domingo, 28 de setembro de 2008

Morre Paul Newman


O ator americano Paul Newman, protagonista de filmes inesquecíveis como "Butch Cassidy and the Sundance Kid", morreu nesta sexta-feira (27/09) aos 83 anos devido a um câncer de pulmão.

Nascido em Shaker Heights, Ohio em 1925, Paul Newman. Serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial como operador de rádio e, na volta, estudou interpretação em New Haven e Nova York.

De volta ao país, ele tentou a carreira artística no famoso Actor's Studio de Nova York, berço de várias estrelas de Hollywood. Sua beleza clássica e marcantes olhos azuis foi logo notada e ele ganhou papéis em teatros da Broadway e em séries de televisão.

Sua carreira no cinema começou com "O Cálice Sagrado", em 1954, um filme tão mal visto pela crítica que levou Newman a publicar um anúncio pedindo desculpas pela sua atuação.

Newman estreou em Broadway e dos palcos foi para o cinema, onde o papel como o boxeador Rocky Graziano no filme "Marcado pela Sarjeta" (1956), dirigido por Robert Wise levou Newman ao estrelato.

Em relação à vida pessoal, teve seis filhos e foi casado duas vezes. No primeiro, com Jackie Witt, o ator teve um filho e duas filhas. Já o segundo, que durou 50 anos, com a atriz Joanne Woodward, se manteve até sua morte e, juntos, tiveram três filhas. Com quem tarbalhou em "O Mercador de Almas".

O título de grande estrela de Hollywood foi confirmado dois anos mais tarde, com "Gata em Teto de Zinco Quente", uma adaptação suavizada de um texto de Tennessee Williams. Na obra, Newman formou uma dupla incomparável e belíssima com outra grande estrela de Hollywwod, Elizabeth Taylor.

Nos anos seguintes, Newman correspondeu a confiança dos produtores como uma série de êxitos no cinema como "Exodus" (1960), "O Indomado" (1963), "Caçador de Aventuras" (1966), e "Butch Cassidy" (1969), no qual atuou ao lado de seu amigo Robert Redford. A dupla bem sucedida voltou às telas em 1973, com "Golpe de Mestre", dirigidos novamente por George Roy Hill.

Newman também trabalhou do lado de trás das câmeras, dirigindo "Que Delícia de Guerra", em 1968 --obra que lhe rendeu duas indicações aos Oscar, de melhor filme e melhor atriz para sua mulher, Joanne Woodward.

Newman e Woodward se conheceram nas gravações de "A Delícia de um Dilema", em 1958. Eles se casaram em Las Vegas, em 29 de janeiro do mesmo ano, um dia depois de Newman se divorciar de Jackie Witte, sua primeira mulher.

O casal teve três filhas em um dos casamentos mais duradouros da indústria cinematográfica. "Para que fazer besteira com hambúrgueres se tenho um filé de primeira em casa?", disse Newman, sobre a relação. Os dois atores moravam em Connecticut desde que decidiram abandonar Hollywood, em 1960.

Em setenta aparições no cinema, Newman alternou grandes fracassos, como "Inferno na Torre" (1974) e grandes êxitos como "Vale Tudo" (1977).

Nesta mesma época, Newman descobriu o prazer pelo futebol e se tornou co-proprietário de uma equipe profissional.

Eterno aspirante ao Oscar, ganhou um prêmio da Academia pelo conjunto da obra, em 1986 e no ano seguinte conseguiu a estatueta de melhor ator por seu papel em "A Cor do Dinheiro", aos 61 anos.

Os dois prêmios vieram após sete indicações ao maior prêmio do cinema americano, por. "Gata em Teto de Zinco Quente" (1958), "Paris Vive à Noite" (1961), "Amor Daquela Espécie" (1963), "Rebeldia Indomável" (1967), "Que Delícia de Guerra" (1968), "Ausência de Malícia" (1981) e "O Veredito" (1982).

"É como perseguir uma mulher preciosa durante 80 anos", disse o ator, ao receber o prêmio.

Newman também foi indicado em 1994, por "O Indomável -Assim É Minha Vida" (1994) e "Estrada para a Perdição", em 2002, sua última produção cinematográfica que marcou uma saída de Hollywood em grande estilo, ao lado de uma interpretação brilhante de Tom Hanks.

Em 2005, Newman ganhou um Emmy e um Globo de Ouro por sua aparição na minissérie televisiva, "Empire Falls".

O ator perdeu o único filho homem por overdose em 1978 e, em decorrência disso, chegou a criar o centro para prevenção do uso de drogas Scott Newman Center.

Newman também foi conhecido por seu apoio a causas políticas liberais nos EUA. Nos anos 60, esteve bastante envolvido na campanha de candidatos democratas à Presidência. Seu forte apoio à Eugene McCarthy em 1968, estrelando diversos comerciais de televisão a favor do candidato democrata, fez Richard Nixon, o adversário de McCarthy e que acabou sendo eleito, colocá-lo em 19º lugar numa lista de seus piores inimigos, o que fez Newman declarar que esta seria uma das maiores honras de sua vida.

Sua paixão pelo automobilismo e pela velocidade foram famosas. Apesar de daltônico, dos anos 70 aos 90 Newman se destacou como piloto amador, correndo em carros esporte nos EUA e na Europa, onde chegou a conseguir um segundo lugar na categoria esporte das 24 Horas de Le Mans com um Porsche 935. Nos anos 80 se envolveu com a Fórmula Indy, onde se tornou sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing. Aos 70 anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona de 1995.

Newman, ex-fumante inveterado, padeceu por muito tempo de câncer do pulmão. Em maio de 2008, foi afastado da direção de uma versão de Ratos e Homens, baseada no livro de John Steinbeck.

A doença havia sido diagnosticada pelo hospital Sloan-Kettering Cancer Centre, em Nova York.

Em agosto, após encerrar as sessões de quimioterapia contra o câncer, o ator Paul Newman foi informado de que teria poucas semanas de vida e pediu aos médicos e a seus familiares para deixar o hospital e ser levado à sua casa, em Westport, no estado americano de Connecticut onde faleceu.

Newman foi um dos atores mais importantes de Hollywood. Ele atuou em cerca de 60 filmes e apesar das dez indicações ao Oscar, ganhou a estatueta somente em 1987, pelo longa A Cor do Dinheiro. Ao longo de sua carreira, ele recebeu 36 prêmios pelos seus trabalhos, além de um Oscar honorário em reconhecimento aos seus muitos e memoráveis trabalhos no cinema.

O ator legendário também era conhecido pelos seus trabalhos filantrópicos. Newman fundou a bem-sucedida linha de produtos alimentícios Newman’s Own, que tem todo o seu lucro revertido para caridade. O valor já ultrapassou os US$ 250 milhões em doações.

No entanto, a faceta de empresário de sucesso é só um detalhe em uma vida que esteve marcada pela interpretação, pela direção e pelos marcantes olhos azuis que transformaram Newman em uma das maiores estrelas de cinema do século XX.


Prêmios Oscar:


1985 -- Prêmio Honorífico da Academia por sua Trajetória Artística

1986 -- Melhor ator por "A cor do dinheiro"

1994 -- Prêmio Humanitário Jean Hersholt

Filmografia:

- 1955: "Cálice sagrado"

- 1956: "Marcado pela sarjeta"

- 1958: "Um de nós morrerá".

- 1958: "Gata em teto de zinco quente"

- 1960: "Exodus"

- 1961: "Desafio à corrupção"

- 1962: "Doce pássaro da juventude"

- 1963: "O Indomado"

- 1964: "Quatro confissões" (The outrage)

- 1966: "Lady L"

- 1967: "Rebeldia Indomável"

- 1969: "Butch Cassidy and the sundance kid" (Dois homens e um destino)

- 1972: "O efeito dos raios-gama nas margaridas"

- 1972: "O Homem da lei"

- 1973: "O emissário de MacKintosh"

- 1973: "Um golpe de mestre"

- 1974: "Inferno na torre"

- 1976: "Buffalo Bill"

- 1979: "Quinteto"

- 1982: "Veredito"

- 1984: "Eterno amigo"

- 1986: "A cor do dinheiro"

- 1990: "Mr and Mrs Bridge" (Cenas de uma família)

- 1994: "A roda da fortuna"

- 1998: "Twilight" (Fugindo do passado)

- 1998: "Message in a bottle" (As palavras que nunca te direi)

- 2001: "Caminho para a perdição"

- 2006: "Carros"