sexta-feira, 20 de março de 2009

Morre Betsy Blair


Foi anunciado nesta quinta-feira (19/2) que o cinema perdeu mais uma atriz. Betsy Blair, indicada pelo Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Marty (1955), morreu em Londres na última sexta-feira (13/3), depois de lutar durante muito tempo contra uma doença, de acordo com a filha Kerry Kelly Novick.

A atriz ruiva ficou conhecida internacionalmente em 1955, quando viveu Clara Snyder em Marty, trabalho pelo qual ganhou o Bafta - principal prêmio do cinema britânico - em 1956. Nascida em 11 de dezembro de 1923 em Nova Jersey, nos EUA, começou a trabalhar ainda criança, como modelo, antes de encontrar emprego como dançarina de apoio aos 15 anos. Sua estreia ocorreu na Bradway em 1940; no mesmo ano, casou com Gene Kelly (Cantando na Chuva).

Sua estreia no cinema ocorreu em 1947, em Tormento. Durante sua carreira, envolveu-se fortemente com questões políticas relacionadas ao sindicato de atores de Hollywood e, por isso, foi colocada na lista negra da MGM, mas recebeu a ajuda de Kelly, que exigiu que sua esposa fosse contratada pelo estúdio, ameaçando pedir demissão. Por isso, ela conseguiu o papel em Marty. O sucesso com o filme, no entanto, não fez com que ela superasse a má popularidade que ganhou junto aos estúdios por conta de seus envolvimentos políticos.

Em 1957, Betsy separou de Kelly e mudou-se para a Europa, onde seguiu vivendo até seus últimos dias. Seu último filme foi Atraiçoados, dirigido por Costa-Gravas.


fonte: cineclik