sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Best-sellers ganham as telas em 2008

Em 2008, pelo menos oito longas baseados em livros serão lançados nos cinemas. O primeiro da safra, no Brasil, é a animação "Persépolis" (estréia em 4 de janeiro), o livro acaba de ser lançado em uma edição única com os quatros volumes da série.
"Persépolis" é um relato da história recente do Irã, a partir da Revolução Islâmica, sob a visão da autora, Marjane Satrapi. Ela era uma criança em 1979, quando o aiatolá Khomeini chegou ao poder, e acompanhou as transformações da sociedade, do uso do véu à repressão às manifestações políticas.

Outro que tem boas chances nos prêmios do semestre que vem é "Desejo e Reparação" (estréia em 15 de fevereiro).
Foi indicado às principais categorias do Globo de Ouro: concorre a melhor drama, diretor, roteiro e ator - James McAvoy, o livro"Reparação", de Ian McEwan, Ele interpreta Robbie, o jovem caluniado por Briony, a irmã mais nova de seu grande amor, Cecilia (Keira Knightley). O título do romance, "Reparação", refere-se justamente à tentativa de Briony de reverter o mal que cometeu ao casal, o livro foi cotado para sete prêmios literários - levou dois.

"Na Natureza Selvagem" (22 de fevereiro), inspirado no livro de Jon Krakauer, biografia de Chris McCandless, um jovem rico que abandona tudo e parte para o Alasca também se inclui na categoria de "premiáveis". O filme de Sean Penn tem o maior número de indicações ao Screen Actors Guild, a Associação de Críticos de Los Angeles.

Se a versão cinematográfica de "O Caçador de Pipas" (estréia em 18 de janeiro), também indicado ao Globo de Ouro, repetir o sucesso do original, será o blockbuster do ano. Lançado em setembro de 2005 só no Brasil, o livro vendeu mais de 1,6 milhão de exemplares.
O filme tem direção de Marc Forster (de "Mais Estranho que a Ficção") e roteiro de David Benioff ("Tróia" e "A Última Noite", de Spike Lee).

Ainda em 2008, estréiam "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (21 de novembro), O sexto volume da série é considerado o mais sombrio foi publicado em 2005, sexta aventura do bruxinho, dirigido por David Yates, de "Harry Potter e a Ordem da Fênix".
Em fase de filmagens, terá o lançamento simultâneo no Brasil, EUA e parte da Europa.

"O Menino do Pijama Listrado" (estréia em 2 de maio), O livro liderou por 58 semanas a lista dos mais vendidos na Irlanda, país do autor, John Boyne, O longa ainda está em pós-produção e deve ser lançado no começo do ano na Europa.

A continuação "As Crônica de Nárnia - Príncipe Caspian" (estréia em 30 de maio), O segundo volume da saga de CS Lewis ambientada no reino mágico de Nárnia, nele os quatro irmãos retornam a Nárnia, onde o tempo passou muito mais rápido.

E o tão aguardado "Blindness" (estréia em setembro), o livro"Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, foi lançado no Brasil em 1995, O filme com cenas rodadas no Uruguai e em São Paulo, é dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles