sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (10/10)

A Casa das Coelhinhas (The House Bunny)
(EUA - 2008 - 97 min. - Comédia - Fred Wolf)

Na comédia sensual, “A Casa Das Coelhinhas”, a divertida atriz Anna Faris (“Todo Mundo em Pânico”) encanta no papel de Shelley Darlington, uma coelhinha da Playboy que ensina um grupo estranho de universitárias sobre o sexo oposto – somente para descobrir que o que os garotos realmente querem é o que há no interior. Shelley vive uma vida totalmente despreocupada até ser mandada embora da Mansão Playboy. Sem nenhum lugar para ir, o destino a coloca na vida de um grupo de universitárias excluídas socialmente e que vão perder sua casa no campus se não conseguirem atrair novos membros. Para conseguir esse objetivo, Shelley precisa tirar da manga todos os seus truques e dar a elas um curso relâmpago sobre os segredos da maquiagem e dos garotos. Enquanto isso, Shelley aprender da forma mais difícil que ela precisa um pouco do que as meninas tem – um senso de individualidade. Quando a sensualidade encontra a inteligência, todas aprendem a parar de fingir e começam a ser elas mesmas.




A Guerra dos Rochas
(A Guerra dos Rochas)
(Brasil - 2007 - 80 min. - Comédia - Jorge Fernando)

"A Guerra dos Rocha" é um filme sobre a simpática e desastrada velhinha Dina Rocha e seus três filhos adultos - Marcos Vinicius, César e Marcelo - que vivem em pé de guerra sobre quem deve ficar com a mãe. Durante uma das muitas batalhas familiares, Dona Dina some e quando os filhos percebem a ausência da mãe, parece que já é tarde demais. No IML, os filhos recebem a trágica notícia de que dera a entrada uma velhinha atropelada por um ônibus cuja descrição é igual as de sua mãe. Enquanto os irmãos preparam o velório, eles mal poderiam imaginar que na verdade a mãe fora seqüestrada por dois desastrados e divertidos ladrões na casa ao lado junto com sua amiga Nonô... EXTRAS: Após dois anos no comando do programa da Xuxa, o diretor Jorge Fernando deixa o infantil da Globo para se dedicar em 2007 a um longa-metragem e à próxima novela das sete. Em "A Guerra dos Rochas", dessa forma, o diretor segue o modelo do original argentino, "Esperando La Carroza" (1985), no qual o filme é baseado. Na produção argentina, o papel da matriarca, Mama Corá, também ficou com um homem, o ator Antonio Gazalla, famoso no país. A adaptação do roteiro será assinada por Maria Carmem Barbosa, parceira de Miguel Falabella na novela "A Lua me Disse" (Globo, 2005). Também estão no elenco de "A Guerra dos Rochas" Diogo Vilella, Marcello Antony, Taís Araujo, Giulia Gam, Nicete Bruno, Cecília Dassi e outros.




As Duas Faces da Lei
(Righteous Kill)
(EUA - 2008 - 101 min. - Policial - Jon Avnet)

Depois de 30 anos como parceiros na panela de pressão que é o Departamento de Polícia de Nova York, os condecorados detetives David Fisk e Thomas Cowan (Robert De Niro e Al Pacino) deveriam estar aposentados, mas não estão. Antes de fazer suas malas, eles são chamados para investigar o assassinato de um conhecido cafetão que parece ter ligação com um caso resolvido por eles anos atrás. Como no crime original, a vítima é um criminoso suspeito cujo corpo é encontrado junto com um poema justificando o assassinato. Quando outros crimes acontecem, começa a ficar claro que os detetives estão às voltas com um serial killer, alguém cujos crimes se perderam nos porões do sistema judicial e cuja missão é fazer o que os policiais não conseguiram - acabar com os culpados e limpar as ruas. As semelhanças entre as mortes recentes e seus casos anteriores trazem à tona uma desconfortável questão: será que eles colocaram o homem errados atrás das grades?




Fatal
(Elegy)
(EUA - 2008 - 113 min. - Romance - Isabel Coixet)

Impulsionado pela direção de Isabel Coixet, "Fatal" retrata o relacionamento apaixonado entre um renomado professor de faculdade e uma jovem mulher cuja beleza o encanta e atordoa. Enquanto sua ligação íntima os transforma — mais do que poderiam imaginar — a intensa disputa sexual evolui na forma de uma indelével história de amor. Com uma ternura humanista, uma graça irônica e intensidade erótica, "Fatal" explora o poder que a beleza tem em cegar, revelar e transformar. O carismático professor David Kepesh (Ben Kingsley) diverte-se com a conquista de jovens e ousadas estudantes, mas nunca deixa nenhuma mulher se aproximar demais. Quando a maravilhosa Consuela Castillo (Penélope Cruz) entra em sua sala de aula, porém, sua camada de proteção se desfaz. A beldade de cabelos negros o cativa e ao mesmo tempo o perturba. Mesmo que Kepesh considere o corpo dela uma obra de arte perfeita, Consuela é mais que um objeto de desejo. Ela demonstra uma grande autoconfiança e uma intensidade emocional que desafia suas percepções. O desejo de Kepesh por Consuela se torna uma obsessão, mas, por fim, suas fantasias ciumentas sobre traição a afastam.




Mandela - A Luta pela Liberdade
(Goodbye Bafana)
(Alemanha/França/Bélgica/África do Sul/Itália/Inglaterra/Luxemburgo - 2007 - 140 min. - Biografia/Drama - Billie August)

A verdadeira história de um homem branco, policial sulafricano e racista, cuja vida foi profundamente alterada por causa de um prisioneiro negro a quem ele vigiou durante anos. O nome do prisioneiro era Nelson Mandela. O ex-carcereiro James Gregory, falecido em 2003, escreveu um livro de memórias intitulado Goodbye Bafana, no qual revela sua relação de mais de vinte anos com o prisioneiro político mais famoso do século 20, Nelson Mandela. O livro foi adaptado ao cinema em Mandela - A Luta Pela Liberdade. O elenco conta com Dennis Haybert (o senador/presidente Palmer de 24 Horas), que vive Mandela. Inicialmente, James, vivido por Joseph Fiennes (Lutero) é, como todo a esmagadora maioria sul-africana branca de 1948 a 1990, um ferrenho simpatizante do regime segregacionista do Apartheid. Por conta de uma infância em que tinha amigos negros, porém, ele conhece o dialeto falado por Mandela e seus colaboradores - e é designado para o departamento de censura da prisão em que o líder está preso. Aos poucos, o carcereiro começa a respeitar o advogado, ativista e guerrilheiro da causa da liberdade social - algo que reflete o próprio sentimento do país, que sofre cada vez mais pressão da comunidade internacional para mudar o regime.




Os Mosconautas no Mundo da Lua
(Fly Me to the Moon)
(EUA - 2008 - 84 min. - Animação - Ben Stassen)

Em 1969, três astronautas ousaram ir onde nenhum homem jamais estivera: a Lua. A nWave Pictures desenvolveu um longa-metragem de animação que levará você de volta a esse momento histórico. As imagens em 3D produzidas e criadas são verdadeiramente imersivas; e, literalmente, colocarão o público no meio da ação, como parte da história. O cinema está prestes a atravessar uma nova fronteira. “Os Mosconautas no Mundo da Lua” combina a missão Apollo 11 com uma estranha história que envolve três moscas adolescentes que seguem juntas em uma incrível aventura no espaço. Na animação, Nat, I.Q. e Scooter, três jovens e curiosas mosquinhas, estão em busca de novas aventuras e acabam entrando para a história quando embarcam na lendária viagem da nave Apollo 11 para a Lua. Uma animação em 3D que promete conectar uma nova geração de crianças e seus pais por meio da exploração espacial e de um dos momentos mais importantes da história da humanidade, experimentado em sua grandiosidade através de efeitos especiais de última geração. O filme apresenta às novas gerações a exploração espacial e o momento histórico em que o mundo se uniu para essa conquista impressionante. Neste filme para a família, com classificação livre, a história é dublada por grandes talentos: Kelly Ripa, Christopher Lloyd, Nicollette Sheridan e Tim Curry. Há também uma participação especial em animação e em ação ao vivo do astronauta da Apollo 11 na vida real, Buzz Aldrin.