sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (21/11/08)

A Duquesa (The Duchess)
(Reino Unido, Itália, França - 110 min. - Drama - Saul Dibb)

Georgiana Spencer era bela, carismática e adorada pelo povo. Em sua vida particular, era uma mulher vulnerável, cuja inteligência constituía a principal arma para burlar a rígida sociedade inglesa do fim do século XVIII. Casada com o riquíssimo Duque de Devonshire, interessado apenas em ter um herdeiro, Georgiana rompeu todas as convenções, entregando-se a grandes paixões extra-conjugais e engajando-se junto ao Partido Liberal. Sua história ressoaria por anos na sociedade britânica, inclusive dois séculos depois, numa de suas descendentes diretas: Diana Spencer, a Lady Di. EXTRAS: A atriz Keira Knightley não permitiu que manipulassem por computadores seus seios no cartaz do drama épico “A Duquesa”. Os vestidos que a atriz usa no longa dão a impressão de que seus seios são menores do que realmente são. No entanto, Knightley pretendia parecer o mais natural possível com as roupas e, por isso, não autorizou que alterassem a imagem digitalmente. Jeffrey Hatcher (“Casanova”) adaptou o roteiro a partir do livro “Georgiana: Duchess Of Devonshire”, da escritora Amanda Foreman.




A Mulher do Meu Amigo
(
A Mulher do Meu Amigo)
(Brasil - 2008 - 86 min. - Comédia - Cláudio Torres)

Thales é um bem sucedido homem de negócios, mas está em crise com sua profissão. Casado com a rica e mimada Renata, ele trabalha com seu sogro, o poderoso e amoral empresário Augusto. Um dia, durante suas férias na casa dos amigos Rui e Pamela, Thales decide que vai parar de trabalhar. Esta inusitada decisão afeta a vida de todos à sua volta.




A
Princesa de Nebrasca (The Princess of Nebraska)
(EUA - 2007 - 77 min. - Drama - Wayne Wang)

Baseado no conto de Yiyun Li, cuja história se passa em 24 horas, trata-se da vida de Sasha, uma jovem estudante chinesa na Universidade de Nebraska. Grávida de quatro meses, fruto de uma aventura fugaz em Pequim, Sasha decide ir a São Francisco fazer um aborto. Mas eis que ela se depara com um amigo e eventual amante. É um encontro que permitirá a Sasha um leque de opções para mudar de vida, inclusive quanto à decisão de desistir de sua idéia original sobre a criança que espera.




Feliz Natal
(
Feliz Natal)
(Brasil - 2008 - 100 min. - Drama - Selton Mello)

Homem que trabalha em ferro-velho, cercado de pedaços e peças enferrujadas, tenta montar o quebra-cabeça da própria existência e esquecer os fantasmas do passado. Perto do natal e das festas de final de ano, ele tenta uma reaproximação com a família disfuncional. A mãe é bêbada e viciada em psicotrópicos; o pai, separado da esposa, não o aceita; o irmão vive um casamento em crise; a cunhada está perdida entre as frustrações de um casamento naufragado; os sobrinhos pequenos crescem rapidamente e cercados por esses dramas de adultos. Na história ainda estão dois amigos do protagonista, ambos abandonados no tempo e cujas vidas se resumem em noitadas repletas de excessos. Primeiro filme como diretor de Selton Mello.




Max Payne
(Max Payne)
(EUA - 2008 - 100 min. - Ação, Triller - John Moore)

A 20th Century Fox é a responsável por levar a história do game “Max Payne” para os cinemas. O jogo, lançado para PC em 2001, e que vendeu mais de 5 milhões de cópias nos EUA, tem uma continuação lançada no final de 2003 para PC e consoles. A história é de um policial de Nova York que tem sua mulher e seu filho mortos devido ao uso de uma nova droga chamada de Valkyr. Depois dessa tragédia Max foi trabalhar para o DEA, departamento anti-drogas americano, onde passou a operar disfarçado coletando informações sobre a máfia. Corte rápido para os dias de hoje e Max se encontra num beco sem saída: foi desmascarado pelos mafiosos e traído por seus companheiros de polícia. A coisa não está fácil para Max... E daí para frente só fica pior. No jogo, em um clima de filme noir, as fases lembram histórias em quadrinhos. O game foi o primeiro a reproduzir o efeito "bullet time" criado por “Matrix”, o que deve promover a repetição do seu uso nos cinemas depois da trilogia dos irmãos Wachowski. Mark Wahlberg (“Os Infiltrados”) interpreta o protagonista do longa.




Mil Anos de Orações
(A Thousand Years of Good Prayers)
(EUA - 2007 - 83 min. - Drama, Romance - Wayne Wang)

Um homem chinês decide viajar até os Estados Unidos para rever a filha há muito tempo distante de casa e que acabara de se divorciar. Durante sua jornada, no entanto, ele conhece uma senhora iraniana que, apesar das enormes barreiras da língua, decididamente conquista seu coração.




Os Estranhos
(The Strangers)
(EUA - 2008 - 85 min. - Suspense - Bryan Bertino)

Quando o casal Kristen (Liv Tyler) e James (Scott Speedman) chegam à remota casa de veraneio dos pais de James, eles simplesmente querem descasar um pouco depois de uma noite difícil. Mas mal sabem eles que a noite está prestes a se tornar a pior de suas vidas quando três estranhos mascarados surgem em seu recanto aparentemente tranqüilo. Esses misteriosos estranhos têm um prazer doentio em aterrorizar o jovem casal, o que leva Kristen e James ao limite da sobrevivência, onde apenas seus instintos mais brutais podem salvar suas vidas... "A primeira vez que, abrindo uma tenda, me vi diante de um deles, gritei tão forte que assustei todos. Não sabia se seria capaz, nunca gritei na vida real. Nunca me ocorreu, por exemplo, de pegar por instinto uma faca por ter ouvido um barulho na casa. Mas tenho medo do escuro, principalmente no campo", disse Liv Tyler. A colaboração com Scott Speedman, co-protagonista do filme conhecido por sua participação no extinto seriado "Felicity", e Bryan Bertino não foi prazerosa apenas no set, segundo a atriz. "Passávamos muitas noites em um local que se chama Therapy Now, em Florence não tem muita coisa para se fazer. Nos divertíamos no karaokê ou também apenas jogando bilhar e bebendo. A coisa positiva é que ali se podia fumar em qualquer lugar, até mesmo no restaurante", declarou. "Ficávamos quase sempre Scott, Bryan e eu. Nunca havia me ocorrido ficar em todas as cenas de um filme. Não acontece geralmente de eu ler alguma coisa e pensar 'quero fazê-lo' antes mesmo de saber quem é o diretor. Quando tive o papel, Bryan já havia escrito o roteiro, mas não havia sido ainda chamado para dirigir. Era sua primeira vez, mas conhece o material tão bem que ele se revelou a escolha certa".




Pindorama - A Verdadeira História dos Sete Anões
(Pindorama - A Verdadeira História dos Sete Anões)
(Brasil - 2007 - 75 min. - Documentário - Roberto Berliner, Lula Queiroga, Leo Crivelare)

Uma família como outra qualquer, que mora, vive e trabalha numa casa que anda. Assim é a vida de Charles, Zuleide, Gilberto, Cleide, Rogério, Claudio e Lobão, sete anões irmãos, descendentes do mítico palhaço Pindoba, o menor e mais engraçado palhaço do mundo. Juntos eles formam o circo Pindorama, uma trupe que circula pelo sertão nordestino, despejando alegria, risos, nos dando aula de fraternidade e conquistando os corações do Brasil.
Acesse o site do circo Pindorama Circus




Quart4B
(
Quart4B)
(Brasil - 2005 - 93 min. - Drama - Marcelo Galvão)

A professora de uma escola primária, o diretor, o zelador e quinze pais estão reunidos na mesma sala para discutir um tabu: o que fazer ao encontrar drogas com um aluno de 10 anos? Há uma proposta de todos tentarem entrar no universo das crianças que usam drogas e experimentarem juntos. Acusações, intrigas e muitas revelações vêm à tona enquanto cada um deles tenta proteger a própria família.
Acesse o site oficial do filme >> Quarta B




Quatro Minutos
(Vier Minuten)
(Alemanha - 2006 - 112 min. - Drama - Chris Kraus)

Jenny é uma mulher jovem cuja vida acabou. Presa por assassinato em uma penitenciária feminina, ela não demonstra qualquer remorso. Mas por trás de sua fachada impenetrável, esconde-se um surpreendente talento musical. Quando uma professora de piano de oitenta anos descobre os segredos da garota - sua brutalidade e seus sonhos - ele decide transformar Jenny no prodígio musical que ela foi no passado.




Scar 3D - A Marca do Mal
(Scar 3D)
(EUA - 2008 - 92 min. - Terror - Jed Weintrob)

Na pequena cidade de Ovid, Colorado, a história de Ernie Bishop, o agente funerário local tornou-se uma cicatriz que jamais poderia ser removida na comunidade. Ernie Bishop aprisionava adolescentes no porão do seu necrotério, conservando-as amarradas nas gavetas dos cadáveres. Ele cortava, marcava e torturava suas vítimas e então lhes mostrava o dano infligido aos seus corpos com um pequeno espelho. Uma das suas vítimas, Joan Burrows, conseguiu libertar-se e matou Bishop, acabando o seu reino de terror e tornando-se uma heroína local. Joan deixou a cidade após o incidente e o filme começa com o seu retorno a Ovid, pela primeira vez em 16 anos para ver sua sobrinha Olympia ser coroada rainha do baile da formatura. Na sua chegada, estranhas mortes acontecem na cidade. Adolescentes - especificamente os amigos de Olympia - estão sendo abduzidos e "pistas" sangrentas deixadas atrás. De início, Joan teme que Bishop tenha voltado e teme que esteja ficando louca. Enquanto tenta provar sua inocência, ela também tem que salvar sua vida e a da sua família.




Um Amor de Vizinho
(The Neighbor)
(EUA - 2007 - 98 min. - Comédia, Romance - Eddie O'Flaherty)

Jeff está à beira de um ataque de nervos porque seus negócios estão se afundando. Além disso, recebe a notícia por meio de sua própria filha (Gina Mantegna) que a ex-esposa (Meredith Scott Lynn) está prestes a se casar novamente - e com um dos melhores amigos dele (David Youse). As coisa parecem ficar ainda piores quando, por engano, uma poderosa corretora de imóveis chamada Christine (Laroque) pensa que Jeff está deixando seu apartamento, o que gera uma intenso conflito entre eles. Trata-se de uma guerra que não tarda a transformar-se em romance.




Vingança
(Vingança)
(Brasil - 2008 - 116 min. - Drama - Paulo Pons)

Numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, Camila (Bárbara Borges), filha de um rico fazendeiro (José de Abreu), é violentada e abandonada na beira de um rio. Meses depois, Miguel (Erom Cordeiro), um rapaz misterioso e solitário, chega ao Rio de Janeiro e passa a perseguir uma jovem carioca, Carol (Branca Messina), com quem inicia um estranho relacionamento. Carol tem um irmão, Bruno (Márcio Kieling), que mora na Austrália e que acabara de chegar ao Rio para passar alguns dias. Juntos, eles vão a uma festa, onde Sazão (Miguel Nader), amigo de Bruno e Carol, é golpeado e quase morto. Sazão não identifica o agressor. Na mesma noite da festa, Camila chega ao Rio de Janeiro e faz revelações que conduzem a história para um novo e inesperado caminho.