sábado, 9 de agosto de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (08/08)



À Caçada
(
The Hunting Party)
(EUA/Bósnia - 2007 - 102 min. - Drama/Comédia - Richard Shepard)


A Caçada tem uma das melhores frases de abertura que já vi no cinema: "Apenas as partes mais ridículas dessa história são verdadeiras". É simplesmente impossível resistir a um aviso desses. A cena inicial é igualmente vendedora. Nela somos apresentados ao cinegrafista Duck (Terrence Howard, de Homem de Ferro, com a competência habitual), que explica através de um voice-over sua relação profissional de anos com o correspondente de guerra, lenda em sua profissão, Simon Hunt (Richard Gere, aqui bem acima de sua média canastrona). O problema é que um dia, sem explicação, o jornalista tem um colapso nervoso em rede nacional, ao vivo da Bósnia. Ele então é despedido e desaparece no mundo... Até que anos depois Duck, agora chefe de equipe da emissora, o reencontra - de novo na Bósnia - e a velha parceria é formada novamente em nome do passado e de uma história que pode mudar a vida dos dois. O filme de Richard Shepard, que tem no currículo o excelente O Matador, tem como base o artigo "Como passei minhas férias de verão" da revista Esquire. Nele é relatado como como cinco jornalistas reuniram-se em Sarajevo, cinco anos após a guerra, para tentar encontrar Radovan Karadzic, um notório criminoso e sujeito diretamente responsável pelo assassinato e tortura de milhares de muçulmanos na região. É como se hoje as mesmas pessoas partissem numa caçada por Osama Bin Laden, como fez o documentarista Morgan Spurlock em seu último filme.



Asterix nos Jogos Olímpicos
(Asterix at the Olympic Games)
(França/Alemanha/Espanha/Itália - 2008 - 116 min. - Comédia - Frédéric Forestier e Thomas Langmann)

Os irredutíveis gauleses estão de volta em mais uma aventura cinematográfica! E desta vez com as participações especiais do jogador Zinédine Zidane e do piloto Michael Schumacher. Em "Asterix nos Jogos Olímpicos" nossos heróis descobrem que há uma competição esportiva entre gregos e romanos a cada quatro anos. E, claro, eles não poderiam ficar de fora desta! Para conseguirem participar, Asterix, Obelix e todos os moradores da aldeia até deixam de lado um pouco de seu patriotismo e assumem sua porção romana. Só há um detalhe que os guerreiros não contavam: não poderão utilizar a poção secreta de Panoramix. Será que mesmo assim Asterix conseguirá vencer as provas? Extras: A nova aventura dos irredutíveis gauleses, a mais cara produção da história do país da Marselhesa (114 milhões de dólares), entrou em cartaz em quase 1100 salas no país e levou 465 mil pessoas aos cinemas em seu primeiro dia. O resultado: 4 milhões de dólares em 24 horas, sete vezes mais que o segundo filme da série, "Asterix & Obelix: Missão Cleópatra" (2002), obteve no mesmo período! Porém, a crítica francesa massacrou o filme, considerado uma enorme decepção. Thomas Langmann, co-diretor, apressou-se em defender seu trabalho dizendo que "meu alvo foram crianças de 5 a 10 anos, não seus pais".



Devoção
(Devoção)
(Brasil - 2008 - 85 min. - Documentário - Sérgio Sanz)

O que teriam em comum Ogum, o primeiro dos orixás, e Antônio, o bondoso santo casamenteiro? Convertido à força para a fé católica, o negro africano cultuava orixá como se fosse santo, tudo apenas por uma questão de sobrevivência. Em Devoção, seu novo longa-metragem, Sérgio Sanz aponta o grande mito religioso do Brasil: o do sincretismo, que tem sido entendido até hoje como uma mistura de diversas crenças heterogêneas.



Encarnação do Demônio
(
Encarnação do Demônio)
(Brasil - 2008 - 98 min. - Terror -
José Mojica Marins)

José Mojica Marins está retornando aos cinemas após 40 anos afastado. O criador do personagem Zé do Caixão chega com o seu mais novo filme, "Encarnação do Demônio". Ele é o último de uma trilogia que começou com "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", de 1964, e continuou com "Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver", de 1967. No filme, de volta às ruas, ele está decidido a cumprir sua missão: encontrar uma mulher que possa gerar seu filho perfeito. Caminhando pela cidade de São Paulo ele enfrenta leis não naturais e crendices populares, deixando um rastro de sangue por onde passa. Extra: Mojica revelou: "A maldição do Zé do Caixão terminou. Estou realizado por finalizar essa saga tão perseguida pela tragédia e a zombaria". O roteiro de "Encarnação do Demônio" foi escrito em 1966, e só recentemente o diretor foi procurado pelo produtor Paulo Sacramento e o roteirista Dennison Ramalho para a realização de uma parceria para que o filme finalmente fosse realizado. “Esses jovens me deram força, já não estava acreditando na realização da fita”. Para deixar o filme mais atual, Mojica fez adaptações nos personagens. “Hoje o mundo pede mais violência, mais sangue; as cenas de tortura estão fortíssimas. No cinema, você tem que sempre superar a violência da realidade, ou não consegue ter aceitação do público”. Ele ainda afirmou para os fãs que o Zé do Caixão continua com o mesmo espírito: "o espectador que é fã não vai perder nada, a essência do Zé ainda é a mesma”. Sobre futuros filmes, Mojica deixa claro que seu legado pode continuar nas mãos de outro diretor. “Já deixei um gancho no final do filme para que outro possa prosseguir. Já cumpri minha missão, criei um personagem popular e brasileiro, que, com certeza, vai ficar para a história”, diz o cineasta.



Lemon Tree
(
Etz Limon)
(Israel/Alemanha/França - 2008 - 106 min. - Drama - Eran Riklis)

Salma, uma viúva palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o ministro de Defesa de Israel, se muda para a casa ao lado. Não se dispara um único tiro em "Lemon tree", Mas a tensão é permanente na divisa entre o sítio da viúva Salma Zidane (Hiam Abbas, de "Free Zone") e a casa do novo primeiro-ministro israelense que acaba de se tornar seu vizinho, Israel Navon (Doron Tavory). Tudo porque a nervosa segurança do político considera que sua plantação de limoeiros é um esconderijo em potencial para terroristas. Num país quase diariamente abalado por notícias sobre atentados e homens-bomba, a suspeita levantada por seus guarda-costas leva o político a uma solução drástica: ordenar o corte dos limoeiros, que agora viraram assunto de segurança nacional.



Mais do que Você Imagina
(
My Mom's New Boyfriend / Homeland Security)
(EUA - 2008 - 97 min. - Comédia - George Gallo)

Após uma missão de dois anos em um país estrangeiro para o FBI, Henry volta à sua casa em Shreveport, Louisiana, para se unir à força-tarefa local. Durante sua ausência, sua mãe, Marty, antes acima do peso e infeliz, está agora magra e alegre, desejada por homens de todas as idades e recebendo de bom agrado a atenção. Henry não lida muito bem com essa nova versão de sua um dia caseira mãe. No entanto, sua noiva, Emily, adora o jeito desinibido de sua futura sogra. Ela encoraja o comportamento escandaloso de Marty — afinal, se você está com tudo, arrase! Para tornar as coisas ainda piores, Emily está constantemente fazendo pouco de Henry, que parece nunca ter uma folga das mulheres em sua vida. Tommy e seus dois comparsas europeus, Niko e Jean-Yves, planejam roubar a famosa estátua da “Mãe e Filho” de Bernini, que está atualmente emprestada à Galeria de Arte R.W. Norton, em Shreveport. Quando ele inesperadamente se depara com a vivaz e atraente Marty, deixase levar pela distração. Embora ainda esteja planejando roubar o Bernini, Tommy acaba se apaixonando pela divertida Marty, o que complica tudo ainda mais. Além disso, acha o filho dela um pouco arrogante, para não falar outra coisa. Quando o chefe do FBI local John Conrad (Keith David) dá uma ordem a Henry para seguir os passos de um ladrão de obras de arte procurado, Henry descobre que se tornará a sombra de Tommy – o cara que está namorando a sua mãe! Isso significa que ele terá que espionar a própria mãe e ouvir todos os detalhes do relacionamento. Ouvir “conversas de travesseiro durante intervalos românticos” faz parte do trabalho. Mas o que fazer quando sua própria mãe está no meio? O namoro da mamãe acabou se tornando MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA!



O Grande Dave
(Meet Dave / Starship Dave)
(EUA - 2008 - 90 min. - Comédia - Brian Robbins)

Após o fracasso do filme "Norbit", em que Eddie Murphy interpretava diferentes personagens, o ator resolveu se arriscar em mais uma comédia pastelão, o besteirol "O Grande Dave". Na trama, seres extraterrestres chegam à Terra para tentar salvar seu próprio planeta da destruição iminente. Muito menores que os humanos, eles resolvem estudar a vida no nosso planeta usando uma "nave espacial" no formato de um ser humano comum, que teve aprender como agir sem ser notado pelos terráqueos. Eddie Murphy interpreta a nave em situações cômicas, como quando liberta os extraterrestres de sua própria orelha, uma das entradas para o complexo mundo desses seres. Além disso, ele também assume a forma de um dos extraterrestres da tripulação, passando por situações de risco. "O Grande Dave" é dirigido por Brian Robbins e traz em seu elenco Elizabeth Banks ("Por Conta do Destino") e Marc Blucas ("Buffy - A Caça Vampiros"). A trilha sonora do filme recorre a clássicos como "Stayin' Alive", Bee Gees, sucesso em "Os Embalos de Sábado à Noite", e "The Power", hit dos anos 90 do duo Snap!.



Violência em Família
(Suburban Mayhem)
(Austrália - 2006 - 90 min. - Drama - Paul Goldman)

A trama conta a história de Katrina. O nome inspirado no furacão que devastou New Orleans é uma coincidência apropriada. Kat, para os mais íntimos, tem 19 anos, é mãe solteira, mora com o pai e a filha num bairro do subúrbio e vive uma vida de pequenos crimes, sexo fácil e carros envenenados. Ela é mestre em manipular os homens, acredita na impunidade e que nada a impedirá de alcançar o que quer. Mas quando sua vida desregrada faz com que ela possa perder sua filha, Katrina mostra do que realmente é capaz - tornando, então, seu nome mais infame do que imaginaria possível. Violência em família de Paul Goldman, é uma ficção em forma de documentário. O diretor moderniza essa linguagem com a mesma ferocidade que sua protagonista demonstra na tela. São cortes rápidos, cores saturadas para dar um clima de desordem, trilha sonora alta com músicas punk e depoimentos em uma velocidade surpreendente. Alguns vão achar a produção um desperdício visual com pretensões artísticas, mas quem se despir dos preconceitos e embarcar na viagem não irá se arrepender. O filme de Goldman abusa da animação e da edição frenética, visivelmente comprometido com o entretenimento.