sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (06/02/09)

Batman - O Cavaleiro das Trevas
(The Dark Knight / Batman Begins 2)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Ação
Duração: 152 min.
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Warner
Direção:
Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Michael Caine, Gary Oldman, Aaron Eckhart,Maggie Gyllenhaal, Morgan Freeman, Eric Roberts, Cillian Murphy, Anthony Michael Hall
8 indicações ao Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger), Direção de Arte, Fotografia, Mixagem de Som, Edição de Som, Edição, Efeitos Especiais, Maquiagem.
Estréia: Relançamento exclusivo na sala IMAX

Sinopse:
Após "Batman Begins", o Homem-Morcego retorna nessa seqüencia intitulada "O Cavaleiro das Trevas". Vale lembrar que nos quadrinhos, “O Cavaleiro das Trevas” é o nome da minissérie mais cultuada do personagem e um dos melhores gibis de todos os tempos. Um trabalho soturno e denso de Frank Miller que apresenta o herói no auge dos sessenta anos de idade, que resolve voltar à ativa após um longo período afastado do combate ao crime, porém, ele tem que encarar uma realidade bem diferente da que ele vivia antes, onde os heróis eram vistos como algo benéfico aos cidadãos de Gotham City. No filme, após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gothn City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado comandado pelo Coringa (Heath Ledger). Na direção de “The Dark Knight” está Christopher Nolan e o roteiro foi escrito por seu irmão, Jonathan Nolan, baseado na trama criada pelo próprio Christopher e David Goyer (roteiristas de “Batman Begins”). No elenco estão Christian Bale (“O Operário”) como Bruce Wayne/Batman; Michael Caine (“Regras da Vida”) como o mordomo Alfred; e Morgan Freeman (“Menina de Ouro”) como o funcionário das Indústrias Wayne, Lucius Fox. O tão cobiçado papel do Coringa ficou com Heath Ledger ("O Segredo de Brokeback Mountain"), que faleceu pouco depois das filmagens.




Dúvida
(Doubt)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Drama
Duração: 104 min.
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Disney
Direção: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams
5 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Meryl Streep), Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Atriz Coadjuvante com duas atrizes indicadas (Amy Adams e Viola Davis), Roteiro Adaptado.

Sinopse: Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman são os protagonistas de "Doubt", versão para o cinema da peça que rendeu o prêmio Pulitzer ao dramaturgo John Patrick Shanley. O próprio Shanley dirige o longa-metragem. Em uma Igreja Católica no ano de 1964 no Bronx, o filme começa com o padre Flynn (Phillip Seymour Hoffman) dando um sermão sobre a natureza da dúvida constatando que, como a fé, ela pode ser uma força unificadora entre as pessoas. À noite, a irmã Aloysius (Meryl Streep), a diretora rigorosa da escola católica, discute o sermão com as suas colegas freiras. Ela pergunta se algumas delas têm observado qualquer comportamento anormal na escola do padre, dando motivo para ele pregar sobre dúvidas, e pede que se mantenha os olhos abertos para qualquer tal comportamento. A irmã James (Amy Adams), uma jovem e ingênua professora, observa a proximidade entre o Padre Flynn e um jovem estudante. A irmã Aloysius, uma freira que desconfia do excessivo interesse do respeitado sacerdote católico, o padre Flynn, por um jovem estudante negro. Aloysius desconfia que Flynn esteja abusando sexualmente do menino. Os dois entram em um combate verbal violento para esclarecer o caso. Ela confronta o padre e apesar de nenhuma prova e nenhum apoio da mãe do garoto, ela exige que ele lhe diga a verdade.




Fronteira
(Fronteira)
Produção: Brasil - 2008
Gênero: Drama
Duração: 85 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Usina Digital
Direção: Rafael Conde
Elenco: Alexandre Cioletti, Berta Zemel, Débora Gómez
Estréia: Rio de Janeiro (estreou em São Paulo e Salvador em 28/11/2008)

Sinopse: História de amor e mistério em um velho sobrado onde vive Maria Santa, jovem cuja fama de milagreira ultrapassa as montanhas do interior de Minas. A chegada de dois novos personagens terá efeitos perturbadores sobre Maria Santa: um viajante, com quem vive uma intensa paixão, e Tia Emiliana, velha senhora empenhada em preparar um grande milagre. Adaptação do livro de Cornélio Penna. Acesse o blog do diretor Rafael Conde.




O Leitor
(The Reader)
Produção: EUA, Alemanha - 2008
Gênero: Drama
Duração: 123 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Imagem
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross
5 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Diretor (Stephen Daldry), Atriz (Kate Winslet), Roteiro Adaptado, Fotografia.

Sinopse: Nos anos de 1950, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o jovem Michael Berg adoece e passa a ser cuidado por uma bela e estranha mulher, Hanna (Kate Winslet), que tem o dobro de sua idade. Michael logo se recupera, mas Hanna foi embora. Ao encontrá-la, os dois têm um breve mas intenso romance. Uma paixão cada vez maior, temperada com as leituras de obras clássicas que Hanna sempre faz para o amado. Apesar disso, Hanna misteriosamente desaparece outra vez. Passados oito anos, Michael é agora um aluno de Direito que acompanha julgamentos de crimes de guerra cometidos pelos nazistas. É nesse momento que Hanna reaparece na vida do rapaz. Mas para a surpresa dele, a mulher está no banco dos réus do Tribunal. Enquanto o passado de Hanna é revelado, Michael descobre um segredo que poderá impactar na vida de ambos.




Noivas em Guerra
(Bride Wars)
Produção: EUA - 2009
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 89 min.
Classificação: 10 anos
Distribuidora: Fox
Direção:
Gay Winick
Elenco: Anne Hathaway, Kate Hudson, Candice Bergen

Sinopse:
Em "Noivas em Guerra", o novo filme de Gary Winick ("A Menina e o Porquinho"), Kate Hudson e Anne Hathaway interpretam duas grandes amigas que planejaram seus respectivos casamentos nos mínimos detalhes desde crianças, quando brincavam juntas cantando "Lá vem a noiva" em seus sótãos. Sempre souberam, sem sombra de dúvida, que se casariam no local dos casamentos mais badalados de Nova York: o Hotel Plaza. Agora, aos 26 anos, ambas estão prestes a casar; prestes a realizar seu sonho, vivendo felizes para sempre. Ou talvez não... Um erro na marcação da data, fazendo coincidir os casamentos, joga essas mulheres sensatas, racionais e respeitáveis uma contra a outra, num conflito que vai abalar a amizade. Kate Hudson, que produz e estrela "Noivas em Guerra", faz o papel de Liv, uma advogada bem-sucedida, acostumada a conseguir tudo o que quer - o emprego perfeito, o homem perfeito e o casamento perfeito. Isso até que sua melhor amiga Emma, interpretada por Anne Hathaway, decide realizar o mesmo sonho. Emma, professora de escola que sempre cuidou bem dos outros, negligenciando a si própria, descobre sua megera interior e mostra as garras quando vê o dia do seu casamento ameaçado. O longa tem o roteiro escrito por Karen McCullah Lutz (junto com Gred De Paul) responsável por filmes como "10 Coisas que Odeio em Você" e "Legalmente Loira". Curiosidades: Anne Hathaway e Kate Hudson teriam brigando feio pelos sets do filme. A briga começou quando Kate insinuou que o namorado de Anne, o empresário italiano Rafaello Follieri, era um perdedor. Ele foi detido por passar um cheque falso no valor de US$ 250 mil.




Verônica
(Verônica)
Produção: Brasil - 2009
Gênero: Policial
Duração: 90 min.
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Europa
Direção: Maurício Farias
Elenco: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Matheus de Sá

Sinopse: Verônica é professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre. Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato dos pais do menino. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto. Assim, Verônica é obrigada a enfrentar policiais e traficantes para sobreviver. E enquanto procura uma maneira de escapar com o menino, redescobre sentimentos que estavam adormecidos na sua vida.




Na próxima semana
Batman – O Cavaleiro das Trevas (reestréia), O Casamento de Rachel, Contratempo, Coraline e o Mundo Secreto, Glória ao Cineasta, O Lutador, Operação Valquíria, Perdido pra Cachorro, Sexta-feira 13. Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.