segunda-feira, 30 de março de 2009

Ícone das chanchadas, comediante Ankito morre aos 85 anos


Um dos responsáveis pelos estrondosos sucessos de bilheteria do cinema nacional nos anos 50, o comediante Ankito morreu nesta segunda-feira (30/3). O ator sofria de câncer de pulmão há um ano e meio. Segundo informação dos médicos passada por sua esposa Denise Casais, a causa da morte foi uma "neoplasia pulmonar".

Criado no bairro do Brás em São Paulo, Anchizes Pinto nasceu em 1924. Como a maioria dos artistas de sua época, começou no circo, onde fez sua primeira aparição aos quatro anos, levado pelo pai e pelo tio, ambos palhaços. Com o passar dos anos tornou-se acrobata e, claro, palhaço, o Espoleta.

Fora do circo, sua carreira começou a engrenar quando ingressou no Cassino da Urca, o grande espaço no Rio de Janeiro dos artistas. Seu primeiro filme foi É Fogo Na Roupa, em 1952, no qual estava cotado apenas para fazer uma pequena participação, que se estendeu por todas as filmagens. O longa, de Watson Macedo, foi sucesso de bilheteria com a fórmula música, improvisação humorística e mulheres bonitas (então chamadas de "vedetes"). No gênero, por muitas vezes as canções indicavam o que seria sucesso no próximo carnaval.

Ao lado de Oscarito e Grande Otelo, Ankito foi um dos grandes nomes da chanchada brasileira, filmes que misturavam o carisma desses artistas com números musicais e rostos conhecidos do público. Com Otelo, formou uma dupla após o rompimento dele com Oscarito. A comparação com o comediante sempre perseguiu Ankito.

Outros longas do ator que fizeram sucesso são Os Três Recrutas (1953), O Boca de Ouro (1963) e O Feijão é Nosso (1955). Também integrou o elenco da versão original da série Sítio do Pica-Pau Amarelo. Recentemente, participou de novelas como Alma Gêmea (2005), Gina (1978), A Sucessora,Marina (1965). Seu último trabalho na TV foi como Usinhor, do programa Zorra Total.

O enterro vai acontecer na terça-feira (30/03) às 11h no Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro.

Confira todos os trabalhos do ator:


Novelas
Alma Gêmea
Tudo ou Nada
Marina
A Sucessora
Gina
Sossega Leão
Anki...Tô...Eu

Minisséries
Engraçadinha, Seu Amores, Seus Pecados
Sob Nova Direção

Seriados
Carga Pesada

Filmes
Beijo 2348/72
O Escorpião Escarlate
O Diabo na Cama
Brás Cubas
Bububu no Bobobó
O Pequeno Polegar Contra O Dragão Vermelho
Guerra é Guerra
Ladrão de Bagdá, O Magnífico
Um Sonho de Vampiros
Deu a Louca no Cangaço
As Cariocas
Os Três Cangaceiros
Um Candango na Belacap
Sai Dessa, Recruta
Vai Que é Mole
Pistoleiro Bossa Nova
Garota Enxuta
Quem Roubou Meu Samba?
É de Chuá
E o Bicho Não Deu
Pé na Tábua
Metido a Bacana
De Pernas Pro Ar
Boca de Ouro
Angu de Caroço

fonte: cineclik