terça-feira, 13 de maio de 2008

Deserto feliz ganha prêmio de melhor filme em Paris


O resultado da premiação do 10º Festival de Cinema Brasileiro de Paris acaba de ser divulgado e Pernambuco saiu vitorioso. Deserto feliz, do diretor Paulo Caldas (foto), divide o prêmio na categoria melhor filme com a película Mutum, de Sandra Kogut. Inesperadamente, o júri resolveu não premiar o melhor ator e sim, dar dois prêmios de melhor atriz. As vencedoras foram a pernambucana Nash Laila por Deserto Feliz e Dira Paes por Incuráveis.

Entre nacionais e internacionais, Deserto feliz já participou de quase 40 festivais. Produzido em 2007 pela Camará Filmes, a película já tem no currículo os prêmios de melhor diretor - XXII Festival de Cinema de Guadalajara - México - 2007; melhor filme da crítica, melhor filme do júri popular, melhor direção, melhor direção de fotografia, melhor direção de arte e melhor música - 35º Festival de Gramado - 2007; melhor atriz - 11º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira - Portugal - 2007.

SINOPSE - Jéssica (Nash Laila), 14 anos, mora em Deserto Feliz, no sertão nordestino. Violentada pelo padrasto, sob o olhar silencioso e cúmplice da mãe, a menina foge para Recife para salvar-se de sua própria destruição. Ao chegar na cidade grande, ela se cai nas armadilhas do turismo sexual e dentro desse universo de miséria e alucinação, se depara com algo inesperado: o afeto nos braços de Mark, um turista alemão. Em seu mundo de sonhos, ela descobre a vastidão do mundo, e o encontro com o outro, com si mesma, a força de sua cultura e o poder do amor.

fonte: JC online