quarta-feira, 2 de abril de 2008

Brad Pitt pode estrelar história de explorador inglês no Brasil

Paramount Pictures comprou os direitos de Lost City of Z, um manuscrito de David Grann sobre a busca por uma cidade perdida na Amazônia. Brad Pitt produzirá a partir de sua empresa, a Plan B, e pode estrelar o filme.

O livro de Grann ainda não saiu, mas terá como foco o explorador britânico Coronel Percy Harrison Fawcett, que procurava a cidade perdida quando desapareceu em 1925. Ao longo de 70 anos, várias expedições tentaram encontrar os restos da equipe de Fawcett, incluindo uma de brasileiros em 1996.

O lugar mítico ficaria entre o Xingu e o Araguaia, na Serra do Roncador. Para explorá-lo, Harrison pediu autorização ao presidente Epitácio Pessoa, que desaprovou o plano ao lado de Cândido Rondon. O inglês teimoso seguiu adiante mesmo assim, acompanhado somente de seu filho e um amigo chamado Raleigh Rimmell, e nunca mais foi encontrado.

Uma expedição de 1952, organizada por Cláudio e Orlando Villas Bôas, encontrou ossadas humanas e objetos "civilizados" juntos aos índios Kalapalo, que confidenciaram terem matado muitos anos antes três homens brancos no local. Os supostos restos de Fawcett estão no Instituto Médico Legal da Universidade de São Paulo, mas a família do explorador se recusa a fazer exame de DNA.

Essa curiosa figura história é uma das inspirações para Indiana Jones - e dizem que ele sumiu porque encontrou o lugar e decidiu ficar por lá...

fonte: omelete