quinta-feira, 19 de junho de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (20/06)

A Banda (2007)
Era uma vez, há não muito tempo, uma pequena banda da polícia egípcia que chegou a Israel. Eles vieram para tocar na cerimônia de inauguração de um centro cultural árabe, mas por causa da burocracia, falta de sorte ou qualquer que seja a razão, são esquecidos no aeroporto. A banda tenta se deslocar por conta própria, mas vai parar numa pequena, desolada e quase esquecida cidade israelense, em algum lugar no coração do deserto. Uma banda perdida numa cidade perdida – pouca gente se lembra disso. A obra conquistou oito prêmios da Academia de Cinema de Israel: melhor filme, direção, roteiro, ator (Sasson Gabai), atriz (Ronit Elkabetz), ator coadjuvante (Saleh Bakri), música e figurinos.


A Questão Humana
(2007)

Em Paris, Simon trabalha como psicólogo no departamento de recursos humanos numa empresa pretroquímica. Quando a gerência pede que ele investigue o comportamento de um dos executivos, a percepção de Simon começa a ficar perturbada e nebulosa. Uma experiência que acaba afetando seu corpo e sua mente, com reflexos na vida pessoal.


Agente 86
(2008)

Mais um filme inspirado em uma série de TV que chega aos cinemas. O escolhido da vez é "Agente 86", programa de sucesso da década de 60 que ganha adaptação pelas mãos do diretor Peter Segal ("Tratamento de Choque" e "Como Se Fosse a Primeira Vez"). No seriado clássico, o ator Don Adams interpretava o personagem título, criado após o estrondoso sucesso de 007 nos cinemas. Com muito bom-humor, o show misturava sérios fatos políticos, como o nazismo e a Guerra fria, para contar histórias de investigação, sempre acompanhadas de muitas trapalhadas. Com o filme não será diferente. Steve Carell ("Pequena Miss Sunshine" e "O Virgem de 40 Anos") interpreta o agente 86 ao lado de Anne Hathaway ("O Diário da Princesa" e "O Diabo Veste Prada"), sua fiel parceira, a Agente 99. A trama segue a premissa original do seriado. Maxwell, o Agente 86, deve enfrentar os terroristas da equipe conhecida como KAOS. Ao contrário da TV, porém, o filme tem início na primeira missão de 86 dentro de sua organização. Ele recebe a ajuda de 99, que não faz questão de fazer com que ele se dê bem no novo emprego. Segundo Peter Segal, diretor do filme, a idéia do filme é adequada aos tempos atuais, mas os elementos principais são conservados, como por exemplo, o famoso sapato que serve como telefone.


Casamento em Dose Dupla
(2007)

Depois de perder o emprego e achar que nada pior poderia lhe acontecer, Noah Cooper ainda tem de lidar com a esposa ávida por ter um filho e a mãe opressora que decidiu se mudar para a casa dele levando todos os cinco cachorros.


Cinturão Vermelho
(2008)

Ambientado no west-side do mundo de lutas de Los Angeles, um mundo habitado por leões de chácara, lutadores de ringue cercado, policiais e sujeitos das forças especiais, Redbelt, é a história de Mike Terry (Chiwetel Ejiofor), um professor de Jiu-Jitsu que evitou o circuito de premiação, preferindo, em vez disso, buscar uma vida honrável administrando um estúdio de defesa pessoal, sob o código de um samurai. Terry e sua esposa Sandra (Alicia Braga), lutam para manterem o negocio aberto, rendendo o mínimo possível. Um acidente na academia, numa noite escura e chuvosa, entre um oficial de folga (Max Martini) e uma advogada aflita (Emily Moritimer) dá início a uma série de eventos que irão mudar drasticamente a vida de Terry, e o introduzir ao mundo dos agentes (Ricky Jay, Joe Mantegna) e ao astro de cinema Chet Frank (Tim Allen). Diante disso, para pagar suas dívidas e recuperar a honra, Terry tem de entrar no ringue pela primeira vez em sua vida. Extras: O diretor David Mamet disse em entrevista: "Passei cinco anos treinando com um grande mestre do jiu-jitsu, Renato Magno e na companhia de seus colegas e primos, os Machado e os Gracie. Com sua conduta, generosidade e compreensão do mundo, eles me ofereceram, assim como aos seus alunos, a visão de um comportamento correto e da moral, em todas as circunstâncias. Esse entendimento foi e é o estoicismo. Sendo assim, pareceu a combinação perfeita do herói e do mundo das artes marciais, a arena perfeita para sua análise".


O Guerreiro Didi e a Ninja Lili (2008)
No inicio do século XX, Lili é a filha de um jovem oficial europeu convocado para a guerra. Um Mestre oriental fica responsável pela educação dela, principalmente na milenar arte que deu origem aos ninjas. O Mestre recebe uma carta comunicando o desaparecimento do pai de Lili na frente de batalha. Ele, então, manda Lili de volta para a Europa para ser criada por sua única parenta viva, Morgana, sua milionária tia materna. Ele resolve enviar um guardião para a menina e conta com um voluntário para a missão: Didi. Entretanto, o trapalhão tem uma forma peculiar de utilizar seu treinamento ninja, o que não raramente resulta em confusões. Lili chega à casa de Morgana e conhece o recém-contratado jardineiro Didi. Lá, descobre que sua tia odeia crianças pelo fato de ter sido abandonada no altar por seu noivo, Dr. Marcos, que foi atender a um parto no exato momento do casamento. Os moradores da casa não sabem, mas já vêm sendo observados há algum tempo por um dos meninos do bando de Jack, um inescrupuloso trambiqueiro que alicia meninos para pequenos furtos e golpes. Entre os meninos está Daniel, um menino de boa índole que sempre confronta o marginal e se recusa a seguir a vida criminosa imposta por ele, mas Jack castiga Daniel, obrigando-o a cometer novos delitos. O Tempo passa e ao que tudo indica a menina nunca poderá ser uma Ninja novamente. Não fosse pela ajuda de seu guardião, o Guerreiro Didi...


Romulus, Meu Pai
(2007)
Adaptação do livro homônimo de memórias de Raymond Gaita, professor de filosofia numa universidade australiana, a trama mostra uma família que deixou a Iugoslávia pós-Segunda Guerra tentando lidar com as dificuldades num país hostil. Diante das dificuldade de Romulus e sua esposa Christina em criar e educar Raymond, cria-se uma forte ligação entre pai e filho. Ambientada nos anos 60, a obra fala da doença mental da mãe de Gaita e da extrema bondade de seu pai, até seu colapso. Também trata a respeito do legado da Segunda Guerra, já que Romulus fugiu do conflito com sua esposa, Christine, e seu filho, Raimond, para que a família pudesse recomeçar a vida na Austrália. Bana se encaixa perfeitamente por vários motivos. Seu pai é croata e sua mãe é alemã. Ele é um entusiasta do motociclismo e está muito envolvido com a paternidade. Tudo isso tem grande semelhança com o material na história.