quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conheça a estrutura do festival de Cannes


O 61º Festival de Cannes abre nesta quarta-feira com o filme "Ensaio Sobre a Cegueira", do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, inaugurando a mostra competitiva --o filé mignon de um evento complexo, com diversas subdivisões.

Além dos eventos descritos abaixo, há uma série de outros direcionados a profissionais do mercado audiovisual e ao público geral, como o Cinema na Praia, come exibições de filmes ao ar livre.

Confira abaixo a estrutura do festival:

A Competição

Com o ato simbólico da subida dos degraus, a Competição representa a parte mais visível do festival. As produções escolhidas para a categoria visam, segundo a divulgação de Cannes, alcançar o público internacional e privilegiar o "cinema de autor para o público em geral". É nesta categoria que os selecionados concorrem à Palma de Ouro e ao Grande Prêmio. Também estão em disputa os prêmios de melhor ator e atriz, ao de melhor diretor, melhor roteiro e o do júri.

Um Certo Olhar

O objetivo desta seção em Cannes é de dar destaques ao que o festival considera como trabalhos singulares, originais em mensagem e estética, que reflitam a renovação da expressão cinematográfica. A mostra concede seu prêmio.

Filmes fora da competição e sessões especiais

Os filmes fora da competição apresentam, geralmente, produções recentes do cinema. As sessões especiais são voltadas a seleções particulares de um autor.

Seleção de curtas-metragens em competição

A seleção de curtas é apresentada em grupos em uma tela. É avaliada pelo júri específico dos curtas e há a Palma de Ouro para Curta-Metragem.

Seleção da Cinéfondation

A mostra seleciona filmes de estudantes e três dos trabalhos recebem uma distinção do júri da Cinéfondation e dos curtas.

Clássicos de Cannes

Sessão que traz o resgate por via de restauração ou recuperação de filmes do passado em mídias como DVD.

Prêmio Camera D'Or

Criado em 1978, o prêmio é dado para o considerado melhor filme apresentado na competição, em Um Certo Olhar, na Semana Internacional da Crítica e na Quinzena dos Diretores.

Cinéfondation

Além da seleção, ela promove uma residência de 12 jovens diretores em Paris para ajudá-los a finalizar seu primeiro ou segundo filme. O Ateliê da Cinéfondation recebe 20 diretores e seus produtores, selecionados pela qualidade de seus projetos, para ajudá-los a completar seu financiamento.

Espaço do Curta-Metragem

Como o próprio nome diz, é dedicado aos curtas-metragens. Criado em 2004, é um ponto de encontro e uma vitrine para os filmes e os serviços para este tipo de produção.

61º Cannes

fonte: folha online / terra cinema