domingo, 19 de outubro de 2008

Morre o cineasta chinês Xie Jin


O diretor e roteirista chinês Xie Jin morreu aos 84 anos em sua cidade natal de Shangyu, na província de Zhejiang (leste), informa a imprensa oficial chinesa.

Nascido em 1923, Xie Jin dirigiu mais de 20 filmes durante toda a carreira. A causa da morte não foi divulgada. Ele foi encontrado morto na manhã de ontem em um quarto de hotel em Shangyu, onde estava para a celebração do 100º aniversário da escola onde estudou, segundo a agência de notícias Xinhua.

Jin dirigiu filmes como "A Guerra do Ópio" e "Cidade de Hibiscos". Segundo o site especializado em cinema IMDb.com, Jin era membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que promove o Oscar, e do Directors' Guild of America (sindicato de diretores de cinema dos EUA).

A atriz chinesa Liu Xiaoqing, que atuou no filme "Cidade de Hibiscos", informou em seu blog, segundo a agência de notícias Associated Press que Jin estava bem na sexta-feira (17); ele foi buscar a mulher no hospital, onde ela foi operada para receber um marca-passo, e depois saiu para a escola.

Jin começou a carreira no teatro, antes de passar a dirigir filmes.

fonte: folha online