segunda-feira, 31 de março de 2008

Morre Jules Dassin, o diretor de Cidade Nua


Morreu nesta segunda-feira, aos 96 anos, em Atenas, Jules Dassin, diretor americano responsável por filmes como Rififi, Cidade Nua e Nunca aos Domingos. Segundo pronunciamento do hospital onde estava internado por causa de uma fratura no quadril, Dassin morreu de complicações de uma gripe contraída nos últimos dias.

Casado com a atriz Melina Mercouri, falecida em 1994, e que foi sua parceira em diversos filmes, Dassin filmou em muitos países, mas sua carreira tem suas fases mais prolíficas nos EUA e na França. Em 1949, após ter realizado clássicos como Cidade Nua, Brutalidade e Thieves’ Highway foi delatado como comunista por Edward Dmytryk, num dos inquéritos do macartismo, e afastado de Hollywood.

Reconstruiu na França uma carreira que ainda renderia obras de prestígio, das quais Rififi é o exemplo mais famoso. Sem ter um estilo pessoal facilmente reconhecível, o que dificultou que ele fosse considerado um verdadeiro autor, Dassin foi um artesão competente, que sabia trabalhar com as condições que se apresentavam.


fonte: cineclik