
Nunca gostei de episódio de Lost em que os flashbacks têm uma longa duração, mas MKJ foi uma excepção. E claro que este episódio era indispensável para a compreensão da história e tinha de ser transmitido o quanto antes.
O episódio começa com uma estrondosa revelação de Ben aos do acampamento de Locke: Michael é o espião do cargueiro. Sawyer e companhia reagem mal, como era de esperar, afinal Michael matou duas amigas deles. Hurley deve se ter sentido o pior de todos pois lembrou-se de Libby, o seu amor da segunda temporada. Além disso temos mais uma prova de como Ben é altamente manipulador. Ele é o protagonista de Lost, ele é a chave de muitos mistérios, ele é a melhor personagem de Lost.
Depois temos Sayid usando a sua força em Michael para que este conte tudo sobre a sua chegada ao cargueiro. Mas ainda antes do flashback temos mais uma situação enigmática: mais suicídios no cargueiro. O que será que acontece a estas pessoas que fiquem numa situação de desespero tão grande que os levam a por termo à própria vida?
Enquanto que no cargueiro algo leva a cometer suicídios, fora da ilha algo leva a exatamente o contrário: a impedir suicídios. Esse último acontece com Michael que depois de sair da ilha conta a Walt que matou Ana Lucia e Libby e este não perdoa o pai. Mas também foi um bocado absurdo essa atitude de Michael contar ao filho. O rejeitamento de Walt leva Michael a várias tentativas de suicídio, que nunca acabam na morte. No hospital, depois da primeira tentativa, Michael começa a ter alucinações e vê Libby. Sinceramente, pensei que fosse nesse episódio que soubéssemos o que nos falta conhecer de Libby (sobre o manicómio), mas vendo pelo lado positivo, isso quer dizer que Libby vai ter ainda que voltar mais uma vez, por isso os fãs dela, podem comemorar. Provavelmente será na quinta temporada, num flashback de Hurley.
Com um desenrolar de acontecimentos previsíveis, Michael encontra Tom e este pede-lhe ajuda. Reticente no início, foi preciso que Michael visse na televisão que os destroços do avião e os respectivos 324 corpos dos passageiros foram encontrados. Tendo toda essa idéia da conspiração na cabeça, Michael procura Tom no hotel, onde descobre que este é homossexual, e aceita saber pormenores do pedido de ajuda que Tom lhe pediu anteriormente. Ainda nessa cena temos mais referência a Charles Widmore e da sua envolvência no aparecimento misterioso do avião fictício. Percebos que foi ele quem conseguiu 324 mortos num cemitério na Tailândia, comprou um avião e conseguiu preparar tudo. Depois de vermos em The Constant o dinheiro que ele deu pelo diário de um navio e toda a história do avião e corpos fictícios, não há dúvidas que o pai de Penny é um homem absolutamente poderoso. Um rival à altura de Ben.
Já no cargueiro, Michael recebe uma caixa em que pensa ter uma bomba, mas ao contrário disso, tem uma mensagem que diz que ainda não está na altura dele morrer. Confesso que fiquei de pé atrás com esta cena, mas com a banda sonora e um bocado de suspense criado pelo próprio ator, foi boa de se ver. Também gostei de ouvir outra vez a famosa expressão de Ben “We are the good guys”. E cada vez estou mais convencido disso.
Depois de terminado o flashback, temos uma cena que eu nunca pensei que fosse acontecer tão cedo: Michael a ser desmascarado por Sayid. Claro que Sayid não sabe que está a ser prejudicado pela sua atitude, mas convenhamos que a atitude pouco surpreendida do capitão também foi intrigante. Será que ele já sabia quem era na verdade Kevin Johnson? Afinal de contas, 80% das pessoas do barco mentem sobre algo, dito pelo próprio Miles, no início da viagem. Como Sayid condena todos os que alinham a Ben, sem imaginar que no futuro vai estar trabalhando para ele.
Por último, temos uma cena completamente ao estilo Lost Season 1. Karl, Rousseau e Alex estão a ir, a mando de Ben, para uma nova estação, o Templo até que são atacados por uns atiradores. Desse ataque morre Karl e Rousseau é ferida (sim, eu faço parte daquele grupo em que 99,9% das pessoas não acreditam que Rousseau morreu). Já Alex alega que é filha de Ben, de modo a que, lembrando o que Ben lhe disse antes de partiram, possa sobreviver e contar onde Ben está (é óbvio que ela não fará isso, mas ao menos ganha tempo de vida). Agora a questão é “Quem são os atiradores?” e há duas teorias. Ou os atiradores são pessoas do cargueiro que, como vimos no flashback de Michael, têm experiência em pontaria, treinando fazendo tiro ao prato (além disso, vimos que Lapidus saiu com pessoal do cargueiro de helicóptero rumo à ilha no último episódio antes de MKJ), ou então os atiradores são alguém sobrevivente da Dharma, o que pode explicar o possível regresso de Richard Alpert a Lost (ainda não se sabe se ele pertenceu à Dharma). Outra questão levantada por muitos fãs é “Quem é o responsável pelos mortos e avião fictícios? Ben ou Charles Widmores?”
Está completamente provado que não é preciso Jack, Kate e companhia num episódio para esse ser excelente, e também de que Michael veio dar um novo fôlego à trama.
Confira o trailer do nono episódio da sérieO último episódio produzido antes da greve foi ao ar hoje nos Estados Unidos. Posso dizer que já tive a oportunidade de ver e achei o episódio excelente e diferente dos outros. Não vou adiantar mais nada sobre esse episódio afim de não estragar a surpresa a ninguém.
Como já disse, o último episódio produzido pré-greve foi transmitido hoje e Lost ficou sem inéditos, mas como já foi notíciado à algum tempo, Lost voltará depois de uma pausa de um mês, mais especificamente a 24 de Abril.
Já vem sendo hábito no final de cada episódio ser transmitido um trailer do próximo, e hoje não foi excepção. Pode conferir abaixo o primeiro trailer do nono episódio dessa quarta temporada, intitulado, provisóriamente, Bakir e pensa-se que será centrado em Sayid, porém eu acho essa teoria pouco convincente pois ele já teve um episódio centrado nele nesta temporada.
Pelo que podemos perceber, uma guerra está a começar na ilha e os Oceanic 6 vão ser os protagonistas da história nesse episódio. Aliás, para quem já viu o final do oitavo episódio, percebe porque é que eu digo que uma guerra está a começar...
De lembrar ainda que esta temporada terá apenas 13 episódios em que a sua season finale será transmitida a 22 de Maio.
Confira alguns spoilers de LostAntes da estréia da quarta temporada de Lost, havia um slogan relacionado a nova temporada do show, que dizia: "Defenda a ilha". Em breve, este aviso poderá fazer sentido.
The Reporter, da equipe do blog DarkUfo, mostrou algo impressionante sobre uma gravação realizada em Camp Erdman, local em que são filmadas as cenas na Vila dos Outros.
"Eles gravaram uma cena em que uma das casas da vila estava pegando fogo, e diversos homens com fardas do exército, pinturas de camuflagem no rosto e armados arrasavam as casas."
O informante ainda contou sobre outra gravação: "Pude ver Sawyer, Locke e Hurley no set de filmagem. Eles estavam gravando uma cena em que Sawyer falava com um grupo de crianças", disse.
fonte: isfree.tv