos cinemas e, posteriormente, lançá-lo em DVD. Brad Bird, o diretor do mega-sucesso "Os Incríveis", é o responsável pela direção do novo projeto para a o Estúdio Pixar Animation. "Ratatouille" é uma deliciosa aventura de animação digital centrada em um ambicioso ratinho francês chamado Remy, que sonha se tornar um grande chef de cozinha. Para realizar seu sonho, Remy leva sua família do interior da França para o coração de Paris. Nessa jornada, acaba chegando por mero acaso logo no restaurante do seu chef predileto, Auguste Gusteau. Quando Remy ajuda a criar a receita de uma sopa única – que conquista críticas elogiosas em capas de revistas e jornais internacionais –, acaba dando início a uma incrível e emocionante corrida de ratos em toda a cidade, o que permite a ele conquistar o impossível e o seu verdadeiro dom. O elenco que dubla os personagens da animação é composto por: Patton Oswalt (da série "The King of Queens") dubla o protagonista, o rato Remy. Brad Garrett, dá voz ao chef Auguste Gusteau. O pai de Remy, Jango, é dublado por Brian Dennehy ("Assalto à 13ª. D.P."). Outras vozes conhecidas são de Janeane Garofalo (da série "The West Wing"), Ian Holm ("O Senhor dos Anéis"), além de Lou Romano e Peter Sohn, que participaram de "Os Incríveis".

Juno (2007)
1 Oscar - Melhor Roteiro Original
Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apio de seus pais, Juno conhece um casal que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu. A joven atriz canadense Ellen Page, que está chamando a atenção de Hollywood, por seu trabalho no filme independente "Juno", onde atua com a atriz Jennifer Garner, comentou que se encantou em atuar neste longa-metragem, embora tenha sofrido um pouco durante as filmagens. "A roupa que tinha de usar, com uma barriga de grávida, era pesada, incômoda e me fazia suar muito na barriga. Acho que emagreci alguns quilos, era demais", comentou. O Festival de Cinema de Roma deu o prêmio Marco Aurélio de melhor filme para "Juno", do diretor canadense Jason Reitman. Bem recebido pela crítica, "Juno" é protagonizado pela atriz canadense Ellen Page e conta a história de uma jovem de 16 anos do estado americano de Minnesota que tem uma gravidez não planejada. Segundo o júri presidido pelo roteirista e cineasta bósnio Danis Tanovic, o longa-metragem foi premiado por apresentar a história "de maneira convincente e com algumas pinceladas de humor".

A Bússola de Ouro (2007)
1 Oscar - Melhor Efeitos Visuais
Baseado no primeiro livro de uma trilogia escrita por Philip Pulman, "Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada" é uma marcante aventura fantástica que tem seu desenrolar n aventureira que parte numa viagem para encontrar e salvar o seu melhor a amigo, Roger, e termina numa estimulante jornada para salvar, não somente o seu próprio mundo mágico, como também o nosso. No elenco de "A Bússola de Ouro", está Nicole Kidman (ganhadora do Oscar pelo seu papel em "As Horas", que interpretará a primeira vilã deum mundo paralelo onde as almas das pessoas se manifestam como pequenos animais, ursos falantes travam batalhas e as crianças desaparecem misteriosamente. A protagonista da história é a jovem de 12 anos chamada Lyra, uma garota sua carreira, Sra. Coulter, uma socialite incrivelmente glamourosa e perigosa; Daniel Craig também contracenará com Kidman, vivendo um impiedoso aventureiro e erudito que possui um passado misterioso. A protagonista, por sua vez, é Dakota Blue Richards, uma estreante que participou de um teste na Inglaterra. A garotinha foi escolhida dentre 10.000 jovens entre 10 a 13 anos. Na equipe de atores, também encontram-se outras personalidades conhecidas como Eva Green, a eterna Isabelle de "Os Sonhadores" e par romântico do James Bond em "007 - Cassino Royale" e Sam Elliot, que já atuou em produções como "Hulk", "Fomos Heróis" e "Obrigado Por Fumar". O filme foi roteirizado por Chris Weitz, que teve acesso à trilogia de Pulman em 2000, quando estava realizando o longa "Era Uma Vez Um Rapaz". Weitz disse que se surpreendeu com a imaginação de Pulman e logo sentiu-se atraído pela adaptação. "Fronteiras do Universo: A Bússola Sagrada" é um filme que mistura fantasia com realidade que promete agradar o público em geral.

Elizabeth: A Era de Ouro (2007)
1 Oscar - Melhor Figurino
A rainha Elizabeth I é mais uma vez apresentada nas telas, mas dessa vez ela reaparece após uma passagem de tempo de cerca de quinze anos após o filme "Elizabeth". Realizado pelos mesmos produtores, esse novo trabalho deve ser centralizado no relacionamento de sua majestade e a rainha da Escócia, Mary, interpretada por Samantha Morton ("O Libertino"); o início da falada guerra contra a Espanha e o confuso e turbulento relacionamento da monarca com Sir Walter Raleigh (Clive Owen, de "Closer - Perto Demais"). Nas palavras do diretor Shekhar Kapur (que também dirigiu Blanchett em "Elizabeth"), o longa-metragem “é sobre a batalha entre sua vida como rainha e sua vida pessoal. Termina na destruição da armada espanhola em larga escala”. As gravações do deste projeto foram iniciadas em junho de 2007 e prometem imagens grandiosas, trazendo ainda o respeitado ator Geoffrey Rush ("Shakespeare Apaixonado") de volta ao papel de Sir Francis inteiramente captada na Inglater Walsingham. A superprodução está sendo ocorreu com a primeira película. Tim Bevan, que assina a produção de filmes bem sucedidos como a franquia "O Diário de Bridget Jones" e "A Intérprete", fecha parceria aqui com Jonathan Cavendish e Eric Fellner ("Orgulho e Preconceito") na direção de produção deste longa-metragem. Dedicando-se a dar continuidade ao primeiro trabalho que narrava a história de uma das rainhas maisra, como controversas da história da Inglaterra, Shekhar Kapur pretende mais uma vez uma estudada versão dessa personalidade.

Desejo e Reparação (2007)
1 Oscar - Melhor Trilha Sonora Original
o namorado acusado injustamente por um crime que não cometeu. A apaixonada Cecilia Tallis (Keira Knightley, da franquiaBaseado no livro homônimo de Ian McEwan, "Atonement" conta o drama de uma jovem que tem "Piratas do Caribe") está extasiada pelo jovem e ético Robbie Turner (James McAvoy, de "As Crônicas de Nárnia"), e tudo vai bem até o dia em que a irmã de Cecília acusa Robbie de tê-la agarrado à força. Em meio a toda esta confusão, ainda acontece uma guerra no país, que deixa tudo e todos ain disparou: "É um filme provocativo com o qual você pode ter uma ótima discussão sobre”. Este longa, que marcou a abertura do Festival de Cinema de Veneza, reúne a bem sucedidas parceria realizada em um outro drama: "Orgulho e Preconceito". Nesse novo filme dirigido por Joe Wright, ele fez questão de trazer parte da sua equipe do sucesso anterior, reunindo no elenco Knightley e Brenda Blethyn, e o produtor Paul Webster (responsável também pela produçda mais desesperados com a situação de calamidade enfrentanda pelos cidadãos ingleses. Sobre o trabalho, Keira Knightleyão "Diários de Motocicleta"). Filmado inteiramente na Inglaterra, esse filme abusa de locações já visitadas anteriormente, como o Surrey e Lincolnshire, prometendo das a essas imagens uma nova visão. O cineasta Joe Wright, vindo da televisão, tem declarada admiração pelos escritores britânicos e diz-se fascinado pela possibilidade de levar essas histórias às telas. Assim como "Atonement" traz uma adaptação, "Orgulho e Preconceito" foi extraído do famoso livro escrito por Jane Austen, um marco da literatura inglesa.

Once (2006)
1 Oscar - Melhor Canção Original
Pelas ruas de Dublin, um imigrante tcheco toca suas composições próprias para arrecadar alguns trocados. Passando um dia por acaso , uma pianista se encanta pelas melodias e entra, sem querer, na vida do estrangeiro. Quando menos percebem os dois estão compondo canções sentimentais juntos, mas encontram algumas dificuldades para dar início a um romance. Ela é casada e ele vem de um relacionamento amoroso frustrado.

The Counterfeiters (2007)
1 Oscar
- Melhor Filme Estrangeiro
"The Counterfeiters", drama austríaco sobre o Holocausto, recebeu o Oscar de melhor filme de língua estrangeira. O longa, dirigido por Stefan Ruzowitzky, é o primeiro da Áustria a ganhar nesta categoria e o segundo a ter uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. "The Counterfeiters" trata de temas que já se saíram bem na história do Oscar: a 2a Guerra Mundial e o Holocausto. O filme mostra campos de concentração de uma perspectiva diferente, baseado em relatos verídicos. Um falsificador e outros prisioneiros são obrigados a trabalhar para os nazistas, fabricando notas de dinheiro falsas. Os alemães querem usar o dinheiro falso para prejudicar as economias dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas os prisioneiros tentam frustrar o plano.

Freeheld (2007)
1 Oscar
- Melhor Documentário Curta-Metragem
“Freeheld”, filme sobre a história dos últimos meses de vida da policial Laurel Hester e da luta que travou para que sua companheira, Stacie Andree, tivesse direito à pensão depois da sua morte. Dirigido por Cynthia Wade, a produção já era considerada uma das favoritas ao prêmio. Para filmar o documentário, Cynthia Wade percorreu caminhos difíceis, quase sempre deparando-se com questões éticas instransponíveis. Ao longo de oito semanas, antes de Laurel falecer em 2006 vítima de um câncer no pulmão, Cynthia coletou diversos depoimentos do casal, sempre tomando cuidado para não tocar em questões muito íntimas, que eventualmente pudessem comprometer o resultado final de seu trabalho. A história de Laurel e Stacie mereceu a atenção da mídia em 2005. Devido a uma falha no sistema de pagamento de pensão de servidores públicos no Estado de Nova Jersey, ficou decidido que apenas casais heterossexuais casados poderiam dividir esse benefício com seus companheiros. Foi aí que a luta de Laurel começou. Todos os momentos que culminaram na vitória do casal frente à legislação do Estado, desde os primeiros julgamentos até a morte de Laurel, são contados em “Freeheld”.

Taxi to The Dark Side (2007)
1 Oscar - Melhor Documentário
Documentário que apresenta a cruel prática de tortura cometida pelos Estados Unidos no Afeganistão, Iraque e Baía de Guantanamo (Cuba). O filme tem como pano de fundo a história de um motorista de táxi afegão que foi preso, torturado e morto em 2002. Habitualmente, quando se envolve em polêmicas sobre trailers e cartazes, a Motion Picture Association of America (MPAA), órgão que classifica os lançamentos de cinema nos EUA, os proíbe por serem violentos ou adultos demais. A controvérsia mais recente se mistura com política. A MPAA proibiu de circular nos cinemas dos EUA um pôster do documentário Taxi to the Dark Side, de Alex Gibney (Eron), sobre práticas de tortura do exército estadunidense no Afeganistão, no Iraque e em Guantânamo. No cartaz, dois oficiais conduzem um preso encapuzado e suas sombras formam as listras da bandeira do país.

Le Mozart des Pickpockets (2006)
1 Oscar -
Melhor Curta-Metragem
Em Paris, os amigos Philippe e Richard são batedores de carteira que vivem de pequenos furtos. Um dia, inesperadamente, se vêem responsáveis por uma criança romena, surda e muda. Primeiro eles querem se ver livres do menino; depois arranjam uma forma de colocá-lo para trabalhar; por fim, mesmo com a barreira da língua, a criança acaba conquistando os dois homens e encontra uma maneira de ajudá-los em seu "trabalho".


Peter & the Wolf (2006)
1 Oscar
- Melhor Animação Curta-Metragem
Co-produção entre Inglaterra e Polônia que recria a clássica história do garoto que, junto com seus amigos, decidem se arriscar para enfrentar um perigoso lobo. Outro título dado à animação é Sergei Prokofiev's Peter & the Wolf, já que é baseado na obra do compositor.