sexta-feira, 4 de julho de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (04/07)



Do Outro Lado
(
Auf der Anderen Seite)
(Alemanha/Turquia/Itália - 2007 - 122 min - Fatih Akin)

Não é difícil entender por que o roteirista e diretor Fatih Akin levou o prêmio em Cannes de melhor roteiro por Do Outro Lado. É uma típica trama à la Babel que chama atenção para sua própria engenhosidade em traçar pontes entre histórias paralelas. O filme se divide em dois capítulos. No primeiro, em Bremen, na Alemanha, Nejat Aksu (Baki Davrak), um descendente de turcos, leciona alemão em uma faculdade local. E um caixão é desembarcado de um avião em Istambul. No segundo capítulo, Nejat retorna para a Turquia onde vira dono de uma livraria especializada em livros escritos em alemão. E um caixão agora é carregado em um avião em Istambul. É dessa mistura sem fronteiras de pátrias e culturas, permeada de morte, que Do Outro Lado trata. Contar mais do que isso seria não só desleal com o leitor, como desnecessário. A certa altura uma personagem relembra que a Turquia está batalhando para ser aceita na União Européia. Akin adiciona aí um elemento factual que casa bem com a história de tolerância, solidariedade, perda, identidade e pertencimento que o cineasta - não por acaso um alemão de ascendência turca - está tentando contar. Uma bela história, essa. Se há uma ressalva a fazer ao filme, não é por sua opção de conteúdo, mas de forma. Do Outro Lado é o primeiro longa de ficção de Akin desde o sucesso mundial de Contra a Parede, de 2004. No meio tempo ele assinou um curta na coletânea Visões da Europa e dirigiu o documentário Atravessando a Ponte - O Som de Istambul. O cineasta precisava, portanto, suprir as expectativas de todos como contador de história. Para aderir às tramas interligadas (e espetaculosas) da escola Iñárritu era apenas um passo.

Hancock
(Hancock)
(EUA - 2008 - 92 min - Peter Berg)

Will Smith ("Eu Robô") interpreta Hancock, um super-herói que perdeu a sua popularidade entre aqueles que ele protege quando suas tentativas de resgate nem um pouco convencionais provocaram um terrível caos na cidade. Durante um resgate, Hancock conhece Ray Embrey (Jason Bateman), um agente de Relações Públicas recentemente demitido que se oferece para representar e recuperar a imagem pública de Hancock. Quando a mulher de Ray, Mary (Charlize Theron, vencedora do Oscar por "Monster - Desejo Assassino"), e Hancock se encontram, ocorre uma inexplicável e imediata conexão entre os dois. Após muita resistência, Mary finalmente revela que ela também possui superpoderes e, logo em seguida, Hancock começa a perceber que seus poderes estão perdendo força. A notícia se espalha rapidamente entre os criminosos que Hancock colocou atrás das grades, e agora Hancock terá de encontrar um jeito de resgatar os seus poderes para continuar vivo. Extras: "Hancock" chegou a ser considerado um dos melhores roteiros não-realizados de Hollywood, após um longo período de estagnação do projeto. O roteiro de Vincent Ngo, revisado por Vince Gilligan, foi rejeitado por vários estúdios até que o próprio Will Smith resolveu abraçá-lo em 2003, e de quebra assumiu a função de produtor. Peter Berg ("Bem-Vindo à Selva") assumiu a direção, enquanto nomes de peso figuram no cargo de produtor ao lado de Smith: Michael Mann ("Miami Vice") e Akiva Goldsman (roteirista de "O Código Da Vinci").


Kung Fu Panda
(Kung Fu Panda)
(EUA - 2008 - 92 min - Mark Osborne, John Stevenson)

O estúdio Dreamworks tem mais uma aposta no mundo da animação computadorizada em 2008. Depois do sucesso absoluto da trilogia "Shrek" e do filme "Madagascar", agora a empresa investe na história de um panda que aprende artes marciais. Assim como a produção do ogro verde, o filme "Kung Fu Panda" tem um elenco de voz cheio de estrelas. Angelina Jolie ("Sr. e Sra. Smith"), Dustin Hoffman ("Entrando Numa Fria Maior Ainda"), Jackie Chan ("A Hora do Rush 3") e Jack Black ("King Kong") dublam os principais personagens da aventura. Ambientado na China antiga, a animação conta a história de um panda preguiçoso chamado Po (Jack Black), único animal capaz de salvar o Vale da Paz do poderoso vilão Tai Lung, um leopardo da neve. Para cumprir a missão, Po recebe aulas da Mistress Tigress (Angelina Jolie), que o ensina a lutar como um verdadeiro mestre das artes marciais. “Kung Fu Panda” foi finalizado em outubro do ano passado (2007) e teve um longo trabalho de pós-produção, onde as vozes, gravadas em 2006, foram finalmente inseridas. Posteriormente, atores como Angelina Jolie e Jack Black voltaram aos estúdios para as cenas adicionais.


O Balão Vermelho / O Cavalo Branco (Le ballon rouge/Crin blanc: le cheval sauvage)
(França - 1956/1953 - 34 min/47 min - Albert Lamourisse)

Dois média-metragens clássicos do cinema francês. No primeiro, garoto encontra um balão vermelho e passa a vagar pelas ruas de Paris apreciando a beleza. Mas a cada canto em que vai, ele se depara com adultos e bandos de crianças que fazem chacota de seu apego a um simples balão.

No segundo, Garoto faz de tudo para capturar um cavalo branco selvagem. O problema é que vaqueiros têm a mesma intenção, mas o cavalo foge. A esperança do menino é que ele reencontre o animal outra vez. O filme foi rodado nas belas paisagens de Camargue, região pantanosa ao sul da França, onde o rio Rhône se encontra com o mar Mediterrâneo.


O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon)
(França - 2007 - 112 min - Julian Schnabel)

Jean-Dominique Bauby, nascido em 1952, pai de dois filhos, era redator-chefe da revista francesa Elle quando foi vítima de uma doença rara, que o deixou lúcido intelectualmente, mas paralisado por completo, só podendo respirar e comer por meios artificiais e mover o olho esquerdo. Com este olho piscava uma vez para dizer sim e duas vezes para dizer não. Com ele chamava também a atenção do seu visitante para as letras do alfabeto, formando palavras, frases, páginas inteiras. Assim escreveu o livro: todas as manhãs, durante semanas, decorou as suas páginas antes de ditá-las, depois de as ter corrigido mentalmente durante a noite. O diretor Julian Schnabel nasceu em 1951, nos Estados Unidos. Formou-se na Universidade de Houston, retornando para Nova Iorque em 1973. Desde então, tornou-se um pintor e escultor de enorme sucesso, com retrospectivas em diversos museus de renome. Escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, "Basquiat", em 1996. Seu segundo filme, "Antes do Anoitecer", recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2000. Este é seu terceiro longa-metragem. Curiosidade: Johnny Depp seria o intérprete de Jean-Dominique Bauby, mas deixou o projeto devido as filmagens de "Piratas do Caribe - No Fim do Mundo". "O Escafandro e a Borboleta" levou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O filme, do cineasta Julian Schnabel, que recebeu o prêmio de Melhor Diretor, concorria com "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", "O Caçador de Pipas", "Luxúria, Cuidado" e "Persepolis".