quinta-feira, 24 de abril de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (25/04)

Como Eu Festejei o Fim do Mundo (2006)
Um testemunho de que o poder do amor transcende as mais trágicas circunstâncias. É a história da adolescente Eva e de seu irmão mais novo Lalalilu nos meses que conduziram à deposição do ditador romeno Nicolau Ceausescu. Eva e seu namorado aventureiro Alexandru envolvem-se num grave problema quando, acidentalmente, quebram o busto do ditador na escola. Eva arca com a maior punição: é expulsa da União de Jovens Comunistas e mandada para um reformatório. Lá, encontra o estranho Andrei, cujos pais são acusados de envolvimento num complô contra Ceausescu. Os dois se tornam amigos. Eva planeja nadar com ele pelo rio Danúbio, rumo à liberdade, e começa a treinar para sua fuga. Enquanto isso, o adorável Lalalilu, ansioso por perder os dentes de leite, também tem grandes planos. Com seus amigos, ele planeja muitas travessuras. Indo longe em suas fantasias, imagina um atentado contra Ceausescu, que visitará sua escola em breve. Lalalilu quer se vingar por Eva ter sido enviada para longe. Os cineastas Wim Wenders e Martin Scorsese assinam a produção executiva deste filme que integrou a mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, onde a atriz Dorotheea Petre teve a sua atuação premiada.

Encurralados (2007)
Casado com uma mulher adorável, com uma linda filha, e tendo uma carreira de sucesso, o publicitário Neil Randall (Gerard Butler) vive uma vida perfeita. Quando Abby Randall (Maria Bello), sua esposa, faz aniversário, ele prepara uma surpresa, mas com pesar por não poder passar o fim de semana com ela. Frank, seu chefe, o convidou para se hospedar em seu chalé, o que deve render a ele uma bela promoção. Isto acaba não sendo problema para ela, que quer o melhor para a família, e contrata uma babá e faz planos, junto ao marido, para se divertir no tempo em que ele estiver fora. Porém, a vida perfeita que Neil têm está em ruínas. Quando parte para deixar a esposa com uma amiga, um estranho (Pierce Brosnan) aparece em seu carro fazendo ameaças, comprovando estar com a pequena Sophie (Emma Karwandy) em seu poder. Temendo pela vida da filha, Neil e Abby estão Encurralados. Para provar o amor que têm por ela, eles terão que cumprir diversas tarefas exigidas pela mente sádica do seqüestrador, que parece saber tudo sobre a vida do casal. Durante estas horas de pânico, Neil acaba revelando muito de suas fraquezas. O título original de "Encurralados", "Butterfly on a Wheel", faz referência a uma frase de Alexander Pope, usada para ilustrar uma força excessiva com a finalidade de destruir algum ser fraco. Durante as filmagens, em uma cena em que Pierce Brosnan dirige em um estacionamento, o ator perdeu o controle e acabou batendo o carro. As cenas acabaram sendo colocadas no filme, junto com as reações dos atores. Além de ator, Brosnan é também o produtor do filme.

Fôlego
(2007)

No memorável Casa Vazia, Kim Ki-Duk mostra um relacionamento silencioso e liberador entre dois indivíduos com problemas de adaptação. Em Primavera, verão, outono, inverno... e primavera, seu longa mais conhecido mundialmente, usa a passagem das estações para falar de maturidade. Tudo com uma roupagem zen. No novo trabalho, Fôlego (Soom, 2007), de certa forma Ki-Duk reúne todos os seus fascínios. Diferente dos outros, porém, neste o cineasta sul-coreano parece mais distante, mais preocupado em não interferir, idéia reforçada pela figura do diretor do presídio. O personagem aparece apenas através dos reflexos do monitor de segurança, no qual observa os protagonistas. Desconfio, aliás, que o próprio Ki-Duk "interprete" esse espectral diretor. No filme, Jang Jin (o taiwanês Chang Chen), condenado à morte, busca alguma espécie de controle em sua vida ao tentar suicidar-se na prisão. A notícia do ocorrido é assistida na televisão pela resignada Yeon (Park Ji-a), mãe de família que acompanha calada as traições do marido. Impulsivamente, ela vai até a prisão, onde consegue visitar Jin. Com ele, Yeon é capaz de falar, coisa que não faz em casa. Inicia-se assim um relacionamento em que cada visita é simbolizada por uma estação do ano - apesar de todo o filme se passar ao longo dos poucos dias antes da execução do condenado. É como se todo um ano fosse condensado no tempo. Como os dois filmes citados anteriormente, o diálogo inexiste em Fôlego. Toda a produção é realizada apenas através de monólogos e linguagem não-verbal. O Marido (Ha Jung-woo) fala com Yeon, que fala com Jin, que não fala com ninguém (o ator taiwanês nem conseguiria - ele não fala coreano). O resultado é terno e equilibra bem o humor (espere só para ver os "números musicais" de Yeon...) e a dramaticidade.

Hannah Montana e Miley Cyrus Show: O Melhor Dos Dois Mundos (2008)
Fãs do muito popular programa de TV "Hannah Montana" terão a chance de experimentar a emoção de estar na primeira fila para ver a compositora, atriz e cantora favorita, Miley Cyrus, em seu concerto cuja bilheteria esgotou em todo o território norte-americano, "Hannah Montana e Miley Cyrus Show: O Melhor Dos Dois Mundos" no cinema. Filmado durante sua a turnê do show por 69 cidades, o filme apresenta uma dimensão inteiramente nova do ídolo pop, através da inovadora técnica 3-D engrandecendo a claridade estonteante, a música, o carisma e o mundo de Miley Cyrus e de seu alter ego, Hannah Montana. Com os astros do momento, os Jonas Brothers, como convidados especiais e um palco repleto de dançarinos, efeitos pirotécnicos e imagens de vídeo, o filme mostra o magnetismo exuberante que levou a cantora e atriz de 15 anos a se tornar uma sensação multimídia e a atrair legiões de fãs em todo o mundo. Além da filmagem visceralmente real do show, o filme inclui uma “visita aos bastidores” para darmos uma olhada na vida de Miley durante a turnê. Bem antes de os ingressos para os shows da turnê "O Melhor dos Dois Mundos de Miley Cyrus" se esgotarem num piscar de olhos e de o concerto se tornar o ativo mais badalado na indústria do entretenimento, a Walt Disney Pictures decidiu filmar sua apresentação ao vivo e transformá-lo no inovador filme-concerto Disney Digital 3-D™. Talvez ninguém tenha sido capaz de prever o fenômeno pop-cultural sem precedentes que seu show se tornaria, com literalmente milhões de jovens fãs ansiosos clamando para ver seu ídolo de perto. Mas estava claro há algum tempo que Miley Cyrus — e seu alter ego rock star, Hannah Montana — emergia como uma das mais apreciadas e inspiradoras jovens superestrelas de uma nova geração com quem o público tem uma facilidade enorme de se identificar.

O Romance do Vaqueiro Voador
(2007)

É um documentário poético de longa-metragem, idealizado e dirigido pelo documentarista Manfredo Caldas, baseado no poema homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim. Trata-se de um documentário poético sobre a recriação do universo mítico do nordestino, ao vivenciar a nova diáspora, no papel de candango, protagonizando o lado trágico da epopéia da construção da nova capital do Brasil. É um documentário de estrutura livre, que incorpora diversos elementos ficcionais. Baseado no cordel de João Bosco Bezerra Bonfim (fragmento acima) e fiel à sua estrutura, o documentário deixa claro que narradores e narrados têm uma mesma história comum. O filme especula sobre quem seria um certo indivíduo que despenca do alto de um andaime de um prédio durante a construção de Brasília. Esse indivíduo é a representação alegórica e mágica utilizada pelo autor do cordel para designar a parcela desafortunada de migrantes nordestinos que para cá vieram como operários da construção civil. Seduzidos pela utopia da transferência da nova capital do país para o centro oeste, esses migrantes encontraram aqui um destino trágico. Eles são a contrafação do discurso utópico e heróico dos construtores de Brasília.

Otávio e as Letras
(2007)

Começa ao som do mar. Em close-up desfocado, vemos um rosto de homem diante de uma praia. Quando a câmera nos dá o foco, a praia é falsa. É um daqueles anúncios de banca de jornal promovendo guia turístico. Estamos em São Paulo e o som era uma trucagem, porque em São Paulo não tem mar e sobra miragem. Que o diretor Marcelo Masagão tenha rodado o seu quarto longa-metragem no antes, durante e depois da lei municipal que reduziu fachadas e extinguiu outdoors é mais do que uma feliz coincidência. Otávio e as Letras entrará para a história - mais do que como um novo ensaio cabeça do autor de Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos, Nem Gravata Nem Honra e 1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras - como o registro histórico de uma transformação da cara da cidade. A profusão de fotos, nomes e slogans que compõem (ou compuseram) a paisagem de São Paulo, criando uma colorida realidade de delírios por cima da morta superfície cinza, atormenta Otávio (Donizete Mazonas). O protagonista do filme ronda sebos, salas de espera de dentistas e bancas atrás das tais letras. Quando chega em casa, Otávio arma toda uma solenidade com um único fim: preencher com caneta azul as páginas e páginas de jornais e revistas que ele trouxe da rua. Dá pra entender por que Masagão agradece à Bic no início do filme - não dá nem pra calcular quanta tinta Otávio gasta com sua rotina diária de rasuras e rabiscos.

Três Vezes Amor (2008)
A atriz Rachel Weisz ("O Jardineiro Fiel") volta aos cinemas no papel de uma das pretendentes de um pai que acabou de ficar solteiro. O filme "Três Vezes Amor", do diretor Adam Brooks (que escreveu o roteiro de "Bridget Jones: No Limite da Razão"), ainda conta com a jovem Abigail Breslin ("Pequena Miss Sunshine") e Ryan Reynolds ("Apenas Amigos") no elenco. Na trama, Will é um pai que acabou de ficar solteiro e agora vive em um apartamento de Manhattan com a filha Maya (Abigail), que tenta entender porque seus pais se separaram. A dúvida da garota leva Will a uma viagem de memórias, onde relembra três grandes amores, interpretados pelas atrizes Rachel Weisz, Elizabeth Banks ("Homem-Aranha 1, 2 e 3") e Isla Fischer ("Penetras Bons de Bico"). A comédia romântica estreou no dia dos namorados nos Estados Unidos e, apesar de não ter sido uma aposta de sucesso, conseguiu uma boa bilheteria. Com um orçamento que não foi relado, o faturamento em solo norte-americano foi de U$31,810,000.