quarta-feira, 16 de julho de 2008

Diretor de 'Tropa de Elite' mostra descaso do governo em filme


Durante 30 dias, acompanhado de duas pessoas, o cineasta José Padilha seguiu a rotina de três famílias cearenses em situação de "insegurança alimentar grave", problema que atinge mais de 11 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

O diretor de Tropa de Elite, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, retoma o documentário em Garapa, que mostra outros tipos de violência que o capitão Nascimento não tem como combater: fome e miséria.

Padilha quer mostrar como a fome se manifesta do ponto de vista pessoal das famílias, dando vida a números e estatísticas da recente pesquisa divulgada pelo Ibase. "Quis fazer um filme o mais simples possível, com o mínimo de alegorias e de informações que fossem além da história daquelas famílias", disse Padilha à Reuters.

A vontade de filmar Garapa, nome dado à mistura de água e açúcar que as crianças tomam na falta de leite, surgiu com o Bolsa Família, há quatro anos. Das famílias que Padilha filmou, duas recebem dinheiro do programa, enquanto a terceira não tem documentos para se registrar. Assim como a pesquisa, o filme mostra que o benefício não é suficiente para acabar com a fome. Uma das famílias tem três filhas e mora na periferia de Fortaleza; outra tem 11 filhos na zona rural e a última, com três crianças, vive no "meio do nada".

"Durante as filmagens, você não pode interferir. E isso é duro para quem está filmando", disse Padilha, que acabou ajudando uma das crianças que chorava de dor de dente devido ao excesso de açúcar. O filme será lançado dia 5 de setembro, em Recife, nas homenagens ao centenário de nascimento de Josué de Castro, autor de Geografia da Fome (1946), que dizia frases como: "Metade da humanidade não come, e a outra metade não dorme, com medo da que não come".

"O importante é saber que existem famílias nessa situação, para mobilizar as pessoas a tentar acabar com a fome", diz Padilha, que vai reverter a renda do longa, que estréia em circuito em outubro, para as três famílias.

fonte: O Dia