sexta-feira, 17 de abril de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (17/04/09)

A Fronteira da Alvorada
(La Frontière de l'aube)

Produção:
França, 2008 - P&B
Gênero: Drama
Duração: 106 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora:
Warner
Direção: Philippe Garrel
Elenco: Louis Garrel, Clémentine Poidatz, Laura Smet, Vladislav Galard
Prêmios: não recebeu nenhum prêmio, apenas uma nomeação ao Festival de Cannes 2008
Estréia:
Rio de janeiro (estreiou em são Paulo em 05/12/08)
Idioma: Francês

Sinopse:
Carole é uma estrela de cinema. Apesar da fama, ela vive praticamente sozinha. O marido, que trabalha em Hollywood, parece desprezá-la. É quando surge na vida de Carole um fotógrafo que quer registrar seus momentos mais íntimos. Philippe Garrel, aclamado diretor de Amantes Constantes, comanda seu filho, Louis Garrel, em A Fronteira da Alvorada, drama indicado à Palma de Ouro no último Festival de Cannes. Garrel filho vive um fotógrafo que deve fazer uma matéria sobre a atriz Carole (Laura Smet). Logo os dois se tornam amantes, mas o relacionamento é encerrado quando o marido de Carole retorna de Hollywood, e o fim do romance desencadeia uma série de acontecimentos trágicos.




A Montanha Enfeitiçada
(Race to Witch Mountain)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Aventura, Comédia, Ficção
Duração: 100 min.
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Disney
Direção: Andy Fickman
Elenco: Dwayne Johnson, AnnaSophia Robb, Alexander Ludwig, Carla Gugino, Ciarán Hinds, Tom Everett Scott, Chris Marquette, Billy Brown, Garry Marshall, Kim Richards, Ike Eisenmann, Tom Woodruff Jr., Paul Darnell, John Duff, Bob Koherr
Idioma: Inglês

Sinopse:
Durante anos, existiram histórias sobre um lugar secreto no meio do deserto de Nevada, conhecido por fenômenos inexplicáveis e estranhas visões. Esse lugar chama-se Montanha Enfeitiçada. Quando um motorista de táxi de Las Vegas (Dwayne Johnson) encontra dois adolescentes com poderes sobrenaturais em seu táxi, ele se vê no meio de uma incrível aventura. Eles descobrem que a única chance de salvar o mundo encontra-se secretamente escondida na Montanha Enfeitiçada e começa uma corrida enquanto o governo, criminosos e até mesmo extraterrestres tentam detê-los.




Anjos da Noite: A Rebelião
(Underworld: Rise of The Lycans)
Produção: EUA, Nova Zelandia, 2009
Gênero: Horror, Ação, Fantasia, Suspense
Duração: 93 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Sony
Direção: Patrick Tatopoulos
Elenco: Michael Sheen, Bill Nighy, Rhona Mitra, Steven Mackintosh, Kevin Grevioux, David Ashton, Geraldine Brophy, Leighton Cardno, Alexander Carroll, Elizabeth Hawthorne, Jason Hood, Mark Mitchinson, Tania Nolan, Craig Parker, Timothy Raby
Idioma: Inglês

Sinopse:
Uma sanguinária batalha milenar explode entre duas tribos poderosas e imortais em "Anjos da Noite - A Rebelião". O terceiro filme da épica saga "Anjos da Noite" retorna no tempo para contar as origens do conflito entre os aristocráticos Vampiros conhecidos como Mercadores da Morte e os bárbaros Lycans, uma linhagem de lobisomens violentos. Mais de mil anos antes dos eventos ocorridos no primeiro filme nasceram duas raças de seres sobrenaturais, cada qual surgindo como descendente de um filho diferente do primeiro Imortal, Alexander Corvinus. Os Vampiros, que vieram da linhagem de Markus, tornaram-se elegantes, aristocráticos, perspicazes bebedores de sangue. Os Lobisomens, da linhagem de William, transformaram-se em bestas selvagens, sem qualquer traço humano – e um insaciável apetite por violência. Os Vampiros passaram a dominar a região – as terras selvagens onde hoje está localizada a parte ocidental da Hungria – com sua inteligência superior, força e habilidade política. Mas ainda assim, temiam os lobisomens, que, apesar de sua incapacidade de organização e de raciocínio mais avançado, possuíam uma tremenda força e brutalidade. E então outra alteração genética ao acaso transformou novamente o equilíbrio de forças: um lobisomem feminino, prisioneira na fortaleza do Vampiro, deu à luz um filho com aparência humana. Ele se chama Lucian (Michael Sheen) – o primeiro Lycan nascido na escravidão na casa de Viktor (Bill Nighy), o soberano poderoso Vampiro líder. Diferentemente da “Espécie de William”, os lobisomens originais, este Lycan era capaz de assumir, quando quisesse, a forma de um homem ou de um animal brutal. A linhagem de Lucian foi usada por Viktor para criar uma espécie de escravos totalmente nova, abusados pelos Vampiros como trabalhadores e guardas durante as horas vulneráveis da luz do dia, e impedidos de se transformar por causa das coleiras pontiagudas prateadas presas em volta de seus pescoços. Viktor reina absoluto sobre seus escravos, sua corte e seus domínios com uma mão de ferro. Ele ama somente duas coisas: o poder e sua bela, mas teimosa filha Sonja (Rhona Mitra).




Divã
(Divã)
Produção: Brasil, 2009
Gênero: Comédia
Duração: 93 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Downtown
Direção: José Alvarenga Jr.
Elenco: Lília Cabral, Cauã Reymond, José Mayer, Alexandra Richter, Reynaldo Gianecchini, Helena Fernandes
Idioma: Português

Sinopse:
"Divã" conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos que vive às voltas com as alegrias e desafios da sociedade contemporânea. Casada e mãe de dois filhos, Mercedes decide, mesmo sem saber bem o porquê, procurar um psicanalista. E, assim, o que antes era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida cotidiana. No divã, Mercedes questiona o seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução. A melhor amiga Mônica, a companheira de todos os momentos, vê de perto a transformação de Mercedes e participa de suas novas experiências e descobertas, apesar de nem sempre concordar com suas escolhas. As revelações de Mercedes para o analista, assim como as conversas com a melhor amiga, dão novo rumo à vida de Mercedes que a princípio parecia boa, estável, mas sem grandes emoções. É só o princípio de uma grande transformação.




Evocando Espíritos
(The Haunting in Connecticut)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Suspense, Terror
Duração: 102 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Imagem
Direção: Peter Cornwell
Elenco: Virginia Madsen, Kyle Gallner, Elias Koteas, Amanda Crew, Martin Donovan, Sophi Knight, Ty Wood, Erik J. Berg, John Bluethner, D.W. Brown, John B. Lowe, Adriana O'Neil, Will Woytowich, James Durham, Darren Ross
Idioma: Inglês

Sinopse:
Baseado em uma história verídica assustadora, "Evocando Espíritos" conta o encontro apavorante, na vida real, de uma família com as forças obscuras do sobrenatural. Quando a família Campbell se muda para a região norte de Connecticut, logo descobrem que a sua encantadora casa de arquitetura vitoriana possui uma história perturbadora: além de a casa ter sido uma funerária onde fatos inconcebíveis aconteceram, Jonah, o filho vidente do proprietário, tinha a função de mensageiro demoníaco, oferecendo passagem para as entidades espirituais atravessarem. Agora, um terror inacreditável os aguarda quando Jonah, o garoto que se comunicava com os mortos, volta para desencadear um novo tipo de horror na inocente e inofensiva família. A história dos Estados Unidos é repleta de fantasmas. Contos de casas malassombradas e lendas de mortos malignos podem ser encontrados, especialmente, dentre os registros de New England e da área de três estados. Em Connecticut, vilas inteiras desapareceram por causa de assombrações. Na região noroeste do estado, os moradores de Dudleytown enlouqueceram em massa depois que uma geração inteira de ataques de espíritos, que destruíram suas esperanças. Em 1987, houve uma assombração especialmente aterrorizante na cidade de Southington, Connecticut, com uma família que havia acabado de se mudar para uma grande casa vazia na Meriden Avenue. Logo após se estabelecerem, a família descobriu um pequeno cemitério nos fundos, uma câmara de embalsamento no porão e gavetas cheias de fotos horripilantes de cadáveres: a sua nova casa havia sido uma funerária na década de 1920. A família começou a sentir atividade paranormal quase imediatamente — sons estranhos, mudanças na temperatura, aparição de imagens misteriosas, que eram tão intensas e frequentes que quase os destruiu. Ao mesmo tempo, eles não tinham noção de que as suas experiências compreendiam um dos casos mais extremos e convincentes de atividade sobrenatural já registrado.




Honeydripper – Do Blues ao Rock
(
Honeydripper)
Produção: EUA, 2007
Gênero: Drama, Musical
Duração: 123 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Imovision
Direção: John Sayles
Elenco: Danny Glover, Lisa Gay Hamilton, Yaya DaCosta
Prêmios: recebeu 2 prêmios - Image Awards (2008) e San Sebastián International Film Festival (2007)
Idioma: Inglês

Sinopse:
Danny Glover interpreta o dono de um bar que está prestes a fechar o local por falta de clientes, e também por ter muitas dívidas. Desesperado, resolve anunciar um show de blues que não acontece, mas a multidão ali acaba presenciando a apresentação de um novo músico, que tem um estilo bastante particular. A direção do drama musical é de John Sayles, um dos responsáveis pelo roteiro de As Crônicas de Spiderwick.




Mataram Irmã Dorothy
(They Killed Sister Dorothy)

Produção: EUA, 2008
Gênero: Documentário
Duração: 94 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: MovieMobz
Direção: Daniel Junge
Elenco: Felício Pontes, Martin Sheen, Irmã Becky Spires, David Stang, Irmã Dorothy Stang
Prêmios: recebeu três prêmios - 2 no SXSW Film Festival (2008) e um no Park City Film Music Festival (2009)
Idioma: Inglês, Português

Sinopse:
Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, de 73 anos, foi brutalmente assassinada. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi morta com seis tiros no interior do Pará. O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte.




Sinédoque, Nova Iorque
(Synecdoche, New York)

Produção: EUA, 2008
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 124 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Imagem
Direção: Charlie Kaufman
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Michelle Williams, Catherine Keener, Jennifer Jason Leigh, Samantha Morton, Emily Watson, Dianne Wiest, Hope Davis, Tim Guinee, Lynn Cohen, Josh Pais, Amy Spanger, Robin Weigert, Tom Noonan, Daniel London
Prêmios: recebeu 5 prêmios - Austin Film Critics Association (2008), Gotham Awards (2008), Los Angeles Film Critics Association Awards (2008), Independent Spirit Awards (2009) (2)
Idioma: Inglês, Alemão

Sinopse:
O diretor de teatro Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman) está montando uma peça nova. Sua vida como diretor de peças que parecem atrair apenas senhoras suburbanas ao teatro local de Schenectady, Nova York, vai de mal a pior. A esposa, Adele (Catherine Keener), o abandonou para seguir carreira de pintora em Berlim, levando a filha deles, Olive (Sadie Goldstein). A terapeuta, Madeleine Gravis (Hope Davis), parece mais interessada em escrever seu best-seller do que em ajudá-lo. O novo relacionamento com a sincera Hazel (Samantha Morton) estagnou prematuramente. E um misterioso distúrbio vem desativando sistematicamente suas funções nervosas, uma a uma. Preocupado com a transitoriedade de sua vida, Caden abandona o lar. Ele reúne um grupo de atores em um armazém em Nova York, na esperança de criar um trabalho de honestidade brutal. Ele os dirige em uma celebração do mundano, instruindo-os a viverem suas vidas construídas em uma réplica cada vez maior da cidade. Mas conforme a cidade dentro do armazém cresce, a vida de Caden sai completamente dos trilhos. Em algum lugar em Berlim, sua filha cresce sob a questionável orientação de Maria (Jennifer Jason Leigh), amiga de Adele. Seu apego a Adele e a Hazel faz seu casamento com a atriz Claire (Michelle Williams) afundar. Sammy (Tom Noonan) e Tammy (Emily Watson), os atores contratados para interpretar Caden e Hazel, tornam mais difícil para Caden reavivar seu relacionamento com a verdadeira Hazel. Esse emaranhado de relações reais e teatrais distorce as fronteiras entre o mundo da peça e a realidade decadente de Caden. Os anos se sucedem rapidamente, e ele se enterra ainda mais profundamente em sua obra-prima. Enquanto ele leva seus relacionamentos aos limites, tanto pessoal quanto profissionalmente, uma mudança no rumo criativo chega com Millicent Weems (Dianne Wiest), uma famosa atriz de teatro que pode dar a Caden a oportunidade de que ele precisa.


Na próxima semana:
"Eu Te Amo, Cara", "W.", "Fumando Espero", "Import Export", "Reze Para o Diabo Voltar ao Inferno", "Terra", "Eu Odeio o Dia dos Namorados". Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

fonte: filme B, cinema com rapadura, epipoca, omelete, interfilmes, imdb, youtube, cineplayers

Bons Filmes...

Nata (twitter asetimarte)