quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (30/01/09)

Andarilho
(Andarilho)
Produção:
Brasil, 2007
Gênero: Documentário
Duração: 80 min.

Classificação: livre
Distribuidora: Usina Digital
Direção: Cao Guimarães
Estréia: Rio de Janeiro (estreou em Belo Horizonte em 29/8/2008)

Sinopse: Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada qual à sua maneira, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório. Segundo filme da trilogia da solidão de Cao Guimarães que trata da relação entre o caminhar e o pensar. A partir do constante movimento de sons e imagens, propõe uma reflexão sobre a vida como lugar de mera passagem.



Barry e a Banda das Minhocas

(Disco ormene/Sunshine Barry and Disco Warms)
Produção: Dinamarca/Alemanha, 2008
Gênero: Animação infantil
Duração: 75 min.
Classificação: livre

Distribuidora: Imagem
Direção: Thomas Borch Nielsen

Elenco: (vozes) David Bateson, Heather Carino, Helle Dolleris, Trine Dyrholm, Peter Frödin, Jason Graae, Lars Hjortshøj, Frank Lenart, Troels Lyby, Tesz Millan, Birthe Neumann, Peter Hesse Overgaard

Sinopse: Barry é uma jovem minhoca que está cansada de ficar na base da cadeia alimentar! Todos os outros insetos consideram a minhoca um zero à esquerda. Além de comer terra, minhocas têm terra na cabeça! A única perspectiva de futuro de Barry é uma “carreira” enfadonha como gerente na indústria de adubos! Se Barry pudesse realizar um único desejo, seria jamais ter nascido uma minhoca! Mas um dia Barry encontra um antigo vinil de disco music, e o boogie entra nas suas veias. A música mexe com ele, e ele quer mais. Ele TEM de dançar. Coisa que nunca havia feito. Então ele tem uma idéia genial. Vai montar a maior banda do mundo, “Barry e suas Minhocas”, e vão tocar o boogie mais irado! Dançar o “bus stop”, “the hustle” e “the funky chicken”! O boogie fará todos os outros insetos do quintal terem vontade de dançar e eles esquecerão completamente que Barry é uma minhoca! É a forma de deixar para trás a sua vida miserável! Barry se inscreve em um grande concurso de música, que será transmitido ao vivo para todo o jardim! Ele se esqueceu apenas de um pequeno detalhe: “minhocas não têm ritmo”! "Mas", como Barry costuma dizer, "vamos fazer assim mesmo!" E então ele começa a montar sua banda. Porém, se você acha difícil montar uma banda de minhocas, espere até ver a dificuldade que é fazê-las tocar no tempo certo. Quando eles finalmente conseguem acertar o ritmo, descobrem que a emissora de TV não permite minhocas no palco.




Foi Apenas Um Sonho

(Revolutionary Road)
Produção: EUA/Reino Unido, 2008
Gênero: Drama

Duração: 119 min.
Classificação: 16 anos

Distribuidora: Paramount
Direção: Sam Mendes
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Kathy Bates


Sinopse:
Frank e April sempre se consideraram especiais, diferentes, prontos e dispostos a levar uma vida baseada em altos ideais. Assim, quando se mudam para o novo lar na Revolutionary Road, eles orgulhosamente declaram sua independência da inércia do subúrbio que os envolve e prometem jamais ficarem presos aos limites sociais de sua época. Mas mesmo com todo o seu charme, beleza e irreverência, os Wheeler se veem tornar exatamente o que não esperavam: um bom homem preso num trabalho de rotina e uma insatisfeita dona-de-casa sedenta por realização e paixão – uma família americana com sonhos perdidos, como outra qualquer. Determinados a mudar o destino, April arma um ousado plano para recomeçar: deixar o conforto de Connecticut para trás e ir para Paris. Porém, quando o plano é colocado em prática, eles são levados a seus extremos – um para fugir, seja qual for o preço, o outro para salvar tudo o que eles têm. O romance de Richard Yates Foi Apenas um Sonho sacudiu o mundo literário. Os personagens principais da história – um casal com grandes sonhos formado por Frank e April Wheeler – tornaram-se fortemente reais para os leitores e, desde então, têm gerado discussões sobre a natureza do casamento, os papéis de homens e mulheres na sociedade moderna e a possibilidade de conciliar família, emprego e responsabilidades com os desejos da juventude. A obra de Yates percorreu uma longa jornada das páginas para as telas, e agora "Foi Apenas um Sonho" chegou aos cinemas.




Ninho Vazio

(El nido vacio)
Produção:
Argentina/França/Espanha/Itália, 2008
Gênero: Drama

Duração: 91 min.

Classificação: 12 anos
Distribuidora: Imovision
Direção: Daniel Burman
Elenco: Oscar Martínez, Cecilia Roth, Arturo Goetz


Sinopse:
Ninho Vazio explora o vazio gerado quando os filhos crescem e saem de casa, revelando bruscamente as lacunas existentes num casamento, ocultas durante anos pelo caos cotidiano da vida familiar. Em Ninho Vazio, é Leonardo, um escritor bem-sucedido, quem se encontra nessa situação. Incomodado pelas situações sociais impostas por sua vida de classe média de Buenos Aires, Leonardo se comporta como um homem à beira de uma crise de meia-idade, indulgente com suas neuroses e intolerante às mudanças que ocorrem à sua volta. Já sua mulher, Martha, se adapta facilmente ao retornar para a Universidade e lança-se com entusiasmo em qualquer atividade que lhe sirva de distração. Leonardo prefere a introversão. Elege entregar-se à sua imaginação e aventurar-se em sua própria viagem. Ninho Vazio narra essa viagem, desde os acontecimentos mundanos à volta da cadeira de dentista até as águas calmas do Mar Morto. Leonardo consegue um entendimento mais profundo da maneira que deverá comportar-se para ser capaz de seguir sua vida com alguma tranqüilidade. Durante essa viagem pessoal, recebe ajuda de um especialista em neurologia, Dr. Spivack, a quem conhece num jantar, e de uma jovem dentista, Violeta, com quem inicia um romance impulsivo e de breve duração. Apenas quando aceita sua situação, o que inclui um genro com suas próprias ambições literárias, uma filha que se instala em Israel e uma mulher com um entusiasmo surpreendente para a vida social e para a terapia, Leonardo é capaz de ser feliz realmente.





Sim, Senhor

(Yes Man)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Comédia
Duração: 104 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Warner
Direção: Peyton Reed
Elenco: Zooey Deschanel, Jim Carrey, Molly Sim


Sinopse:
Jim Carrey estrela "Sim Senhor!" como Carl Allen, um homem cuja vida não está indo a lugar algum – e bota “não” nisso -, até que se inscreve em um programa de autoajuda baseado em uma única premissa: dizer sim para toda e qualquer coisa. Liberar o poder do “SIM” começa a transformar a vida de Carl de formas surpreendentes e inesperadas, fazendo com que seja promovido no trabalho e abrindo as portas para um novo amor. Mas com sua intenção de abraçar todas as oportunidades, ele pode acabar descobrindo que tudo que é demais enjoa. Peyton Reed ("Separados pelo Casamento") dirigiu "Sim Senhor!" a partir de um roteiro de Nicholas Stoller, Jarrad Paul e Andrew Mogel, baseado no livro de Danny Wallace. A vida de Carl Allen está um marasmo. Quando ele não está recusando pedidos de empréstimo no banco em que trabalha, está recusando convites de amigos e passa as noites assistindo televisão sozinho no sofá. Ele realmente se tornou alguém que só diz “não”. “Já fui esse cara. Conheço muitas pessoas que estão nessa situação em que se evita viver. ‘Eu vivo no País da Fuga’. Para mim, o filme é sobre a escolha de participar da vida e foi isso que despertou meu interesse nele. Às vezes dizer ‘não’ é dizer ‘sim’ para outra coisa, para algo maior que cruzará o seu caminho. E, às vezes, dizer ‘não’ a um convite é dizer ‘sim’ para o sofá e batatas fritas. Faça apenas o que for certo para você”, aconselha Jim Carrey, que protagoniza o filme como Carl. “Mas geralmente não é das coisas a que dizemos ‘sim’ que nos arrependemos; é quando dizemos ‘não’ que olhamos para trás e pensamos 'Ah, eu podia ter vivido um pouquinho mais'".