sexta-feira, 11 de julho de 2008

Anima Mundi começa nesta sexta-feira no Rio


O Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina, chega à sua 16ª edição, que começa nesta sexta-feira (11). Até o dia 20 de julho, 441 filmes de 42 países serão exibidos em seis centros culturais e cinemas do Rio (Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Centro Cultural dos Correios, Estação Botafogo, Odeon BR e Oi Futuro). Em seguida, o festival desembarca em São Paulo, entre 23 e 27 de julho.

Este ano, a maratona terá forte representação nacional, com 74 filmes de animadores brasileiros, incluindo os novos trabalhos de Alê Abreu, (de “Garoto cósmico”), Allan Sieber (de “Deus é pai”) e Carlos Eduardo Nogueira (de “Yansan”).

Entre os brasileiros, há também o inédito “Belowars”, que está no seleto grupo dos longas-metragens em competição. O novo trabalho de Paulo Munhoz, criador de “Brichos”, é baseado no livro infanto-juvenil “Guerra dentro da gente”, de Paulo Leminski.

Além de Munhoz, outros três longas disputam o principal prêmio do Anima Mundi: o dinamarquês “Princess”, de Angers Morgenthaler, aplaudido na Quinzena dos Criadores do último Festival de Cannes, a superprodução épica “Delgo”, dos americanos Marc F. Adler e Jason Maurer, dublada por Val Kilmer, e “Idiots and angels”, do veterano Bill Plympton, também dos EUA.

Plympton, que já é figurinha assídua do festival, concorre com uma comédia de humor negro sobre um anjo relutante e traz mais dois curtas, “Hot dog” e "Bonaroo Music Festival Trailer”.

Na linha de frente dos curtas gringos há ainda “The Pearce sisters”, produzido pela Aardman e vencedor do Festival de Annecy em 2007, “Como montar um home theater”, da Disney, que marca a volta do Pateta à telona, a premiada animação em 3D francesa “Blind spot” e a ousada “La svedese”, do italiano Nicolas Liguori, que faz um retrato delirante do romance da atriz Ingrid Bergman com o diretor Roberto Rossellini.

Ainda pouco conhecida no Brasil, a animação argentina ganha lugar de honra na 16ª edição do festival com a exibição de 12 filmes, um bom painel de sua mais nova geração.

Entre os longas-metragens está “Martín Fierro”, que mistura 2D com pintura a óleo para levar o poema gauchesco de José Hérnandez à tela. Entre os curtas, merecem destaque o anime latino “Fear”, de Agustín Graham, o infantil em stop-motion “2 metros”, de Javier Mrad, e o visual grafite de “Los pecadores”, de Pablo Polleri.

Não à toa, um dos principais convidados internacionais do evento este ano é o argentino Juan Pablo Zaramella, criador do elogiado “Viaje a Marte”, vencedor de mais de 45 prêmios no mundo todo. Zaramella vai conversar com o público no sábado (19), no CCBB, e terá sessões especiais dedicadas à sua obra.

Mas os convidados do Anima Mundi não param por aí. O público poderá conhecer de perto o animador James McCoy, uma das cabeças por trás da Blizzard Entertainment, uma das maiores empresas de computação gráfica para vídeo-games do mundo.

Além disso, o produtor Arnold Kunert vem ao evento apresentar o trabalho em stop-motion do veterano Ray Harryhausen, criador dos esqueletos de “Jasão e os argonautas”.

As sessões Papo Animado ainda terão presença do alemão Andréas Hykade, cineasta de “Ring of ice”, de 2000, e professor da Harvard University, e do brasileiro radicado no Canadá Daniel Schorr, diretor de “Jonas et Lisa”, de 1995, e “Snow cat”, de 1998, em parceria com a conceituada National Film Board.

Confira abaixo destaques da programação e informações de serviço do Anima Mundi 2008. A programação completa está no site do festival.




fonte: g1