quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (20/02/09)

A Pantera Cor-de-Rosa 2
(The Pink Panther 2)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Comédia
Duração: 93 min.
Classificação: 10 anos
Distribuidora: Sony
Direção: Harald Zwart
Elenco: Steve Martin, Jean Reno, Emily Mortimer, Andy Garcia

Sinopse: “A Pantera Cor-de-Rosa 2”, a continuação do sucesso internacional de 2006, traz Steve Martin reprisando o papel do intrépido e destrambelhado detetive da polícia francesa, inspetor Jacques Clouseau. Quando grandes tesouros da humanidade são roubados por todo o mundo, incluindo o inestimável diamante Pantera Cor-de-Rosa, o inspetor-chefe Dreyfus (John Cleese) se vê forçado a designar Clouseau para integrar uma equipe de detetives e peritos internacionais engajada na caça ao criminoso e na recuperação das peças roubadas. Martin co-estrela com Jean Reno (como Ponton, seu parceiro) e Emily Mortimer (como Nicole, o objeto de seu amor inoportuno). O dream team internacional de investigadores inclui Andy Garcia, Alfred Molina, Yuki Matsuzaki (Cartas de Iwo Jima) e a estrela de Bollywood, Aishwarya Rai Bachchan, além de Lily Tomlin. A história se passa em Paris e em Roma. Depois do êxito de Steve Martin ao injetar um novo fôlego na lendária franquia cômica da Pantera Cor-de-Rosa com o sucesso de 2006, uma continuação foi uma fortuita consequência para o ator. “Eu adoro viver o Clouseau”, afirma Martin. “Precisei dar uma leve burilada no sotaque, mas excetuando-se isso, foi como visitar um velho amigo. O papel me dá a chance de atuar numa comédia do tipo pastelão; Clouseau é um personagem absolutamente caricato, inocente e pueril. Ao mesmo tempo, ele sempre se julga por dentro de todas as situações, o que eu acho engraçado. Então, quando surgiu a oportunidade de atuar na sequência, a minha resposta, obviamente, foi sim.”




As Testemunhas
(
Les témoins)
Produção: França, 2007
Gênero: Drama
Duração: 115 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Filmes do Estação
Direção:
André Téchiné
Elenco:
Michel Blanc, Emmanuelle Béart, Sami Bouajila
Prêmios: recebeu 2 premiações
Estréia: São Paulo (estreou no Rio de Janeiro em 16/1/2009)

Sinopse:
Manu tem 20 anos quando chega a Paris para procurar emprego. No começo, ele se muda com sua irmã, Julie, que aluga um quarto em um hotel barato. A vida de Julie gira em torno da música. Ela treina para ser uma cantora de ópera e se esforça para manter a devida distância de seu irmão, que parece estar sempre em ebulição. Manu é um pássaro noturno. Uma noite ele encontra Adrien, um extrovertido e bem cuidado médico homossexual de 50 e poucos anos, por quem sente uma atração platônica. Adrien rapidamente introduz Manu ao seu círculo de amizades. E o leva a uma viagem de barco no Mediterrâneo com um jovem casal: Mehdi, que é policial, e Sarah, uma escritora. O nascimento do primeiro filho, parece ter feito esse casal pouco convencional ainda mais feliz, mas as aparências enganam. Para Medhi, a paternidade aumentou seu lado tirânico, o que levou a um comportamento excessivo tanto no trabalho quanto na sua rotina sexual. Por outro lado, Sarah está impossibilitada de levar a cabo sua função de mãe, pois sente que isso diminuí sua identidade enquanto mulher. Incapaz de se vincular ao bebê, mergulha em seus escritos, numa busca desesperada por inspiração. A chegada de Manu em Paris cria ondas arrebatadoras nos relacionamentos de todos eles. Sem querer, Manu os força a encarar seus verdadeiros desejos.




Milk - A Voz da Igualdade
(Milk)
Produção: EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 128 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Universal
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Sean Penn, Josh Brolin, Emile Hirsch
Prêmios: recebeu 24 premiações

Sinopse: Em vida, Harvey Milk foi um pioneiro dos direitos homossexuais nos Estados Unidos; 30 anos depois de sua morte ele se tornou um mártir do movimento gay. A vida e a morte deste personagem, recordado como o primeiro homem abertamente homossexual eleito para um cargo oficial na Califórnia, são lembradas no filme mais recente de Gust Van Sant, "Milk", protagonizado por Sean Penn. A homenagem acontece em um momento delicado para a comunidade homossexual da Califórnia, particularmente de São Francisco, cidade de Milk, abalada pela aprovação popular a uma proposta para incluir uma emenda na Constituição Estadual com o objetivo de proibir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que havia sido autorizado pela Suprema Corte local em maio. Milk contribuiu para impedir a aprovação de uma proposta que pretendia impedir o trabalho de professores gays. O assassino, Dan White, que havia renunciado como supervisor, mas depois tentou recupera o cargo sem êxito, matou o prefeito George Moscone e Milk na prefeitura da cidade e se entregou à polícia poucas horas depois. No filme, White é interpretado por Josh Brolin, visto recentemente nos cinemas como o presidente George W. Bush em "W", filme de Oliver Stone. Milk e White, um veterano da Guerra do Vietnã que trabalhou como policial e bombeiro antes de se candidatar ao cargo de funcionário público, tiveram muitas discussões quando eram supervisores da cidade. Milk, que tinha 48 anos quando foi assassinado, não era apenas aberto a respeito da homossexualidade. Também fazia piadas sobre ele mesmo e se apresentava como a "rainha número um". Quando assumiu temporariamente o posto de Moscone como prefeito, soltou uma de suas piadas em uma cerimônia de inauguração quando cortava a fita: "Provavelmente sou o único prefeito que corta a fita e depois a coloca no cabelo". O ex-tenente da Marinha assumiu a função no Conselho de Supervisores em 1977, numa época em que os Estados Unidos eram sacudidos por reações anti-gay.




Rio Congelado
(Frozen River)
Produção: EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 97 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Sony
Direção: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Michael O’Keefe
Prêmios: recebeu 21 premiações

Sinopse: Fronteira da reserva Mohawk, entre o estado de Nova York (Estados Unidos) e Quebec (Canadá). Aqui, a atração pelo dinheiro fácil por meio do contrabando de imigrantes torna-se um desafio para duas mães solteiras. É nesse ambiente que essas mães - Ray, uma branca, e Lila, uma nativa Mohawk - vão encarar circunstâncias desesperadoras. Juntas, elas arriscam suas vidas para cruzar o congelado rio St. Lawrence com um carro tendo no porta-malas imigrantes chineses e paquistaneses.




Um Hotel Bom Pra Cachorro
(Hotel for Dogs)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Comédia
Duração: 100 min.
Classificação: Livre
Distribuidora: Paramount
Direção: Thor Freudenthal
Elenco: Lisa Kudrow, Emma Roberts, Don Cheadle

Sinopse: Andi e seu irmão mais novo, Bruce, vivem em uma casa com uma política rígida de proibição a animais de estimação e estão sempre inventando formas de manter seu faminto cachorro Sexta-feira em segredo. Quando eles sem querer se deparam com um hotel abandonado que já é lar de dois espertos cachorros de rua, Andi tem uma idéia. Ela aproveita a genialidade do irmão em transformar objetos do dia-a-dia em maravilhas da mecânica, e, com a ajuda de amigos, transforma o hotel em um mágico paraíso canino – não apenas para Sexta-feira, mas para todos os vira-latas que encontra nas ruas. Porém, com os latidos dos cachorros deixando os vizinhos e os funcionários da carrocinha desconfiados, Andi e Bruce precisam usar cada invenção a seu dispor para evitar que alguém descubra o que estão aprontando. A produção: Quando a adoradora de cachorros, ativista e produtora de filmes Lauren Shuler Donner (da trilogia "X-Men") leu o livro infantil de Lois Duncan "Hotel for Dogs", ela logo sentiu que a forte mensagem que ele trazia sobre a importância da família – mesmo que uma não muito convencional – tornava a história ideal para ser levada às telas de cinema. O que se destacava, na opinião de Donner, era a trama apresentar muito humor e aventura. “Senti que trabalhar com cachorros geraria alguns incidentes engraçados no set – e eu tinha razão”, diz a produtora.





Na próxima semana
"Força Policial", "Passageiros", "Rumba" e "3 macacos". (Sujeito a alterações por parte das distribuidoras).