Quatro documentários e quatro filmes de ficção - todos inéditos no circuito comercial - disputarão o troféu Calunga da 12ª edição do Cine PE - Festival do Audiovisual de Pernambuco, que será realizado entre 28 de abril e 4 de maio no Recife. Os finalistas foram selecionados de 77 títulos inscritos, 23 a mais do que na temporada de 2007.
Os trabalhos de ficção são Bodas de Papel (SP), de André Sturm; Nossa Vida Não Cabe Num Opala (SP), de Reinaldo Pinheiro; Ouro Negro (RJ), de Isa Albuquerque; e Simples Mortais (DF), de Mauro Giuntini.
Os quatro documentários da seleção são Brizola: Tempos de Luta (RS), de Tabajara Ruas; Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife (PE), de Leo Falcão; O Retorno (SP), de Rodolfo Nanni; e Olhar de Um Cineasta (SC), de César Cavalcanti.
A competição de curtas-metragens é composta por 31 títulos. Entre eles estão Café com Leite (SP), de Daniel Ribeiro; Décimo Segundo (PE), de Leonardo Lacca; Dreznica (RJ), de Anna Azevedo; Os Filmes Que Não Fiz (MG), de Gilberto Scarpa; Satori Uso (PR), de Rodrigo Grota; Uma (DF), de Nara Niella; e Trópico das Cabras (SP), de Fernando Coimbra.
Por causa do grande número de produções pernambucanas inscritas no festival (11 longas, 17 curtas em 35mm e 31 em vídeo), a organização do evento estuda a possibilidade de criar uma mostra específica para a produção local. O Cine PE é considerado o mais popular festival de cinema do país. Cada projeção no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, atrai cerca de 2,5 mil espectadores.
Mostras em bairros populares
Além das mostras competitivas, o festival promove atividades paralelas, como oficinas técnicas, seminários, lançamentos de livros, exposição, mostra infantil de cinema brasileiro, mostra em bairros populares e mostra de cinema latino.
Estão programadas três oficinas: uma voltada para profissionais da fotografia, sob orientação de Pedro Paulo Lazzarini; outra de interpretação para desenvolvimento pessoal, a cargo do roteirista Luiz Carlos Lacerda; e uma terceira destinada ao mundo empresarial, sobre como filmes podem ajudar empresas a motivar e treinar funcionários, coordenada pela jornalista Myrna Brandão.
Este ano, o Cine PE homenageia o produtor Luiz Carlos Barreto, o Barretão, e o ator e diretor Nelson Xavier.fonte: JB online / terra cinema