domingo, 26 de abril de 2009

Morre o diretor e fotógrafo Jack Cardiff aos 94 anos


Jack Cardiff, que ganhou duas estatuetas do Oscar, faleceu nesta quarta-feira (22/4), aos 94 anos, segundo o anúncio do Instituto do Cinema Britânico (BFI). De acordo com a família do cineasta ele teria morrido devido a uma breve doença.

O primeiro Oscar foi em 1947 de Melhor Fotografia em cores por Narciso Negro. Em 2001, ganhou um Oscar honorário por seus trabalhos. Cardiff também ficou famoso por Filhos e Amantes (1981), Minha Doce Geisha (1962) e Guerra e Paz (1956).

"Jack Cardiff era uma lenda", falou Amanda Nevill, diretora do BFI.

"Era um dos cineastas pioneiros nas técnicas de filmagem em Technicolor", finalizou.

Foi diretor de fotografia de "Uma Aventura na África", com Humphrey Bogart e Katharine Hepburn

Nascido na Inglaterra, filho de dois artistas de teatro de revista, Cardiff cresceu no teatro e teve uma carreira de 90 anos no show business. Ele passou a trabalhar na produção de cinema, como mensageiro, em "The Informer", de 1928, depois como cinegrafista, e mais tarde como diretor de fotografia.

Em 2001, ele participou de uma entrevista com leitores no site de notícias da BBC, na qual revelou que, se não tivesse trabalhado com cinema, teria sido pintor.

Cardiff dirigiu o filme "Girl on a Motorcycle", de 1968. Boa parte de seu trabalho foi inspirado nos pintores impressionistas.

Ele era admirado por muitos no setor do cinema, incluindo o diretor Martin Scorsese, que certa vez descreveu a sequência de dança de 18 minutos no filme "Os Sapatinhos Vermelhos", de 1948, como "uma pintura em movimento."

fonte: Reuters, uol cinema, cineclik