terça-feira, 27 de novembro de 2007

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" é premiado no Festival de Huelva


Na 33ª edição do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, na Espanha, o filme brasileiro "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (foto) conquistou o prêmio Especial do Júri. O longa é dirigido pelo cineasta Cao Hamburger.
A produção se passa nos anos 70, durante a ditadura militar, e conta a história de Mauro (Michel Joelsas), um menino de 12 anos que acaba tendo de ir morar com seu avô, pois seus pais estão sendo perseguidos pelo Governo da época. Recentemente, o filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2008, concorrendo na indicação para um das cinco vagas na categoria de melhor filme estrangeiro.
Os outros premiados no Festival de Huelva foram o filme mexicano "Luz Silenciosa", de Carlos Reygadas, que ganhou o prêmio Colón de Ouro como melhor filme, e o longa "O Banheiro do Papa", de Enrique Fernández e César Charlone, que conquistou o troféu de melhor roteiro original.
Já o prêmio de melhor ator foi para o brasileiro Leonardo Medeiros, por "Não Por Acaso". O também brasileiro Rafael Figueiredo recebeu o troféu de melhor diretor de curta-metragem por "A Peste de Janice".

fonte: cinemacomrapadura.com.br