sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (29/08/08)

Ainda Orangotangos (Ainda Orangotangos)

(Brasil - 2007 - 81 min. - Drama - Gustavo Spolidoro)

Durante 14 horas de um dia quente de verão, quinze personagens transitam pelas ruas e prédios de Porto Alegre. Japoneses vão ao limite no metrô. Garotas se beijam em um ônibus enquanto discutem futebol e o saco do Papai Noel. O porteiro de um grande condomínio só pensa na cerveja no fim do expediente. Uma mulher nua foge de pombas dentro de seu apartamento. Ao lado, um quarentão e sua garota tatuada, na falta de coisa melhor para fazer, bebem perfume. No mercadinho um garoto tenta comprar aspirinas mas o atendente lhe dá balas. Um escritor decide que um pacífico velhinho que caminha pela rua deve ser o editor de uma obra sobre as 193 espécies de símios já descobertas no planeta. Em uma festa evangélica de 15 anos não é Deus quem marca presença, mas sim o professor de canto da debutante. Um dia mais que normal na capital gaúcha, em um único plano-sequência de 81 minutos.


Andarilho (Andarilho)

(Brasil - 2006 - 80 min. - Documentário - Cao Guimarães)

Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada qual à sua maneira, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório. Segundo filme da trilogia da solidão de Cao Guimarães que trata da relação entre o caminhar e o pensar. A partir do constante movimento de sons e imagens, propõe uma reflexão sobre a vida como lugar de mera passagem.



Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito (Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito)

(Brasil - 2008 - 75 min. - Biografia/Drama - Glauber Filho/Joe Pimentel)

O universo do sertão permeia a trama no início do filme, na qual Bezerra de Menezes vive a infância e a adolescência. Aos dezoito anos, o protagonista inicia no Rio de Janeiro seus estudos de Medicina. Lá, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas, o que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o "Médico dos Pobres". Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade. Realizado com a mais avançada tecnologia digital e finalizado em 35mm, o longa-metragem “Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito” faz uma fiel reconstituição de época para representar o Ceará e o Rio de Janeiro do Século XIX. Com cuidadosa pesquisa história de Luciano Klein, biógrafo de Bezerra de Menezes, aliada a extensa pesquisa iconográfica nos acervos mais importantes do país, a vida de Bezerra de Menezes será contada com passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de sua vida e obra. A produção teve locações no Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro e contou com o talento do ator Carlos Vereza interpretando Bezerra de Menezes, além de grande elenco Cearense.


Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais)

(Brasil - 2007 - 73 min. - Documentário - Carlos Prates)

O cinema realizado em Minas nos anos dos governos militares pelos cineastas Joaquim Pedro, Andrea Tonacci, Alberto Graça, Carlos Prates e Schubert Magalhães. A fita é uma comédia sob o céu azul do sertão, ou uma fábula de costumes erótico – sentimental - aventureira enfeitada de imagens cinematográficas do passado. Ou ainda um musical coreografado com a câmera e iluminado pela irresistível participação de Humberto Mauro.



La León (La León)

(Argentina - 2007 - 85 min. - Drama - Argentina/França - Santiago Otheguy)

Num labirinto de rios e de riachos, num mundo ao mesmo tempo sensual e selvagem, Alvaro leva uma vida humilde e solitária. A pesca é seu trabalho diário. A sua homossexualidade e a sua paixão para os livros fazem dele um personagem à parte entre os habitantes desta região da Argentina perdida no tempo. A única relação entre este território sem fronteiras definidas e a cidade é constituída por "GR Leon", uma embarcação pilotada diariamente GR Turu, um homem violento e autoritário. Turu vê a diferença Alvaro como uma ameaça e parece determinada o incomodar.


O Mistério do Samba (O Mistério do Samba)

(Brasil - 2008 - 88 min. - Documentário - Lula Buarque de Holanda/Carol Jabour)

Mistério, a rigor, não há muito. Trazer à tela velhinhos que têm histórias para contar, com bom humor e memória excepcional, e música da boa para cantar é suficiente para fazer um documentário de arrasar corações. Foi assim com o cubano Buena Vista Social Club (1999), por exemplo. E é o que move o nacional O Mistério do Samba, nova empreitada de Marisa Monte, aqui agindo como produtora. Adepta a resgates musicais desde o começo da carreira, Marisa foca aqui a Velha Guarda da Portela, sua escola de samba de coração, formada por gente da época em que "de coração" realmente queria dizer algo a mais no universo do carnaval carioca. O filme é resultado final de um trabalho hercúleo da cantora, ao lado dos diretores Lula Buarque de Hollanda e Carol Jabor, e filhote direto de Tudo Azul, álbum produzido por ela que eternizou a Velha Guarda em estúdio, em 1998. O Mistério do Samba acompanha o trabalho realizado por Marisa na época, quando remexeu nos baús da comunidade à cata de sambas que só haviam sido registrados em gravações caseiras. Mas se o disco serviu para eternizar a arte dos portelenses, o documentário se esforça em retratar, mais que a história da escola, os personagens e seus causos. Tanto que a cantora, apesar de força motriz dos acontecimentos, guarda seu brilho para o papel de coadjuvante de luxo, ao lado de Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.


O Nevoeiro (The Mist / Stephen King's The Mist)

(EUA - 2007 - 127 min. - Horror - Sci-Fi - Thriller - Frank Darabont)

Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton - um artista local - e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado - entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora. "The Mist" é um conto de terror escrito por um autor norte-americano, Stephen King, que tem lugar na pequena cidade de Bridgton, Maine, envolta por uma névoa de repentemente, que esconde monstros do outro mundo. O livro foi publicado pela primeira vez como a última e mais longa história de terror antológica de 1980, como "Dark Forces", editado por Kirby McCauley. Uma versão re-editada e mais dinâmica foi incluída no livro de King de 1985, uma coleção de histórias curtas, chamada "Skeleton Crew". A história foi a mais longa já posta em "Skeleton Crew", e ocupava as primeiras 133 páginas. Para coincidir com o lançamento teatral de "The Mist", o livro foi republicado por uma editora de livros, chamada de Signet Books.


O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom)

(EUA - 2008 - 113 min. - Ação - Aventura - Comédia - Rob Minkoff)

Filmado na China e baseado na lenda chinesa do Rei Macaco, "The Forbidden Kingdom" conta a história de Jason, um nerd adolescente de Boston e fã do kung fu (Michael Angarano, de "24 Horas"), que faz amizade com um idoso chinês (Jackie Chan), dono de uma casa de penhores. Quando o velho é morto num assalto, Jason resgata uma bengala mágica e de repente se vê na China antiga, onde enfrenta a tarefa de libertar o fabuloso Rei Macaco (Jet Li), aprisionado por um poderoso senhor de guerra. Sua tarefa é perigosa, mas Jason recebe ajuda na forma do mestre de kung fu Lu Yan (também Jackie Chan) e do Monge Silencioso (também Jet Li), que ajudam o adolescente a derrotar o Senhor da Guerra de Jade. Extras: Num raro momento de franqueza em Hollywood, Jackie Chan admitiu que não ficou impressionado com o roteiro de seu novo filme, "The Forbidden Kingdom", mas que foi a chance de trabalhar com Jet Li, outro astro das artes marciais, que o atraiu para o projeto pela primeira vez. Chan não tem certeza se é seu 94º ou 95º filme. Enquanto seus fãs podem achar que ele e Jet Li nunca antes trabalharam juntos devido a alguma rivalidade profissional, Chan disse que, na realidade, eles são "grandes amigos que nunca antes conseguiram achar o projeto certo". Até surgir "The Forbidden Kingdom", dirigido por Rob Minkoff ("O Rei Leão"). "Quando me mostraram o roteiro, achei bobagem", contou Jackie Chan. "Mas me disseram que Jet estaria no filme, então concordei. A outra razão foi o diretor. Adorei 'O Rei Leão'". Mas os criadores do filme tiveram alguns problemas com os dois mestres das artes marciais. "Depois do primeiro take, Rob e o câmeraman nos disseram: 'Você são rápidos demais. Dá para fazer mais devagar?'. Mas ambos queríamos nos exibir", disse Chan. As seqüências de luta do filme foram coreografadas por Woo-Ping Yuen ("O Tigre e o Dragão"), e, apesar de ser sua primeira colaboração com Jet Li, Jackie Chan disse que as lutas lhes deram a impressão de que vinham trabalhando juntos por muito tempo.


O Retorno (O Retorno)

(Brasil - 2008 - 75 min. - Documentário - Rodolfo Nanni)

O cineasta volta, 50 anos depois, ao cenário de seu filme "O Drama das Secas". Lá, ele constata que não houve mudanças essenciais na vida dos pequenos lavradores.



Os Desafinados (Os Desafinados)

(Brasil - 2006 - 128 min. - Drama - Walter Lima Jr.)

Nos agitados anos de 1960, em meio ao conturbado processo político do Brasil, cinco amigos músicos formam uma banda chamada ''Os Desafinados'' e vão para Nova York, com o sonho de tocar no Carnegie Hall. Lá, conhecem a filha de um brasileiro com uma americana, que se junta ao grupo. Começa a crescer aí o movimento Bossa Nova. Cineasta veterano, Urso de Prata em Berlim por Brasil Ano 2000, de 1969, Walter Lima Jr. tem uma obra tímida no período da Retomada, com destaque para A Ostra e o Vento, de 1997. A ferrugem se faz notar em Os Desafinados - o público de hoje deve notar, talvez se incomodar, logo de cara, com as imperfeições de som. Falta de som direto, uma discutível opção pela dublagem e a má equalização durante os trechos musicados chamam a atenção.Para um filme que fala de Bossa Nova - nem precisa ser um João Gilberto para reclamar - isso é certamente mais do que um detalhe. Falando em ruído, há a direção de atores não-naturalista - elenco atuando pesado no começo do filme, como mímicos, pra ter certeza que a câmera vai pegar o gestual. Nos seus primeiros 20 minutos, Os Desafinados se parece com um filme do começo da Retomada.


Pelos Meus Olhos (Te Doy Mis Ojos)

(Espanha - 2003 - 109 min. - Drama/Romance - Icíar Bollaín)

A história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando o filho e mais algumas poucas coisas. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo para ele. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo.


Shortbus (Shortbus)

(EUA - 2006 - 107 min. - Drama - John Cameron Mitchell)

Só de olhar para o cartaz dá para se ter uma idéia do que o filme independente de John Cameron Mitchell quer mostrar. O diretor que foi a surpresa do cenário independente de 2001 com o filme "Hedwig and the Angry Inch", volta agora com uma visão muito mais ousada e agressiva. O filme mostra cenas de sexo reais e explícitas entre o elenco, explorando assim as relações e a sexualidade enquanto vivenciamos as diferentes vidas de diversas pessoas com sexualidades e orientação sexual diferentes. Seguindo a linha de filmes que misturam a ficção dramática com o erotismo, como "9 Semanas e Meia de Amor" ou "O Último Tango em Paris", "Shortbus" representa a vida real, onde nem sempre o sexo é tão belo quanto o cinema hollywoodiano apresenta. E é isso que John Cameron Mitchell, na realidade, quer mostrar com o filme. Como Nelson Rodrigues atestava em seus contos: "A vida como ela é..."


Trovão Tropical (Tropic Thunder)

(EUA - 2008 - 107 min. - Comédia - Ben Stiller)

Cinco atores num set de filmagem enfrentam situações que eles jamais experimentaram antes. Enquanto rodam um filme sobre guerra de grande orçamento, são obrigados a se tornar de fato os soldados que interpretam na história. Jack Black ("Super Nacho") é Jeff "Fats" Portnoy, um comediante acima do peso forçado e abandonar as drogas no meio da floresta; Robert Downey Jr. ("Homem de Ferro") é Kirk Lazarus, o maior ator de sua geração e quatro vezes indicado para o Oscar; Jay Baruchel ("Ligeiramente Grávidos") é Kevin Sandusky, um ator desconhecido; e Ben Stiller ("Uma Noite no Museu") é Speedman, que pretende se tornar uma estrela. Extras: Matthew McConaughey ficou com o papel de Owen Wilson na comédia. O nome do ator foi retirado do elenco do filme após uma tentativa de suicídio em agosto de 2007. McConaughey faz uma pequena aparição no filme; Outro ator que também faz uma participação do filme com uma pequena aparição é Tom Cruise. Ele, por sinal, sofreu. Ficou barrigudo e careca para representar um personagem; Outra polêmica do filme foi a aparição de Robert Downey Jr. com a pele negra. A razão para a mudança de cor do ator é que seu personagem, apesar de também ser branco, decide mudar radicalmente seu visual para atuar em um filme que foi escrito tendo um ator negro em mente.


U2 3D (U2 3D)

(EUA - 2007 - 85 min. - Documentário - Catherine Owens/Mark Pellingthon)

"U2 3D" é um filme-concerto, o primeiro rodado, produzido e exibido exclusivamente com tecnologia 3D. Composto de imagens captadas durante o Vertigo Tour, a turnê da banda irlandesa feita em 2006, o filme traz apresentações no Brasil, Argentina, Chile, México e Austrália.


Uma Mãe para o Meu Bebê (Baby Mama)

(EUA - 2008 - 96 min. - Comédia - Michael McCullers)

A história tem como foco uma executiva, ainda solteira, que trabalha para a Happy Planet, uma empresa responsável por vender diversos tipos de alimentos. A mulher, porém, não deseja apenas uma vida centrada no lado profissional e pretende ter um filho. Para isso, contratará outra pessoa para substituí-la no emprego. Steve Martin ("A Pantera Cor de Rosa"), muito conhecido por integrar comédias, é um das estrelas do elenco de "Baby Mama", filme também voltado para o humor. O ator, no entanto, atua apenas por alguns minutos, já que fará apenas uma participação especial. Extras: A comédia estrelada pela atriz Tina Fey, de "30 Rock", e dirigida por Michael McCullers, ex- roteirista do "Saturday Night Live", abriu o Festival de Cinema Tribeca. "Baby Mama", cujo elenco inclui Amy Poehler, também do "Saturday Night Live", conta a história de uma solteira que acaba inesperadamente vivendo com a mãe que lhe alugou sua barriga para ter seu bebê. Rodado principalmente em Nova York, o filme é a estréia de McCullers na direção de um longa-metragem. "É uma honra termos 'Baby Mama' abrindo o Festival de Cinema Tribeca", disse Lorne Michaels, criador do “Saturday Night Live” e produtor do filme. "Todos nós vivemos e trabalhamos em Nova York, então não haverá jeito de nos atrasarmos para a estréia". Jane Rosenthal disse que "Baby Mama" é a opção perfeita para inaugurar o festival que ela ajudou a fundar, ao lado de Robert De Niro, num esforço para revitalizar a região de Lower Manhattan após os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.