Será realizada em março, na cidade de Paris,a 30ª edição do Cinéma du Réel, tradicional festival francês de documentários, e no qual o Brasil estará representado este ano por duas produções.
O festival, que será realizado entre 7 e 18 de março, exibirá 28 filmes de 20 países de vários continentes, além de uma seleção de 12 novas produções francesas, segundo informou hoje o Centro Pompidou, organizador do evento.
O Brasil levará à mostra francesa os longas "Dia dos pais" (foto), de Julia Murat e Leonardo Bittencourt, que faz uma viagem pelo cotidiano de cinco cidades da antiga região do café, na qual a buscapor conhecer o Vale do Paraíba se mistura com a busca pela identidade da família da diretora; e "Sentinela", de Afonso Nunes, que narra a passagem para a morte narrada por personagens reais e capturada por diferentes texturas fílmicas.
Além disso, serão apresentados os mexicanos "La Fronterainfinita", de Juan Manuel Sepúlveda, um relato sobre a imigração clandestina no sul dos Estados Unidos, e "Wadley", de Matias Meyer, sobre a experiência da solidão da natureza por um homem que viaja ao deserto em procura do alucinógeno "++peyote++".
Pela Argentina, serão exibidos "Querida Mara, cartas de un viajepor la Patagonia", de Carlos Echeverria, um filme sobre "as últimas vítimas da 'pacificação' argentina do século XIX".
O festival incluirá ainda uma homenagem aos documentário samericanos produzidos entre 1967 e 1972, além de diferentes debates sobre a sétima arte.
fonte: EFE / uol cinema