sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Festival de Cartagena começa hoje com França como convidada


A 48º edição do Festival de Cinema de Cartagena começa nesta sexta-feira na Colômbia tendo como convidada de honra a França e com destaque para o diretor François Truffaut, um dos principais nomes da nouvelle vague, movimento que completará oficialmente 50 anos em 2009.

O evento dura até o dia 7 de março na cidade de Cartagena de Índias, que fica no Caribe colombiano, e apresentará 140 obras audiovisuais, entre produções colombianas e estrangeiras.

As obras audiovisuais estão divididas em 40 longas metragens, 20 curtas e 80 vídeos internacionais. Além das mostras cinematográficas, a programação inclui a entrega do prêmio India Catalina, na 32ª Competição Oficial Ibero-americana, e diversos concursos, como o Cine en Construcción --que julga a melhor produção cinematográfica inacabada, e oferece um prêmio de US$ 20 mil (R$ 33,4 mil) para que ela seja finalizada.

Na Competição Oficial Ibero-Americana, o Brasil está presente e competirá com "Proibido Proibir", de Jorge Duran, e "O Ano que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburguer.

Nos anos anteriores, o Festival de Cartagena premiou outros filmes produzidos no Brasil, como "Carandiru" (2004), "Cidade de Deus" (2003), "Lavoura Arcaica" (2002) e "Eu Tu Eles" (2001).

fonte: folha ilustrada