
O ator Richard Widmark morreu na última segunda-feira, aos 93 anos, em sua casa em Roxbury, Connecticut, Estados Unidos. A causa da morte não foi divulgada.
Richard Widmark, nascido em 26 de dezembro de 1914, pertenceu a uma geração de atores que deram os primeiros passos no rádio, no final dos anos 30, e depois nos palcos da Broadway.
A carreira de Widmark foi marcada pelos papéis de vilões, valentões e caubóis. Ele foi indicado ao Oscar por seu primeiro papel: Tommy Udo, o assassino psicopata de O Beijo da Morte, de 1947.
Em uma cena marcante, Udo alegremente empurra escada abaixo uma mulher em cadeira de rodas, dando uma risada com jeito de louco que deixava forte impressão nos espectadores.
Widmark prosseguiu em sua carreira tentando provar que poderia interpretar uma ampla gama de personagens, em mais de 60 filmes, mas o papel de Udo foi o único que o levou a ser indicado ao Oscar.
Em uma entrevista, ele afirmou que aquela risada surgiu do nervosismo. "Quando em dúvida, eu ria", disse Widmark. "E já que este foi meu primeiro filme e os mecanismos do cinema eram novos para mim, eu ri bastante... e então, também, parte da risada surgiu do fato de que eu sempre tive uma risada boba."
fonte: terra cinema