sexta-feira, 28 de março de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (29/03)

Á Procura da Vingança (2006)
Hollywood ainda tenta vez por outra ressuscitar um dos gêneros mais revolucionários (e lucrativos) de sua história. O faroeste contemporâneo, porém, segue em sua crise de identidade. Não há Christian Bale e Russel Crowe que consigam reinventar os vaqueiros e bandidos em tempos em que o preto & branco moral essencial dessas histórias cede cada vez mais espaço aos tons de cinza. A Procura da Vingança (Seraphim Falls) entende essa distância e a abraça.O filme de estréia nos cinemas do diretor de TV David Von Ancken (The Shield, CSI: NY), conta com os irlandeses Pierce Brosnan (estiloso com uma barbão grisalho e vestindo um casacão de urso) e Liam Neeson (o mesmo de sempre) como ex-militares inimigos que se conheceram durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. Carver (Neeson) é o coronel que atravessará todo o Oeste atrás de Gideon (Brosnan), a quem jurou de morte no passado.

Atos Que Desafiam a Morte (2007)
A brilhante diretora Gillian Armstrong explora a turnê britânica do maior ilusionista de todos os tempos neste suspense sobre a busca obsessiva de Harry Houdini por uma prova de vida após a morte. Houdini (Guy Pearce) é um astro internacional e sua incrível habilidade de contornar a realidade encanta audiências do mundo todo. Isolado pela fama e mergulhado em arrependimento, Houdini lança um desafio com o pagamento de uma alta recompensa para aquele que descobrir as últimas palavras de sua falecida mãe. Sua determinação o leva a ser alvo de vários golpistas. Entre eles, Mary McGregor (Catherine Zeta-Jones) e sua filha Benji (Saoirse Ronan), que aparentam possuir grandes poderes sobrenaturais, mas que na verdade têm motivos bem diferentes para cativar um relacionamento com o famoso mágico. O roteiro foi desenvolvido ao longo de diversos anos pelos co-roteiristas Tony Grisoni e Brian Ward, crescendo organicamente, e, no final, o resultado não foi um filme sobre Houdini. Tony Grisoni explica: “Isto começou a partir da idéia de que, no centro de qualquer número de mágica, há sempre uma platéia desesperada para que a mágica seja real, e que exista algo de extraordinário na apresentação. Eles não querem que isto seja como a vida diária. Começamos com a relação de uma mãe e sua filha, Mary e Benji, e Houdini apareceu muito depois”.

Irina Palm (2007)
Pelo visto, Marianne Faithfull jamais cessará sua auto-reinvenção. Desde a década de 1960, a cantora e compositora choca, influencia e se faz notar, seja pela música, ou pelo cinema. Seu mais novo trabalho, o filme Irina Palm, produção européia que ela protagoniza, a mostra por um ângulo inusitado, o de idosa. Sim, a porra-louca agora é uma vovó. Faithfull, aos 60 anos, está perfeita no papel de Maggie, uma senhora desesperada para ajudar o filho único a cuidar do neto doente. O menino tem uma saúde que se deteriora dia a dia e sua lenta convalença arrasou as finanças da família. O início tem toda a pinta de melodrama choroso, mas como tudo que envolve a artista, logo revela suas verdadeiras cores. Idosa, sim, mas ainda muito viva. Depois de ter seu último pedido de empréstimo negado, Maggie decide procurar um emprego. Mas o mercado de trabalho londrino fecha suas portas aos idosos... até que ela, inadvertidamente, entra numa boate de strip-tease e outros prazeres adultos no bairro do Soho. Seu trabalho? Masturbar homens através de um buraco na parede. Suas mãos suaves farão com que o sucesso chegue rápido.

Jumper (2008)
Através dos tempos, existem indivíduos que possuem o poder de saltar para qualquer local. Eles usam suas habilidades para uso pessoal, para escapar de seus inimigos e para mudar o curso da história. A habilidade para saltar é uma anomalia genética que existe há séculos e aqueles que possuem esse dom têm a liberdade que a maioria das pessoas não consegue compreender. Eles podem se transportar para qualquer lugar no mundo a qualquer hora, por qualquer motivo. David Rice é um "Jumper", alguém capaz de se teletransportar, podendo ir a qualquer lugar, a qualquer momento. Ele pode ver o Sol se pôr 20 vezes em um único dia, carregar a namorada ao redor do mundo num piscar de olhos e apoderar-se de milhões de dólares em minutos. A vida de David sofre uma reviravolta quando ele percebe que está sendo implacavelmente perseguido por uma organização secreta com a missão de matar os Jumpers. Ele se alia a outro garoto Jumper, e embarca em uma guerra que já vem sendo travada há milhares de anos. Caçado pelo mundo todo, aos poucos ele descobre uma verdade surpreendente sobre seu próprio passado e o de sua família. A odisséia global de David é o primeiro capítulo de uma aventura épica que vai do Meio Oeste americano às ruas de Tóquio, passando pelas ruínas de Roma.

Paixão Proibida
(2007)

Paixão Proibida” é um romance épico em que o Ocidente encontra o Oriente. Baseado no best-seller internacional de Alessandro Baricco, o drama romântico gira em torno de um material de fragilidade etérea. Dirigido pelo aclamado cineasta François Girard (“O Violino Vermelho”), o filme é estrelado por Michael Pitt (“Os Sonhadores”), Keira Knightley (“Piratas do Caribe”), Alfred Molina (“Homem-Aranha 2”) e Koji Yakusho (“Memórias de uma Gueixa”). “Paixão Proibida” é sobre um explorador, um viajante que é um observador, absorvendo tudo à sua volta. Ele respeita tudo o que vê e não tenta mudar nem dominar nada, apenas procura entender. Viagens de carruagem, de trem, a cavalo, a pé, atravessando o oceano. Passagens cruzando os Alpes e as estepes ucranianas. Viagens de olhos vendados a bordo da embarcação de um contrabandista. Jardins franceses e fábricas, tudo isso enfrentou o jovem oficial militar Hervé Joncour (Pitt) em uma arriscada missão ao Japão, separando-o por meses a fio de Hélene (Knightley), sua linda e dedicada esposa, que trabalha como professora em uma escola. “É uma história de época, que vá além de qualquer época”, observa o roteirista e diretor, que já havia dirigido um trabalho de Alessandro Baricco, pois montou a peça do escritor, “Novecento”, no Canadá e no Festival de Edimburgo de 2002. Ele acrescenta: “Ela fala de nós, de relacionamentos e das complicações na maneira de as pessoas viverem esses relacionamentos. É uma história muito rica e cinematográfica sob esse aspecto. Por outro lado, mostra a intimidade da história de amor entre Hervé e Hélène, e a obsessão dele pela garota japonesa. A maior parte da história é bastante privada, íntima e ao mesmo tempo tem essa qualidade épica de uma grande jornada da França ao Japão em meados do século 19”.

Partículas Elementares (2006)
Acompanhamos dois meio-irmãos. Michael (Christian Ulmen) é um notável estudioso das espécies, cuja teoria da reprodução sem contato sexual começa a dar resultados genéticos inovadores. O outro, Bruno (Moritz Bleibtreu), é o oposto: pensa em mulheres o tempo inteiro, seja uma aluna sua no colégio ou a própria mãe. Regularmente os irmãos se encontram para botar a conversa em dia, sempre a mesma conversa. As coisas começam a mudar, claro, quando eles encontram duas mulheres que abalam suas respectivas rotinas. A epígrafe de Albert Einstein no começo de Partículas Elementares (Elementarteilchen, 2006) talvez queira dizer alguma coisa: "ao invés de tentar compreender, basta estar no mundo para captá-lo". Deixar a vida se levar, portanto, ao invés de tentar dominá-la, é a mensagem que o filme alemão tenta nos transmitir. O caso é que o prolixo diretor Oskar Roehler faz mil floreios e dá as maiores voltas para nos dizer algo que um Zeca Pagodinho mataria em duas estrofes.

Serras da Desordem (2005)
Documentário da diretora Andrea Tonacci. Carapirú é um índio nômade que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros e que durante 10 anos perambula sozinho pelas serras do Brasil central até ser capturado em Novembro de 1988 a 2000 Km de distância do seu ponto de fuga/partida. Levado para Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, em uma semana torna-se manchete nacional, e centro da polêmica criada por antropólogos e lingüistas quanto à sua origem e identidade. Na tentativa de identificação de sua origem reencontra um filho com quem retorna ao Maranhão mas o que lá encontra não está mais de acôrdo com a vivência de sua liberdade nômade. Selecionado para o Festival de Gramado 2006.

Traídos Pelo Destino (2007)
Traídos Pelo Destino acompanha a vida de dois pais quando suas vidas e suas famílias convergem em uma história sobre ira, vingança e muita coragem. Sempre que são questionados sobre os motivos que os levaram a fazer determinado filme, atores e atrizes respondem sem pensar: o roteiro (não que um pote cheio de pepitas de ouro seja irrelevante, veja bem). Baseada no livro Reservation Road, escrito por John Burnham Schwartz, que assina o roteiro ao lado do diretor Terry George, Traídos Pelo Destino tem a estrutura clássica de um telefilme, daqueles que passam sábado à noite e você só assiste em último caso. Porém, escapa deste rótulo por alguns detalhes: conta com um bom cineasta na direção e reúne um ótimo elenco. Juntos, eles constróem um desfecho mais compatível com suas carreiras, o que não torna o filme uma obra-prima, mas ao menos prova que eles não estavam ali só pelo dinheiro.