sexta-feira, 27 de junho de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (27/06)

A Força da Amizade (2006)
Ao perder o marido, a vida de Arvilla (Jessica Lange) vira de cabeça para baixo. Agora ela precisa transportar as cinzas do marido de volta para casa e assim decide chamar suas duas melhores amigas, Margene (Kathy Bates) e Carol (Joan Allen), para lhe acompanharem. As três caem na estrada em uma jornada de auto-descoberta em seu Boneville conversível. Conforme as amigas percorrem o país, elas encontram paisagens deslumbrantes, aventuras inesperadas e um simpático caminhoneiro (Tom Skerritt) que se torna um improvável pretendente. Antes que percebam, um mundo de mudanças surge diante de seus olhos e elas descobrem que estão vivendo o melhor momento de suas vidas.


A Última Amante
(2007)

Nos bastidores da aristocracia francesa, segredos, intrigas e traições cercam o casamento entre um jovem libertino, Ryno de Marigny, e a honesta Hermangarde, garota de classe e refinamento. Apesar do verdadeiro amor entre os dois, a corte considera imporvável que Ryno de Marigny conseguirá romper seu longo envolvimento passional com Vellini.


Amar... Não tem Preço
(2006)

Jean (Gad Elmaleh), um jovem e tímido bartender, é confundido com um milionário por uma bela oportunista chamada Irene (Audrey Tautou). Quando Irene descobre sua verdadeira identidade, ela o abandona, mas o apaixonado Jean não tem a menor intenção de deixá-la escapar. As tentativas cômicas de Jean para conquistar sua atenção o colocam em uma enrascada como gigolô em um hotel de luxo, até que Irene finalmente começa a responder ao seu insistente e persuasivo afeto. Com a paisagem rústica da Riviera Francesa como plano de fundo, Pierre Salvadori ("Boas Intenções") dirige esta sexy e muito charmosa comédia romântica, um remake inédito do clássico do cinema "Bonequinha de Luxo" (Breakfast at Tiffany's). Extras: Salvadori comentou sobre o seu ponto de partida para "Amar... Não tem Preço": "Estava conversando com Benoit Graffin, o roteirista, e decidimos que deveríamos fazer outro filme. Concordamos que deveria ser uma comédia, mais uma..."


Dot.com
(2007)

Águas Altas, uma pequena aldeia no interior de Portugal, torna-se notícia quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site oficial da comunidade porque ela usa o mesmo nome de uma marca espanhola de água potável.
Direção: Luis Galvão Telles. Elenco: João Tempera, María Adánez, Marco Delgado.


Jogo de Amor em Las Vegas
(2008)

Cameron Diaz ("O Amor Não Tira Férias") e Ashton Kutcher ("A Família da Noiva") estrelam a comédia "Jogo de Amor em Las Vegas". Com cenário na Cidade das Luzes, local onde é permitido entregar-se à diversão sem compromissos ou culpa, o filme mostra uma disputa entre sexos, na qual amor e dinheiro fazem parte do jogo. Em "Jogo de Amor em Las Vegas", Joy McNally (Cameron Diaz) é dispensada pelo noivo; e Jack Fuller (Ashton Kutcher) é demitido pelo próprio pai. Ambos decidem chorar as mágoas em Las Vegas. Após uma noite de muita diversão, acordam e descobrem que se casaram. Já sóbrios, apostam uma última moeda no caça-níquel... e ganham 3 milhões de dólares. A partir daí, eles têm de aprender a conviver, pois só poderão desfrutar do dinheiro se provarem que formam um casal estável. Outra alternativa será convencer o outro a desistir da relação, tornando-a um inferno. Extras: A despeito dos comentários maldosos que a imprensa americana publicou, atestando os ciúmes que Demi Moore sentia dela ao lado de Ashton Kutcher, Cameron Diaz continuou firme gravando normalmente o longa-metragem "Jogo de Amor em Las Vegas". Seja com as roupas bem cortadas de sua personagem ou com seu velho moleton de correr, a sorridente Diaz mostrou que não se deixa mais abalar pelos rumores espalhados pela mídia. Segundo fontes, ela já não lê tais publicações e nem perde seu tempo pensando sobre o que dizem ou deixam de dizer a seu respeito.


Lady Jane
(2008)

O roteirista e diretor francês Robert Guédiguian, Armênia (2006), nós apresentada à trama primeiro e conhecemos melhor os personagens depois. Muriel (Ariane Ascaride), dona de uma loja de perfumes em Marselha, recebe um telefonema do celular do seu filho adolescente. Ele foi seqüestrado, o pedido de resgate é alto. Muriel não tem escolha a não ser contatar dois velhos conhecidos para ajudá-la a reunir a quantia. É aí que começamos a entender quem são Muriel e os dois amigos, o dono de boate René (Gérard Meylan) e o consertador de barcos François (Jean-Pierre Darroussin, de Conversas com meu Jardineiro). O seqüestro do filho dela não é o que se pensa. Algo que o trio fez no passado está voltando agora para assombrá-los. É uma espécie de conflito de gerações que interessa a Guédiguian: contrapor os excessos dos anos 70 - Lady Jane, apelido de Muriel, é uma menção à música dos Rolling Stones - à ressaca moral dos anos 2000. Neste começo de filme, acompanhamos como o tempo erodiu os anseios de Muriel, René e François. Em visita à velha vizinhança armênia onde eles viveram juntos, o trio encontra hoje moradores que não se lembram mais dos gloriosos feitos dos anos 70.

Onde Andará Dulce Veiga? (2007)
Nos anos de 1980, um jornalista decide descobrir o paradeiro de Dulce Veiga, uma atriz e cantora que desapareceu misteriosamente nos anos 1960. O que ele não sabe é o quanto terá que descobrir sobre si mesmo antes de encontrá-la. Nesta busca, atravessa o Brasil, do Rio de Janeiro à Floresta Amazônica, e fica cada vez mais obcecado pela personalidade intrigante da filha de Dulce, uma famosa roqueira lésbica. Baseado no livro homônimo de Caio Fernando Abreu. Direção: Guilherme de Almeida Prado. Elenco: Carolina Dieckmann, Eriberto Leão, Maitê Proença.


Wall-E
(2008)

Pixar é sinônimo de sucesso. Após desenvolver animações como "Toy Story", "Procurando Nemo" e "Carros", agora ela entra no universo dos robôs. A direção da animação está nas mãos de Andrew Stanton, que escreveu o roteiro de alguns trabalhos da Pixar, como "Toy Story 1 e 2", "Vida de Inseto" e "Monstros S.A.", além de atuar como diretor e roteirista em "Procurando Nemo" (um dos maiores sucessos da empresa). "Wall-E" começa no ano 2700. Nessa época, a Terra não é mais habitada por humanos, que agora vivem a bordo da gigantesca nave Axiom, que órbita ao redor do planeta. A Terra foi transformada pelos humanos, ao longo dos séculos, em um imenso depósito de lixo e se tornou um lugar extremamente tóxico. Os homens ainda tinham a esperança de conseguir limpar nosso mundo quando decidiram contratar uma mega-empresa chamada Buynlarge Corporation. Ela ficou encarregada de limpar a Terra e, para isso, enviou milhares de robôs programados para coletar todo o lixo. Essas máquinas, no entanto, não deram conta da tarefa e começaram a pifar lentamente, até que apenas um robô restou. É ele o protagonista, Wall•E. O nome é na verdade a sigla para Waste Allocation Load Lifters - Earth (numa tradução literal seria algo como "Levantadores de Cargas Desnecessárias da Terra"). Todos os dias, ele executa sua rotina de catar o lixo que encontra pela frente a fim de cumprir a (impossível) tarefa de juntar todo o lixo que existe no planeta. A única ajuda que ele recebe é a de Spot, sua barata de estimação. A vida de Wall•E toma um novo rumo quando, um dia, uma nave pousa na Terra e dela sai uma nova unidade operacional, chamada Eve ("Eva", fazendo analogia com a Bíblia). Wall•E, claro, se apaixona por essa robozinha, que foi enviada ao planeta com uma missão secreta. Os dois se tornam amigos e Wall•E tenta desesperadamente conquistá-la. Até que Eve é chamada de volta e nosso herói tem que escolher: ir com ela ou continuar coletando lixo, como foi programado?