sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (12/12/08)

Branca de Neve Depois do Casamento (Blanche-Niege, la suite)
(Bélgica, França, Reino Unido, Polônia - 2006 - 80 min. - Animação, Comédia - 16 anos)
(Direção: Picha; Vozes: Cécile de France, Rik Mayall, Jean-Paul Rouve)

Relembrando: a Branca de Neve foi ressuscitada com um beijo do Príncipe Encantado. Depois disso, segundo as histórias de então, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre. Isso, convenhamos, é um tanto prematuro. Lembrando mais uma vez, eles se casam... e logo depois? Depois, uma pseudo Fada Boa aparece no pedaço em busca do Príncipe Encanto e, sem nada lhe dizer, o enfeitiça. A mágica tem um revés e pronto, eis que surge a Bela Adormecida, ainda dormindo. O príncipe, obsequioso, acorda-a com um beijo. Erro funesto. A partir daí, nada mais acontece como deveria: a caça à Branca de Neve é declarada aberta, Cinderela saltita descalça, os Sete Anões se enervam e um ogro subnutrido põe suas patas nos pratos alheios. Todos os contos de fada desatam sem controle. E depois? Depois é ainda pior... É surrealista a empolgação (dos distribuidores pelo menos) em torno da "nova obra-prima de Picha". O sujeito de nome esquisito em questão é o mesmo diretor de Tarzan - A Vergonha da Selva e, novamente, se apropria de um conto clássico para deturpá-lo com doses de malícia.




Carga Explosiva 3 (Transporter 3)
(França - 2008 - 100 min. - Ação - 12 anos)
(Direção: Olivier Megaton; Elenco: Jason Statham, Robert Knepper, François Berléand)

Este é o terceiro filme da série “Carga Explosiva", franquia que foi responsável por revelar o ator de ação Jason Statham. Dirigido pelo francês Olivier Megaton (“O Alerta Vermelho”), o novo longa coloca novamente nas ruas o ex-agente das Forças Especiais Frank Martin (Statham), que para ganhar a vida realiza entregas de alto risco. A EcoCorp, empresa corporativa de gerenciamento internacional de resíduos, obtém os direitos para operar as instalações na Ucrânia. Para que possam importar o lixo tóxico que planejam despejar em diversos terrenos que compraram, eles precisam obter a documentação correta assinada por Leonid Vasilev, Ministro do Meio Ambiente. Leonid, um firme defensor do meio ambiente, se recusa a autorizar seu país a ser poluído por esses negociantes vorazes. Para pressioná-lo a assinar, a EcoCorp contrata Jonas Johnson, ex-membro da Delta Force, atualmente fornecedor de serviços de segurança particular, encontrando um meio de fazê-lo assinar os papéis. Johnson rapta Valentina, filha de Leonid, no ímpeto de obrigá-lo a assinar os documentos necessários. O plano de Johnson é manter Valentina constantemente em movimento, para que Leonid não possa elaborar um plano de resgate. Ele tenta contratar Frank Martin para fazer o serviço de levá-la de carro, de um lugar para outro, mas Frank recusa o trabalho. Frank dá aos homens de Johnson o nome de um amigo que pode estar interessado na tarefa. Malcolm, amigo de Frank, aceita o trabalho, mas não tem competência para realizá-lo. Ele é alvejado por um dos homens de Johnson e acaba batendo de carro de encontro à casa de Frank, com Valentina dentro. Quando Frank tenta ajudar Valentina a sair, ele é golpeado e quando desperta, se vê envolvido por Johnson e forçado a assumir o trabalho que não queria.




Eu Sou Juani (Yo soy la Juani)
(Espanha - 2006 - 100 min. - Comédia - 16 anos)
(Direção: Bigas Luna; Elenco: Verónica Echegui, Dani Martín, Laya Martí)

De Bigas Luna, diretor que venceu o Festival de Veneza por seu trabalho em A Teta e a Lua, Eu Sou Juani apresenta a moça mencionada no título do filme, que junto a uma amiga parte para Madri, intencionada a sair da vida monótona que lhe incomoda. Desejando se tornar uma grande atriz, Juani passa por diversos problemas, alguns envolvendo a falta de dinheiro e outros, sua falta de talento.




L.A.P.A. (L.A.P.A.)
(Brasil - 2008 - 75 min. - Documentário - 12 anos)
(Direção: Cavi Borges e Emilio Domingos)

Documentário sobre o universo do hip hop e o cotidiano de quem busca sobreviver de música no Brasil, tudo ambientado no tradicional bairro da Lapa carioca. Contando com depoimentos de várias personalidades do hip hop nacional, como Marcelo D2 e BNegão, L.A.P.A é um documentário carioca que apresenta a dura realidade de músicos no Brasil, além de apresentar um panorama da situação da black music em nosso país.




Madagascar 2 (Madagascar: Escape 2 Africa)
(EUA - 2008 - 89 min. - Animação - Livre)
(Direção: Eric Darnell e Tom McGrath; Vozes: Ben Stiller, Chris Rock, Sacha Baron Coen)

Na altamente esperada seqüência de "Madagascar", Alex, Marty, Melman, Gloria, Rei Julien, Maurice, os pingüins e os chimpanzés encontram-se esquecidos no longínquo litoral de Madagascar e resolvem bolar um plano tão doido que pode até dar certo. Com precisão militar, os pingüins consertam – ou quase – um velho avião que caiu na ilha. Quando o primeiro vôo da Air Pingüim decola, essa atípica tripulação fica no ar apenas tempo suficiente para chegar o mais próximo possível da natureza – nas vastas planícies da África, onde as atrações do Zoológico de Nova York encontram espécies semelhantes a elas pela primeira vez na vida. A África parece ser um local maravilhoso... Mas é melhor que o lar no Central Park? Lançado em 2005, "Madagascar" fez grande sucesso, angariando mais de meio bilhão nas bilheterias mundiais e se tornando a animação do ano. “O filme foi um sucesso porque tinha personagens divertidos e agradáveis com os quais as pessoas se identificavam”, diz o roteirista e diretor Eric Darnell. O também roteirista e diretor Tom McGrath acrescenta: “Simplesmente nos apaixonamos pelos personagens que criamos com Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer e Jada Pinkett Smith. E, claramente, isso aconteceu com todo mundo. Reunimos um belo elenco que adoramos. Exploramos o tema de civilidade versus vida selvagem e transformamos isso em uma história de amizade entre animais de zoológico que têm seus laços testados quando chegam à natureza".




O Demoninho de Olhos Pretos (O Demoninho de Olhos Pretos)
(Brasil - 2007 - 100 min. - Drama - 12 anos)
(Direção: Haroldo Barbosa; Elenco: Nelson Freitas, Camilla Amado, Otávio Terceiro)

Um homem recém-arruinado, de caráter duvidoso, está disposto a qualquer coisa para reconquistar a boa vida. Dois primos travam um embate mortal pelo amor de uma mulher que os faz de bobos. Um rapaz em desesperadora situação financeira decide se matar, mas volta atrás ao se deparar com um lindo pé de moça. Dois amigos aplicam um golpe na praça e planejam uma fuga para Buenos Aires. Estas histórias bem-humoradas de Machado de Assis, publicadas em 1870, no livro “Contos Fluminenses”, são lidas e narradas em momentos diferentes dos séculos XX e XXI, interferindo diretamente no comportamento de seus quatro leitores.




O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas)
(EUA, Reino Unido - 2008 - 94 min. - Drama - 12 anos)
(Direção: Mark Herman; Elenco: David Thewlis, Vera Farmiga, Rupert Friend)

Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área desolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as insistentes recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a “fazenda” que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula cuja intenção é dar uma perspectiva singular sobre os efeitos que o preconceito, o ódio e a violência têm sobre pessoas inocentes, sobretudo crianças, durante a guerra. Através dos olhos vivos de um menino alemão de 8 anos de idade bastante protegido da realidade da guerra, nós testemunhamos uma amizade proibida que se desenvolve entre Bruno, filho de um comandante nazista, e Shmuel, um menino judeu prisioneiro de um campo de concentração. Apesar de separados por uma cerca de arame farpado, as vidas dos meninos acabam profundamente interligadas.




Rebobine, Por Favor (Be Kind Rewind)
(EUA - 2008 - 101 min. - Comédia - Livre)
(Direção: Michel Gondry; Elenco: Jack Black, Mia Farrow, Danny Glover)

Jerry (Jack Black) trabalha num ferro-velho e tem muitas dores de cabeça. Ele acha que isso é por causa da rede elétrica que passa ali. Seu plano para sabotar as instalações dá errado e, para piorar, seu cérebro fica magnetizado. Isso faz com que ele destrua todos os filmes disponíveis na locadora de seu amigo (Mos Def). Para satisfazer a cliente mais leal da loja, uma senhora idosa, Jerry e o amigo contam com a ajuda da população da cidade e recriam as principais cenas e diálogos de filmes como "O Rei Leão", "Hora do Rush", "Caça-Fantasmas", "Quando Éramos Reis", "De Volta para o Futuro", "Conduzindo Miss Daisy" e "Robocop", entre muitos outros. A dupla então se torna as maiores estrelas da vizinhança. Em entrevista, o cineasta francês Michel Gondry falou sobre o filme: "É, basicamente, o tipo de filme que alguém alugaria num lugar que não tem DVD". O diretor proibiu que o elenco e a equipe reassistissem qualquer um deles. Tentar refazer perfeitamente todo aquele cinema, conta, não é o que ele quer. No máximo, a produção poderia dar uma espiada na capa dos VHS, para ter uma noção dos objetos de cena a serem usados. Todo mundo vem com sua própria visão do que eram esses filmes, em relação à direção de arte... Foi assim que fizemos. Mas é difícil, porque vivemos de fazer cinema, não somos como esses caras [os personagens de Be Kind Rewind]. Nós temos que pensar: Como seria se tivéssemos apenas duas horas para refilmar essas obras?", explica.