sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Festival de Cinema de Brasilia

Nesta terça-feira, 27, foram entregues os prêmios da 40ª edição do Festival de Cinema de Brasília. O trofeú Candango de melhor filme foi para o longa "Cleópatra" (foto), do diretor Júlio Bressane ("Tabu"). No momento do anúncio do vencedor, o público, em peso, vaiou a escolha.
Bressane respondeu à platéia, em seu discurso de agradecimento, falando: “a arte pode estabelecer relações com as diferenças, sobretudo sexuais. Agradeço a inteligência de vocês", disse o diretor que realizou um interpretação livre da conhecida obra.
"Cleópatra” ainda levou os prêmio de direção de arte, fotografia, melhor som, trilha sonora e de melhor atriz, para Alessandra Negrini (“Sexo, Amor e Traição”), que não estava presente no evento, mas também foi bastante vaiada na hora do anúncio do prêmio. Bressane já havia conquistado o Candango com outros três filmes: "Tabu" (1982), "Miramar" (1997) e "Filme de Amor" (2003).

A produção “Chega de Saudade” era a favorita do público e acabou ficando com os prêmios de melhor direção para Laís Bodanzky, Júri Popular e melhor roteiro para Luís Bolognesi. Já a atriz preferida foi Rosane Mulholland, que atuou nos longas “Falsa Loura” e “Meu Mundo em Perigo”.

O escolhido como melhor documentário foi “Anabazys”, de Joel Pizzini e Paloma Rocha (filha do diretor Glauber Rocha), que também ganhou o prêmio Especial do Júri e o de melhor montagem.

Já o troféu de melhor curta-metragem em 35mm ficou com a produção “Trópico das Cabras”, de Fernando Coimbra; e o de melhor em 16mm foi para “Convite para Jantar com o Camarada Stalin”, de Ricardo Alves Junior.
fonte: cinemacomrapadura.com.br